Buscar no blog
28/11/2019
Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira
“E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas.” (At 10.34)
Atos 10.1-5; 34-36; 45-48
1 E havia em Cesareia um varão por nome Cornélio, centurião da coorte chamada Italiana,
2 piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus.
3 Este, quase à hora nona do dia, viu claramente numa visão um anjo de Deus, que se dirigia para ele e dizia: Cornélio!
4 Este, fixando os olhos nele e muito atemorizado, disse: Que é, Senhor? E o anjo lhe disse: As tuas orações e as tuas esmolas têm subido para memória diante de Deus.
5 Agora, pois, envia homens a Jope e manda chamar a Simão, que tem por sobrenome Pedro.
34 E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço, por verdade, que Deus não faz acepção de pessoas;
35 mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.
36 E, dizendo Pedro ainda estas palavras, caiu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra.
45 E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios.
46 Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus.
47 Respondeu, então, Pedro: Pode alguém, porventura, recusar a água, para que não sejam batizados estes que também receberam, como nós, o Espírito Santo?
48 E mandou que fossem batizados em nome do Senhor. Então, rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
1 – REFLETIR a respeito da pessoa do centurião Cornélio;
2 – MOSTRAR como Pedro reagiu diante da visão que teve da parte do Senhor;
3 – DESTACAR a conversão e o batismo com o Espírito Santo de Cornélio e de sua casa.
Olá irmãos e irmãs, Paz do Senhor.
Espero que tudo esteja bem com vocês.
Nesta lição, aprenderemos sobre a experiência que Pedro teve com a salvação de Cornélio e sua casa.
Esta passagem bíblica é extraordinária e nos mostra que o amor de Deus, que excede todo o entendimento, alcançou pessoas que, na opinião dos judeus, não podiam e não deveriam ser salvas.
Você já imaginou e meditou sobre o tamanho do amor de Deus?
Já pensou que para algumas pessoas a salvação seria impossível?
Já olhou para alguém completamente entregue ao pecado, ou seja, uma pessoa entregue aos vícios, ao sexo desenfreado e a outras coisas terríveis e pensou que tal pessoa não poderia ser alcançada por Deus, pois estava muito próxima ao inferno?
Cornélio era assim para Pedro, porém, o Senhor mostrou a ele, que Seu amor podia alcançar tais pessoas.
De forma contrária, você já pensou que as pessoas que possuem tudo nesta vida, nunca poderiam ser alcançadas por Deus?
Pergunte a seus alunos se estes pensamentos já passaram por suas mentes, converse com eles e observe o comportamento deles.
A Bíblia nos ensina que Deus amou o mundo de TAL MANEIRA, que enviou Seu filho unigênito para que TODO aquele que Nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna (Jo 3.16).
Este palavra “tal” pode ser traduzida, sem ferir o contexto, como sendo um amor intenso, incompreensível, profundo e poderoso.
A passagem que estudaremos nos mostra de forma prática, que, aquilo que era impossível para os judeus, foi possível para Deus, amar TODAS as pessoas.
Os judeus sempre foram um povo separado, mas com o passar do tempo, isto os tornou cego para com o amor de Deus, na verdade, o amor de Deus só pode ser compreendido em Jesus, pois é a expressão máxima deste.
Vamos ficar ligados no ensino de hoje.
Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com
Um centurião era uma pessoa de extrema importância para o Império Romano, sendo o sexto na cadeia de comando.
Sob suas ordens estava uma centúria, ou seja, 80 (não eram 100 como o escritor da revista informa) homens conhecidos como legionários.
De forma simples, aquele homem tinha uma posição de honra, que fora conquistada por seu brilhantismo em comandar e lutar pelo império.
A cidade de Cesareia fora criada por Herodes para ser um local de moradia dos grandes líderes e Cornélio era o centurião de uma coorte (conjunto de centúrias), denominada Italiana.
Cornélio era um gentio que tinha um coração bondoso e que era apreciador dos ensinos dos judeus e tinha desejo de agradar ao Deus verdadeiro e não aos deuses que Roma adorava.
Proibida a cópia parcial ou total deste material – Sujeito a penas legais https://ebdcomentada.com
Este homem piedoso achou graça diante de Deus.
É interessante reforçar para seus alunos que o Senhor nos conhece na essência, ou seja, sabe quem realmente somos. Não precisamos fazer nada para aparecer, pois Ele conhece até mesmo nossos pensamentos.
Vamos ler o Salmo 139:
“SENHOR, TU EXAMINASTE a fundo a minha alma e conheces todas as coisas a meu respeito. Tu sabes o que acontece comigo quando estou descansando ou quando estou caminhando. Tu conheces de longe cada um dos meus pensamentos. Tu examinas cuidadosamente todos os meus passos e observas com atenção o meu sono; sim, Tu conheces muito bem tudo o que eu faço. Tu sabes tudo o que eu vou dizer antes da palavra ser formada em minha boca. Tu estás à minha frente e atrás de mim ao mesmo tempo, e me guias e abençoas com a tua mão. Saber isso é algo tão maravilhoso que eu nem consigo compreender”! (BV)
O Senhor nos conhece mesmo antes de existirmos (Jr 1.5).
Você se lembra do que o Senhor disse a Samuel, quando Ele o pediu para ungir um novo rei sobre Israel?
Vamos ler:
“E sucedeu que, entrando eles, viu a Eliabe e disse: Certamente, está perante o SENHOR o seu ungido. Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a altura da sua estatura, porque o tenho rejeitado; porque o SENHOR não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o SENHOR olha para o coração”. (1 Sm 16.6,7 – ARC)
A graça de Deus alcançou aquele homem!
É importante lembrarmos e reforçarmos para os alunos que Deus não salvou Cornélio porque ele era uma pessoa boa e piedosa, mas porque Seu amor é infinito.
Vamos ler o que Paulo fala sobre este assunto:
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”. (Ef 2.8,9 – ARC)
Para que não fique dúvidas em seus alunos, pergunte para eles qual foi o motivo que levou o Senhor a alcançar e salvar Cornélio.
Deus o salvou por causa de Seu amor, somente por isto.
As obras de Cornélio não o salvaram, mas por causa de sua sinceridade, Deus aceitou suas ofertas e o reconheceu como homem piedoso.
Evangelista Cláudio Roberto de Souza
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos que mantemos uma parceria missionária com a EQUIPE SEMEAR, localizada na cidade de Uberaba – MG, que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias