Buscar no blog
18/07/2018
Então, Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis João 4.48
João 4.46-54
46 Segunda vez foi Jesus a Caná da Galileia, onde da água fizera vinho. E havia ali um oficial do rei, cujo filho estava enfermo em Cafarnaum.
47 Ouvindo este que Jesus vinha da Judeia para a Galileia, foi ter com ele e rogou-lhe que descesse e curasse o seu filho, porque já estava à morte.
48 Então, Jesus lhe disse: Se não virdes sinais e milagres, não crereis.
49 Disse-lhe o oficial: Senhor, desce, antes que meu filho morra.
50 Disse-lhe Jesus: Vai, o teu filho vive. E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse e foi-se.
51 E, descendo ele logo, saíram-lhe ao encontro os seus servos e lhe anunciaram, dizendo: O teu filho vive.
52 Perguntou-lhes, pois, a que hora se achara melhor; e disseram-lhe: Ontem, às sete horas, a febre o deixou.
53 Entendeu, pois, o pai que era aquela hora a mesma em que Jesus lhe disse: O teu filho vive; e creu ele, e toda a sua casa.
54 Jesus fez este segundo milagre quando ia da Judeia para a Galileia.
A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!
Jesus volta de Jerusalém para a Galileia, para a cidade do casamento, onde havia anteriormente realizado o seu primeiro milagre, transformando água em vinho e se depara com uma situação onde Ele ensina que a Fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus.
O milagre da cura do filho do oficial nos ensina que precisamos ter fé e acreditar primeiro. Por mais absurdas que pareçam as circunstâncias, basta somente uma palavra de Jesus e todo sofrimento vai embora.
Jesus inicia o seu ministério na Galileia, região ao norte da palestina, onde encontravam-se pequenos e grandes proprietários de terras, além de um grande número de trabalhadores rurais, sofrendo o peso dos tributos e das leis sobre os seus ombros. Por esta razão era da Galileia que se insurgiram vários grupos com lideranças esporádicas, buscando a libertação do jugo romano. Foi também da Galileia que nasceu o grupo dos Zelotes que pelos anos 68 a 70 se rebelaram contra os Romanos provocando a destruição de Jerusalém, fato muito importante tanto para os judeus, como para os cristãos.
A Região da Galileia era considerada, portanto, lugar de bandoleiros, subversivos, pessoas de segunda categoria, aos olhos dos poderosos de Jerusalém. Tratava-se sempre de uma ameaça ao poder estabelecido. Jesus foi criado nesta região. Daí que muitas vezes o tratavam como o Galileu.
Sua residência era em Nazaré cidade pequena onde em dia de Sábado Jesus dá início ao seu trabalho de pregar a Boa Nova do Reino de Deus e mostrar através de sua prática que este Reino está presente no meio de nós.
Logo após o primeiro milagre, vemos Jesus, sua mãe, seus irmãos e seus discípulos descendo para Cafarnaum e logo chegando a Páscoa, subiram para Jerusalém (Região da Judéia).
O período inicial de Jesus na Judéia só foi descrito pelo evangelho de João. João Batista já batizara Jesus e agora sua preocupação era diminuir-se para que seus discípulos passassem a seguir o verdadeiro Messias (João 1.35-36).
Esta nova doutrina de João já trazia consigo os primeiros sinais de incômodo por parte dos fariseus (João 1.19-34). Estes mandaram sacerdotes e levitas de Jerusalém para inquiri-lo. Quando questionado se ele, João, era o Cristo, negou categoricamente (João 1.19-23); ao contrário, apresentou Jesus como o Filho de Deus, o Messias tão aguardado.
Ainda quando estava na Judéia, Jesus chamou seus primeiros discípulos. André e Pedro estavam entre eles e passaram a segui-lo (João 1.40-42).
Por Rafael Cruz
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias