Buscar no blog
03/01/2018
Este post é assinado por: Rafael Cruz
Texto do dia
Texto bíblico
INTRODUÇÃO
A Paz do Senhor querido leitor do nosso blog!
É com imenso prazer e expectativa que iniciamos mais um ano e mais trimestre para Glória de Deus.
Nesse trimestre vamos estudar o Evangelho de Mateus com o tema: Seu Reino não terá fim.
Mateus foi escrito para judeus, visando a responder às suas indagações sobre Jesus de Nazaré, que alegava ser o Messias de Israel. Seria Ele de fato o Messias predito no Antigo Testamento? Se era, por que não estabeleceu o reino prometido? Esse reino será estabelecido algum dia? Assim, neste Evangelho, Jesus é frequentemente chamado de Filho de Davi e é apresentado como Aquele que cumpre as profecias messiânicas do Antigo Testamento; o reino dos céus é o assunto central de boa parte de Seu ensino aqui registrado.
Mateus também é caracterizado por sua inclusão de pessoas estranhas ao judaísmo. Os versículos finais registram a comissão de ir e pregar a todas as nações, e, nos quatro Evangelhos, somente em Mateus surge a palavra “igreja”.
Jesus também é chamado de Filho de Abraão, pois em Abraão ‘serão benditas todas as famílias da terra’.
Podemos citar algumas divisões importantes do livro de Mateus:
É sobre esse livro que estudaremos.
Bom trimestre a todos nós!
I – QUESTÕES INTRODUTÓRIAS
1 – Autoria e data
A autoria defendida pela tradição mais conservadora é atribuída a Mateus. Esse que tinha por sobrenome Levi, era um coletor de impostos (publicano) judeu, trabalhando para o governo romano. Por colaborar com os romanos, que eram odiados pelos judeus como dominadores estrangeiros, Mateus era desprezado por seus compatriotas. Apesar disso, Mateus reagiu positivamente à chamada singela que Cristo lhe fizera para segui-lo. Depois do relato do banquete que ofereceu a seus colegas para que eles também pudessem conhecer a Jesus, ele não volta a ser mencionado, exceto na lista dos Doze Apóstolos. A tradição afirma que ele pregou na Palestina por doze anos depois da ressurreição de Cristo, e que depois foi pregar em outras terras, mas quanto a isso não há certeza.
Embora este Evangelho receba ocasionalmente data entre as décadas de 80 e 90 do primeiro século, o fato de a destruição de Jerusalém ser ainda considerada um acontecimento futuro parece exigir uma data mais recuada. Alguns pensam que Mateus foi o primeiro Evangelho a ser escrito (por volta do ano 50) ao passo que outros discordam alegando que só foi escrito na década de 60.
2 – A relação sinótica dos Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas
Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são conhecidos como Evangelhos Sinóticos devido a conterem uma grande quantidade de histórias em comum, na mesma sequência, e algumas vezes, utilizando exatamente a mesma estrutura e utilizando até as mesmas palavras.
A origem do termo “sinótico” é grega oriunda de duas palavras: syn (“junto”) e opsis (“ver”). Esse termo se originou em 1776 por um pesquisador alemão de nome J.J. Griesbach, que publicou em sua obra Synopsis evangeliorum (Sinopse dos evangelhos).
Quanto ao quarto evangelho, o Evangelho de João, relata a história de Jesus de um modo substancialmente diferente, pelo que não se enquadra nos sinópticos. Desta maneira, temos 4 evangelhos canônicos, dos quais três são sinópticos.
Para conhecimento, evangelhos canônicos são os que a Igreja reconheceu como sendo aqueles que transmitem autenticamente a tradição apostólica e estão inspirados por Deus.
Parte do conteúdo presente em todos os três evangelhos sinópticos é chamada de tripla tradição. Isso inclui a maioria das narrativas sobre os eventos da vida de Jesus, iniciando por seu batismo e terminando com a descoberta do túmulo vazio após a crucificação. Também incluem algumas das parábolas (tais como a Parábola do grão de mostarda). A tripla tradição é responsável por 76% do texto de Marcos. Parte desse material está presente em quase todos os evangelhos, e algumas vezes com pequenas variações, existem ainda alguns casos notáveis, chamados “acordos menores”, aonde Mateus e Lucas entram em acordo entre si na estrutura de palavras diferindo de Marcos.
Por sua vez, a dupla tradição explica o material (200 versos) compartilhado entre Mateus e Lucas, porém ausentes em Marcos. Esse conteúdo consiste quase que inteiramente nos discursos e ensinamentos de Jesus, e inclui a maior parte do Sermão da Montanha e a maioria das parábolas. A dupla tradição inclui três versos (Mateus 3:8-10) que são atribuídos à João Batista, (o último verso desse grupo também aparece em Mateus 7:19, atribuído à Jesus), e pôr fim a história do servo do centurião (Mateus 8:5-13).
Por Rafael Cruz
COMUNICADO IMPORTANTE
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
CLIQUE AQUI para continuar estudando a lição conosco…
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…
Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.
Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.
Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.
Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.
“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).
Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias