Buscar no blog

CPAD Adultos – 4º Trimestre de 2019 – 15-12-2019 – Lição 11: As consequências do pecado de Davi

13/12/2019

Este post é assinado por Eliel Goulart

Texto Áureo

“Agora, pois, não se apartará jamais a espada da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher.”  – II Samuel 12.10

Verdade Prática

O pecado é destruidor. O seu alvo é sempre desviar o homem da comunhão com Deus, levando-o a um estado de depravação espiritual e moral.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

II Samuel 12.1 a 15 

1 E o Senhor enviou Natã a Davi; e, entrando ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. 

2 O rico tinha muitíssimas ovelhas e vacas; 

3 mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela havia crescido com ele e com seus filhos igualmente; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. 

4 E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para guisar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre e a preparou para o homem que viera a ele. 

5 Então, o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso. 

6 E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa e porque não se compadeceu.

7 Então, disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor, Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel e eu te livrei das mãos de Saul;

8 e te dei a casa de teu senhor e as mulheres de teu senhor em teu seio e também te dei a casa de Israel e de Judá; e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas. 

9 Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom. 

10 Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher. 

11 Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua mesma casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol. 

12 Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol. 

13 Então, disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor traspassou o teu pecado; não morrerás. 

14 Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá. 

15 Então, Natã foi para sua casa.

E o Senhor feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi; e a criança adoeceu gravemente.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

As Santas Escrituras alertam-nos da inevitabilidade da tentação.

Com o rei Davi não foi, portanto, diferente. Ele se encontrava no auge de seu reinado, quando caiu em tentação, adulterando com Bate Seba, mulher de Urias, soldado leal do exército de Israel. Ela engravidou e, em seguida, numa tentativa de encobrir a transgressão, Davi acrescentou outra: planejou o homicídio de Urias, pelas mãos dos amonitas.

O pecado causou a degeneração no homem. Deus gerou. O pecado degenerou. Cristo regenera.

A lição, neste caso do pecado de Davi, é a questão das consequências. O pecado, quando consumado, resulta em consequências implacáveis. Ainda que perdoado por Deus, Davi sofreu com os efeitos de grandes proporções que advieram na sua vida.

I – O CONCEITO DE PECADO NO ANTIGO E NOVO TESTAMENTO

1 – No Antigo Testamento

A Bíblia Sagrada, no Antigo Testamento, registra oito palavras básicas para o pecado.

Na revista da Lição, o comentarista enumera o suficiente.

Estas palavras reunidas ajudam-nos a conceituar fundamentalmente o que é pecado. Porque, pelo uso delas, pelo que estas palavras descrevem, vamos definindo o que é pecado. Estas palavras reunidas dão-nos definição conjunta e exata.

Errar o alvo, malignidade, rebelião, iniquidade, culpa, transgressão deliberada, desvio.

Porém, uma se destaca no Antigo Testamento: khata´.

Verbo hebraico, que tem por definição curta errar o alvo.

A primeira vez que ocorre no Antigo Testamento é em Gênesis 20.6 – “…e também eu te tenho impedido de pecar contra mim…” Ocorre, nesta forma, 238 vezes. Mas, em todas as suas acepções, ocorre 522 vezes.

Quando erra o alvo, o pecador deixa de atingir o ponto certo e atinge o ponto errado. Tanto tem a ideia passiva de ´errar´ quanto a ideia ativa de ´atingir´ o ponto errado.

2 – No Novo Testamento

No Novo Testamento tem doze palavras que, conjuntamente, ajudam-nos a conceituar o que é pecado.

Também estão relacionadas na revista da Lição.

Mal moral, incredulidade, apostasia, impiedade, culpa, questão de conduta, transgressão da lei, falsa adoração, engano, pecado deliberado, indução às falsas doutrinas e o pecado, no sentido equivalente ao do Antigo Testamento: errar o alvo.

Porém, no Novo Testamento, a palavra mais usada para referir-se a ideia de pecado é hamartia, substantivo feminino grego.

Definição curta: errar o alvo. Neste sentido, ocorre 173 vezes.

Indica um errar o alvo, também, no sentido ativo. Errar propositadamente. Ao invés de atingir um alvo, atinge outro porque quer. Intencionalmente.

Por isso, a outra palavra que resume a ideia de pecado no Novo Testamento é transgressão.

I João 3.4 – “Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei.” – Almeida Revista e Atualizada.

Neste versículo tem tanto hamartia (pecado) quanto anomia (transgressão da lei, literalmente ´sem lei´). Transgressão deliberada, no pleno desprezo pela lei de Deus, ou seja, pela revelação de Sua Palavra viva e eficaz.

De autor desconhecido, transcrevo aqui estas anotações finais, listando o ponto de vista do homem sobre o pecado e o ponto de vista de Deus:

1 – O homem chama o pecado de enfermidade. Deus o chama de iniquidade.

2 – O homem chama o pecado de falha. Deus o chama de loucura.

3 – O homem chama o pecado de acidente. Deus o chama de abominação.

4 – O homem chama o pecado de acaso. Deus o chama de escolha deliberada.

5 – O homem chama o pecado de liberdade. Deus o chama de escravidão.

II – A REPREENSÃO DO PROFETA NATÃ AO REI DAVI

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

vantagens

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada