Buscar no blog
04/11/2019
Este post é assinado por Eliel Goulart
“Porque a rebeldia é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.” – I Samuel 15.23
Ao cristão nascido de novo não cabe praticar o pecado da rebeldia, pois fazê-lo é reviver a velha natureza.
I Samuel 15.17-28
17 E disse Samuel: Porventura, sendo tu pequeno aos teus olhos, não foste por cabeça das tribos de Israel? E o Senhor te ungiu rei sobre Israel.
18 E enviou-te o Senhor a este caminho e disse: Vai, e destrói totalmente a estes pecadores, os amalequitas, e peleja contra eles, até que os aniquiles.
19 Por que, pois, não deste ouvidos à voz do Senhor? Antes, voaste ao despojo e fizeste o que era mal aos olhos do Senhor.
20 Então, disse Saul a Samuel: Antes, dei ouvidos à voz do Senhor e caminhei no caminho pelo qual o Senhor me enviou; e trouxe a Agague, rei de Amaleque, e os amalequitas destruí totalmente;
21 mas o povo tomou do despojo ovelhas e vacas, o melhor do interdito, para oferecer ao Senhor, teu Deus, em Gilgal.
22 Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.
23 Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do Senhor, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei.
24 Então, disse Saul a Samuel: Pequei, porquanto tenho traspassado o dito do Senhor e as tuas palavras; porque temi o povo e dei ouvidos à sua voz.
25 Agora, pois, te rogo, perdoa-me o meu pecado e volta comigo, para que adore o Senhor.
26 Porém Samuel disse a Saul: Não tornarei contigo; porquanto rejeitaste a palavra do Senhor, já te rejeitou o Senhor, para que não sejas rei sobre Israel.
27 E, virando-se Samuel para se ir, ele lhe pegou pela borda da capa e a rasgou.
28 Então, Samuel lhe disse: O Senhor tem rasgado de ti hoje o reino de Israel e o tem dado ao teu próximo, melhor do que tu.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
A rebeldia é um princípio de Satanás.
Não há ser mais rebelde do que ele.
A humildade e submissão são princípios de Cristo.
Não há ninguém mais humilde e submissão do que Cristo.
As sentenças mais duras da Bíblia são destinadas aos rebeldes.
Cristo Jesus foi sempre humilde, submisso e obediente. Estas três virtudes trazem bem aventurança, vitória e glorificam ao nome do Senhor.
Pelo menos três bênçãos acontecem a favor dos humildes:
1 – São exaltadas por Deus – I Pedro 5.5 – “…e revesti-vos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.”
2 – São ouvidas por Deus – Salmo 69.32 e 33 – “Alegrar-se-ão os humildes e animar-se-ão os corações dos que buscam a Deus. Porquanto todos verão que Deus ouve os necessitados e não despreza os alquebrados.” – Versão King James.
3 – São grandes no Reino de Deus – Mateus 18.4 – “Portanto, aquele que se tornar humilde como esta criança, esse é o maior no Reino dos céus.”
Os que obedecem recebem o Espírito Santo, que nos conduz a exaltar o nome do Senhor Jesus – Atos 5.32 – “…nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.”
Os que obedecem são abençoados – Deuteronômio 11.27 – “A bênção, quando ouvirdes os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos mando.”
A obediência, para Noé, foi escape – Hebreus 11.7 – “Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé.”
A obediência, para Abraão, foi comunhão com Deus – Hebreus 11.8 – “Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu…” Romanos 1.5 fala-nos da “obediência da fé”.
A obediência, para Naamã, foi cura – II Reis 5.1 a 14.
Nesta lição, aprenderemos sobre as consequências da desobediência na vida do primeiro rei de Israel, Saul.
Rebeldia, no conceito comum, é obstinação excessiva e teimosia. Sinônimo de desobediência.
Rebeldia é insubmissão. O rebelde é indisciplinado e não acata ordens. Sempre lhe move uma força obstinada de ser contrário às autoridades.
Da rebeldia vem a rebelião. A resistência às leis, normas, à ordem estabelecida.
Este é o conceito do dicionário.
Da rebeldia vem as contendas.
II Timóteo 2.24 – “E ao servo do Senhor não convém contender…”
Há três esferas nas quais devemos resistir à rebeldia:
1 – na da família – Efésios 6.1 – “Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.”
Efésios 5.22 e 25 – “Vós, mulheres, sujeita-vos a vosso marido, como ao Senhor. Vós, maridos, amai vossa mulher…”
2 – na da Igreja – I Coríntios 16.15 e 16 – “E, agora, irmãos, eu vos peço o seguinte (sabeis que a casa de Estéfanas é as primícias da Acaia, e que se consagraram ao serviços dos santos): que tambémvos sujeiteis a esses tais, como também a todo aquele que é cooperador e obreiro.” – Almeida Revista e Atualizada.
3 – na da mundo – Romanos 13.1 – “Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus.”
E quantos aos empregados e servidores em geral:
Tito 2. 9 e 10 – “Quanto aos servos, que sejam, em tudo, obedientes aos seus próprios senhores, dando-lhes motivo de satisfação; não sejam respondões, não furtem; pelo contrário, dêem prova de toda a fidelidade, a fim de ornarem, em todas as cousas, a doutrina de Deus, nosso Salvador.” – Almeida Revista e Atualizada.
Rebeldia, no hebraico, pesha, tem o sentido de quebra de confiança. É pecado. É transgressão.
Rebeldia, no hebraico, pesha, tem o sentido de quebra de confiança. É pecado. É transgressão.
Nas Escrituras, a rebeldia manifesta-se principalmente por palavras.
Por palavras, porque do que está cheio o coração a boca fala – Mateus 12.34. A rebeldia é um pecado interior. Como a lepra. Manifesta de dentro para fora. Observamos facilmente o rebelde quando ele fala. Se há obediência ou há rebeldia no coração, saberemos definir pelas palavras faladas pela boca da pessoa. Lembramos que Eva acrescentou palavras à Palavra de Deus. Miriã e Arão falaram contra Moisés. E por que não relembrar a seríssima rebelião de Coré e seus aliados que falaram duramente e abertamente contra Moisés diante da congregação?
Por estes e outros exemplos bíblicos, confirmamos que a rebeldia está ligada à natureza carnal, caída, que chamamos de adâmica.
O rebelde torna-se carnal. E o carnal afeiçoa-se com facilidade ao rebelde.
Respeitado pregador certa vez disse: “Palavras rebeldes brotam de um raciocínio rebelde, e uma razão rebelde trama todo o pensamento de rebeldia.”
Permita-me registrar outra frase de exemplar pregador, explicando ilustrativamente a rebeldia do ´eu tenho razão´, dizia ele: “No inferno há um demônio chamado razão. Portanto, quando alguém se torna desobediente e resistente contra a Bíblia, ainda que com aparência de cristão, é o caso de dizer a ele: Você está possuído de razão!”
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias