Buscar no blog
22/11/2024
“Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize” – João 14.27
A Paz do Senhor Jesus traz quietude e calma para a nossa alma, principalmente, nos momentos difíceis da vida.
Números 6.24 – 26; Filipenses 4.6,7 – I Pedro 3.10, 11.
Números 6
24 – O Senhor te abençoe e te guarde.
25 – O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
26 – O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
Filipenses 4
6 – Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças.
7 – E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
I Pedro 3
10 – Porque quem quer amar a vida e ver os dias bons, refreie a sua língua do mal, e os seus lábios não falem engano;
11 – aparte-se do mal e faça o bem; busque a paz e siga-a.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.
Pela justificação pela fé em Cristo Jesus, “temos paz com Deus” – Romanos 5.1. E em razão disto “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus”.
Basicamente, o vocábulo empregado no Antigo Testamento com o sentido de ‘paz’, shãlôm, significa ‘algo completo’, ‘saúde’, ‘bem-estar’.
A paz, dentro do conceito do Antigo Testamento, é um estado de integridade, ou seja, um estado em que a pessoa se sente completa, se sente amparada, se sente segura, se sente inteira, o que somente é possível quando o homem está em comunhão com o seu Criador.
Fora de Israel, porém, a ideia de paz era outra. Entre os gregos, cuja cultura foi determinante para a formação do pensamento ocidental, a paz era chamada de “eirene”, sendo concebida como um estado de ausência de conflitos. A paz é considerada como sendo o estado de inexistência de guerras, o intervalo entre uma guerra e outra.
No Novo Testamento, vai além do conceito grego de ausência de guerra; a palavra ´eirene´ deixa o conceito comum e passa a abrangeer inteireza, harmonia, completude.
Números 6.24 a 26: “O Senhor te abençoe e te guarde. O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz”.
Números 6.23 registra que o Senhor falou: “Assim abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes…’. As ocasiões em que esta bênção foi usada não são registradas. A bênção em si, que marca de maneira especial o caráter espiritual do povo escolhido, consiste em três cláusulas duplas. Em cada uma dessas três cláusulas o nome sagrado SENHOR é repetido, e há uma gradação crescente na bênção invocada, até que ela culmina naquela paz que é a mais alta das dádivas que Deus pode conceder e que o homem pode possuir. Tem sido comumente reconhecida nesta bênção uma alusão à doutrina da Trindade.
“O Senhor te abençoe” – O Senhor conceda a você todo tipo de bênçãos, temporais e espirituais. “E te guarde” – Isto é, continue suas bênçãos para você, e preserve-o em e para o uso delas; guarde-o do pecado, e seus efeitos amargos. “O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti” – Aludindo ao brilho do sol sobre a terra, para iluminar, aquecer e renovar a face dela. “E tenha misericórdia de ti” – e faça você saber que ele lhe ama. Não podemos deixar de ser bem-aventurados, se temos o amor de Deus; e não podemos deixar de ser felizes, se sabemos que ao Senhor. “O Senhor sobre ti levante o seu rosto” – Isto é, olhe para você com um semblante alegre e agradável, como alguém que está bem satisfeito com você e seus serviços. “E te dê a paz” – Paz com Deus, com sua própria consciência, e com todos os homens; toda prosperidade é compreendida sob esta palavra.
A bênção de proteção, da presença do Senhor, de misericórdia, de comunhão e de paz.
João 14.27: “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize”. Este legado abençoado que nosso Senhor deixou pode ser considerado como sendo paz:
1º. Com todas as pessoas. Deus fez uma aliança de paz entre Seu povo e todo o universo. Jó 5.23a e 24a: “Porque até com as pedras do campo terás a tua aliança…e saberás que a tua tenda está em paz”. Romanos 8.23: “E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados por teu decreto”.
2º. Paz entre o povo de Deus e uns para com os outros.
3º. Paz com Deus, pois “…tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo…” – II Coríntios 5.18.
4º. Paz na consciência. Paz com Deus é o tratado; paz na consciência é a publicação dele.
A paz do Senhor tem base inabalável. Não é construída sobre imaginação, mas sobre fatos:
1º. Fé no sangue de Cristo.
2º. Fé no perdão dos pecados.
3º. Fé na comunhão com Cristo.
4º. Fé na entrada e morada do céu.
5º. Fé na fidelidade de Deus.
Para continuar lendo isso, clique em CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nossa parceria e continuar consultando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias