Buscar no blog
21/12/2024
“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância” – João 10. 9 e 10.
O Senhor Jesus tem uma promessa de vida abundante para quem se relaciona com Ele de maneira plena.
João 10.7 a 18
7 Tornou, pois, Jesus a dizer-lhes: Em verdade vos digo que eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram.
9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.
10 O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.
11 Eu sou o bom Pastor; o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
12 Mas o mercenário, que não é pastor, de quem não são as ovelhas, vê vir o lobo, e deixa as ovelhas, e foge; e o lobo as arrebata e dispersa.
13 Ora, o mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado das ovelhas.
14 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido.
15 Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai e dou a minha vida pelas ovelhas.
16 Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor.
17 Por isso, o Pai me ama, porque dou a minha vida para tornar a tomá-la.
18 Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho poder para a dar e poder para tornar a tomá-la. Esse mandamento recebi de meu Pai.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.
Na continuação do estudo do tema geral deste 4º trimestre de 2024, hoje estudaremos sobre a promessa de vida abundante.
O Senhor Jesus revela sua natureza divina nas Suas declarações “Eu Sou” no Evangelho de João:
1 – Eu SOU a pão da vida – João 6.35;
2 – Eu SOU a luz do mundo – João 8.12;
3 – Antes que Abraão existisse, Eu SOU – João 8.58;
4 – Eu SOU o bom pastor – João 10.11;
5 – Eu SOU a ressurreição e a vida – João 11.25;
6 – Eu SOU o caminho, a verdade e a vida – João 14.6;
7 – Eu SOU a videira verdadeira – João 15.1;
Diante de tais declarações, destacando as que estão nos versículos da Leitura Bíblica em Classe – ´Eu sou a porta´ e ´Eu sou o bom pastor´ – o que devemos fazer? Crer e receber a Jesus de maneira completa, plena em todas as revelações que Ele declarou.
A vida é um conjunto de propriedades que permitem distinguir um organismo, que, por crescer, desenvolver-se, modificar-se e se reproduzir, mostra ter nele uma força, uma dádiva. A primeira vez que a palavra “vida” surge na versão Almeida Revista e Corrigida é em Gn.2:7: “E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”. Precisamente quando se está a descrever a criação do homem, quando se diz que Deus soprou nas narinas de Adão e lhe deu “fôlego de vida”. A palavra hebraica aqui é “hay” – substantivo feminino que significa um ser vivente.
Em ambos os textos, João se utiliza da palavra “dzoé”, com o sentido de existência, vida em um sentido absoluto e sem fim, vida abençoada, vida que satisfaz, vida eterna. Notamos, portanto, que a vida aqui é, primariamente, a vida espiritual, a existência eterna, o que nos permite verificar que somente se tem esta vida quando há a ligação entre Deus, que é a vida, o ser Autoexistente (por isso mesmo, apresenta-se para Moisés no monte Horebe como “Eu sou o que sou” – Êxodo 3.14), expressão que Cristo Se deu a Si mesmo, no evangelho segundo João, algumas vezes Ele disse: “Eu sou…”. Vida, portanto, significa esta comunhão entre Deus e o homem, comunhão esta que permite ao homem ser o que o Senhor quer que ele seja, a saber, Sua imagem e semelhança, com poder de domínio sobre a criação terrena – Gênesis 1:26-28: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou”.
Há três afirmações no Novo Testamento sobre Deus:
1 – Deus é luz – I João 1.5; Deus é Espírito – João 4.24;
2 – Deus é luz – I João 1.5;
3 – Deus é amor – I João 4.8.
Portanto, a fonte do amor é o nosso Senhor Deus.
A declaração de João 10.11: “Eu sou o bom pastor”, ilustra em alguma medida o amor de Deus. O ponto central da alegoria agora passou de João 10.9: “Eu sou a porta”, para o “Bom Pastor”. Se pensarmos que todo o discurso foi sugerido por uma cena comum aos Seus ouvintes, então a proeminência de um pastor real passando diante deles sugeriria a reviravolta que agora toma.
A palavra “bom” significa aquilo que é justo, e é em um sentido físico aquilo que é em sua própria natureza excelente, e em um sentido moral aquilo que é belo e nobre. O apóstolo João usa a palavra apenas em João 2.10, quando menciona o “bom vinho”, e neste capítulo aqui e em João 10.14 e João 10.32 e 33.
O Salmo 23 nos prepara o coração e a mente para João capítulo 10.
Assim escreveu o pregador C. H. Spurgeon (1834-1892) sobre João 10.11: “O pastor que sempre diz friamente: “Alguns cordeiros do rebanho morreram no inverno passado; mas, a gente sempre espera que isso aconteça. É verdade que algumas ovelhas também morreram de fome; mas se os pastos falharam, eu não poderia fazer nada.” Esse é o tipo de pastor que merece ser devorado pelo lobo. Mas, o pastor capaz de dizer com Jacó: “De dia me consumia o calor e de noite a geada” – Gênesis 31.40, é o verdadeiro pastor. Ele é muito sofredor quanto ao seu descanso; a única coisa normal sobre ele é seu trabalho e sua decepção, e ainda assim a fé o torna um homem bem-aventurado. Quando você se torna muito fraco como pastor, e sua responsabilidade o supera completamente, não se queixe de tal fraqueza, pois então você estará em sua força plena; mas quando você é forte como pastor, e diz: “Eu acho que ser um pastor é uma questão fácil”, você tenha certeza que é fraco”.
Para continuar lendo isso, clique em CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nossa parceria e continuar consultando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias