Buscar no blog
12/12/2024
“Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir” – Mateus 6.25a
O Senhor Jesus, o nosso amigo fiel, preenche todas as nossas necessidades físicas, emocionais e espirituais.
Mateus 6.25 – 31
25 Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?
26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?
27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?
28 E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam.
29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.
Prosseguindo no tema geral deste 4º trimestre – As Promessas de Deus – hoje aprenderemos e recordaremos juntos sobre A Promessa de Provisão das necessidades básicas, das necessidades emocionais e espirituais.
Mateus 6.25: “Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta? “.
Cuidadosos ou ansiosos, entendendo que ansiedade é excesso de preocupação com o futuro. Trata-se do verbo grego “merimnaó”, usado no Novo Testamento para descrever um estado de ansiedade ou preocupação, frequentemente no contexto de estar excessivamente preocupado com as necessidades da vida ou incertezas futuras. Também pode implicar uma sensação de distração ou ser puxado em direções diferentes devido a preocupações.
No antigo mundo greco-romano, a ansiedade era uma experiência humana comum, assim como hoje. As pessoas estavam preocupadas com a sobrevivência diária, status social e o futuro. O Novo Testamento aborda essas preocupações encorajando a confiança na provisão e soberania de Deus. Os ensinamentos do Senhor Jesus e dos apóstolos frequentemente contrastam a ansiedade mundana com a paz que vem da fé em Deus.
Mateus 6.26: “Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? “.
Olhai para as aves do céu, ou seja, contemplem os pássaros. Talvez nesse momento, quando dizia estas palavras, o Senhor Jesus dirigiu a atenção para as rolinhas ou para os pombos, que são características da paisagem da Galiléia. Na tradução para o Português restringiu-se a ´aves´ a uma classe de aves, haja vista que tem o sentido de pequenas aves que fazem melodia.
Esta imagem bíblica usada pelo nosso Senhor Jesus, ensina a confiança na providência de Deus. Ele disse para vermos as aves do céu, que não tem ansiedade sobre o suprimento de seus alimentos diários. Quão diariamente elas são alimentadas pela mão do Criador. E compara que somos mais importantes do que os pássaros, e o nosso Deus é bondoso e poderoso para dar-nos o sustento diário. Melhor aqui, no sentido de mais consequentes. Deus é o nosso provedor.
Mateus 6.28 a 30: “E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? “.
Observem como o Senhor se refere às necessidades básicas desta vida: teto, alimento, vestuário.
Deus constituiu o mundo natural de tal forma que ele fornece comparações adequados para ilustrar valores espirituais. Eles nos fornecem alimentos. Eles elevam nossos pensamentos a Deus. A eloquência dos campos desperta nossa gratidão a Deus. Eleva nossos pensamentos ao Criador nos abençoando na bondade e benefícios dos Seus atos. Como ilustram o cuidado atencioso de Deus! A comparação da flor do lírio com a roupa não é apenas poeticamente bela; é espiritualmente bela. Nunca permita que a inquietação pelo vestuário lhe roube a paz e a confiança em Deus.
Para continuar lendo isso, clique em CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nossa parceria e continuar consultando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias