Buscar no blog
12/10/2023
“Disse mais: Pouco é que sejas o meu servo, para restaurares as tribos de Judá e tornares a trazer os guardados de Israel; também te dei para luz dos gentios, para seres a minha salvação até à extremidade da terra”. Isaías 49.6.
O amor de Deus para com as nações deve ser o mesmo objetivo de todos os que militam pela salvação das almas perdidas.
I Reis 17.8,9,17-22; Jonas 1.1,2
I Reis 17
8 – Então, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:
9 – Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali: eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.
17 – E, depois destas coisas, sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, da dona da casa; e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou.
18 – Então, ela disse a Elias: Que tenho eu contigo, homem de Deus? Vieste tu a mim para trazeres à memória a minha iniquidade e matares meu filho?
19 – E ele lhe disse: Dá-me o teu filho. E ele o tomou do seu regaço, e o levou para cima, ao quarto, onde ele mesmo habitava, e o deitou em sua cama,
20 – E clamou ao Senhor e disse: Ó Senhor, meu Deus, também até a esta viúva, com quem eu moro, afligiste, matando-lhe seu filho?
21 – Então, se mediu sobre o menino três vezes, e clamou ao Senhor, e disse: Ó Senhor, meu Deus, rogo-te que torne a alma deste menino a entrar nele.
22 E o Senhor ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu.
Jonas 1.1,2
1 – E veio a palavra do Senhor a Jonas, filho de Amitai, dizendo:
2 – Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
A mensagem de salvação é universal. Abrange a toda a humanidade e atinge a mim. Universalidade e individualidade. Marcos 16.15: “Ide por todo o mundo (universalidade), pregai o evangelho a toda criatura (individualidade) ”.
Em Gênesis 4.26 está escrito: “E a Sete mesmo também nasceu um filho; e chamou o seu nome Enos; então, se começou a invocar o nome do Senhor”. Nos versículos anteriores há a descrição da descendência de Caim, que era do maligno (I João 3.12) e caracterizou-se por sair da presença do Senhor – Gênesis 4.16a: “E saiu Caim de diante da face do Senhor… “. Porém, a linhagem piedosa se caracterizou por invocar o nome do Senhor. “Invocar” – verbo hebraico qara: chamar em voz alta, proclamar. Em Gênesis capítulo 5 lemos da linhagem piedosa, dez gerações, e o décimo é Noé, pregoeiro da justiça (2ª Pedro 2.5), que foi salvo do juízo do dilúvio, e que nos cem anos que antecederam o dilúvio, Noé construiu a arca; ele advertiu a todos pregando que o juízo era iminente – Hebreus 11.7: “Pela fé, Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam, temeu, e, para salvação da sua família, preparou a arca, pela qual condenou o mundo, e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé”.
Após o dilúvio, a descendência de Noé se espalhou pela terra, dando origem a setenta nações – em Gênesis capítulo 10 lemos o que é chamado Tabela das Nações. Dos três filhos de Noé, Sem, Cam e Jafé, vinte e seis nações descendem de Sem, trinta de Cam e catorze de Jafé. E diante da rebelião de Babel, o Senhor chamou um povo que lhe fosse peculiar, exclusivo, em cuja descendência nasceria o Salvador de todos nós. E na chamada de Abraão, desde Ur da Caldéia, foi prometido que por ele seriam benditas todas as famílias da terra. Após a libertação da escravidão no Egito, o Senhor fez um pacto com os descendentes de Abraão, agora a nação de Israel. Êxodo 19.5 e 6: “Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes o meu concerto, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha. E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel”. No plano de Deus, Israel seria a testemunha Dele, seria a nação missionária, diante de todo o mundo.
Em Abraão, vemos a nação de Israel em seu início. As gerações passaram uma após outra, até Israel se apresentar como uma grande nação, chamada a participar do plano eterno de Deus para redenção da humanidade.
Êxodo 19.6: “E vós me sereis reino sacerdotal e povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel”. Como reino, levando Deus aos povos e com o sacerdócio, levando os povos a Deus.
Israel falhou miseravelmente nesta missão. II Crônicas 36.16: “Porém zombaram dos mensageiros de Deus, e desprezaram as suas palavras, e escarneceram dos seus profetas, até que o furor do Senhor subiu tanto, contra o seu povo, que mais nenhum remédio houve”. A nação de Israel, Reino do Norte, foi levada cativa para a Assíria, não tendo voltado até hoje. E, posteriormente, a nação de Judá, Reino do Sul, foi levada cativa para a Babilônia, regressando a Jerusalém após setenta anos.
Apesar de ter falhado em sua missão essencial, Israel contribuiu como bênção para as nações da terra. A salvação veio a favor do mundo gentio através de Israel – João 4.22: “A salvação vem dos judeus”.
Israel preservou as Escrituras. No decorrer dos séculos, escribas copiaram cuidadosamente os livros da Bíblia. Israel dava real importância às Escrituras, e criaram uma classe especial de estudiosos da Bíblia, chamada Soferim (escribas), sobretudo durante o período do segundo templo. A principal tarefa dos escribas eram preservar as Escrituras, e eram enérgicos em salvaguardar a pureza do texto sagrado, que chegou até nós.
E, por fim, é justo registrar a esperança dos judeus – a vinda do Messias – que eles transmitiram com fervor, ou seja, que um dia viria o Desejado de todas as nações – Ageu 2.7: “E farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o Senhor dos Exércitos”. Jesus Cristo, o Verbo de Deus, como explica o teólogo Myer Pearlman: “a ideia que Deus faz de Si mesmo” está expressa na encarnação de Jesus Cristo, habitando entre nós. João 4.42b: “…este é verdadeiramente o Cristo, o Salvador do mundo”.
II – O AMOR DE DEUS PARA COM OUTRAS NAÇÕES
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias