Buscar no blog
06/10/2023
“Quanto a mim, eis o meu concerto contigo é, e serás o pai de uma multidão de nações”. Gênesis 17.4.
O amor de Deus é a verdadeira motivação do crente para realizar a obra missionária.
Gênesis 12.1-3; 17.1-8
Gênesis 12
1 – Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.
2 – E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.
3 – E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Gênesis 17
1 – Sendo, pois, Abrão da idade de noventa e nove anos, apareceu o Senhor a Abrão e disse-lhe: Eu sou o Deus Todo-Poderoso; anda em minha presença e sê perfeito.
2 – E porei o meu concerto entre mim e ti e te multiplicarei grandissimamente.
3 – Então, caiu Abrão sobre o seu rosto, e falou Deus com ele, dizendo:
4 – Quanto a mim, eis o meu concerto contigo é, e serás o pai de uma multidão de nações.
5 – E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto.
6 – E te farei frutificar grandissimamente e de ti farei nações, e reis sairão de ti.
7 – E estabelecerei o meu concerto entre mim e ti e a tua semente depois de ti em suas gerações, por concerto perpétuo, para te ser a ti por Deus e à tua semente depois de ti.
8 – E te darei a ti e à tua semente depois de ti a terra de tuas peregrinações, toda a terra de Canaã em perpétua possessão, e ser-lhes-ei o seu Deus.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Na sequência do tema geral deste quarto trimestre de 2023, ´Pregando o Evangelho a todos os Povos até a Volta de Cristo´, hoje veremos que a abrangência universal do Evangelho de Salvação, além de ser para toda a humanidade, tem origem no próprio Deus.
“Sai-te da tua terra” – Abraão, ainda chamado Abrão, e sua esposa Sara, ainda chamada Sarai, tiveram o destino totalmente alterado após:
1 – A ordem;
2 – O chamado
3 – A promessa.
E quando Deus nos escolhe para uma missão, para um serviço, a intervenção de Deus nos tira da rotina e da mesmice, então somos motivados a agir e viver pela fé.
Gênesis capítulo 12 nos mostra como Abrão se preparou para cumprir o proto-evangelho contido na promessa feita ao primeiro casal quando da Queda – Gênesis 3.15: “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar” – agora prossegue na família de Abraão e Sara, onde vemos a nação de Israel ainda incipiente, ou seja, ainda no começo. Em Mateus 1.1 lemos: “Livro da geração de Jesus Cristo, Filho de Davi, Filho de Abraão”. A chamada missionária de Abraão foi sustentada por uma promessa de orientação.
Nas aberturas das grandes eras do Mundo, a voz de Deus soou pelo poder de Sua vontade:
1 – Na Criação – Gênesis 1.3: “E disse Deus: Haja luz. E houve luz”;
2 – Na abertura da Redenção – Gênesis 3.15: “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”;
3 – Na abertura da Dispensação de Promessa – Gênesis 12.1: “Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”;
4 – Na abertura da Era da Igreja – Mateus 3.17: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo”;
5 – Na abertura do Estado Eterno dos salvos – Mateus 25.34: “Vinde, benditos de meu Pai…”.
Gênesis 17.5: “E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto”.
Abraão foi o pai físico de muitas nações: de Israel, através de seu filho prometido, Isaque; dos ismaelitas; dos edomitas e de seus descendentes através de Quetura. Porém, a promessa de Deus em Gênesis capítulo 17, encontra seu cumprimento final nas multidões entre as nações, que creem em Jesus, compartilhando da mesma fé de Abraão. Romanos 4.16 e 17: “Portanto, é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé de Abraão, o qual é pai de todos nós (como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos e chama as coisas que não são como se já fossem”.
Para a atividade de missão no mundo em que vivia então, Abrão teve seu nome mudado por Deus para Abraão. Ao reconhecer a grandeza de Deus, Abrão se prostra diante Dele, que muda seu nome para Abraão. Abrão significa ´pai exaltado´. Abraão significa ´pai de uma multidão´. Na ocasião, foi mais um ato do que um fato. O nome Abrão representa o passado do patriarca. O nome Abraão representa seu futuro como pai dos crentes. Abraão e Sara com estes novos nomes, testemunham que estão sob o governo da graça de Deus, e chamados pela graça de Deus para um novo destino e uma nova missão.
Isaías 55.4: “Eis que eu o dei como testemunha aos povos, como príncipe e governador dos povos”.
Tais palavras referem-se ao Davi histórico. Profeticamente, as palavras são plenamente cumpridas no Senhor Jesus – “que é a fiel testemunha” – Apocalipse 1.5 – e o que é o “Príncipe da salvação” – Hebreus 2.10.
Davi foi um rei modelar, pois possuidor de todas as qualidades essenciais de um grande líder de homens. Davi tinha a capacidade de ligar seus liderados à sua pessoa com fortes afetos. Davi compartilhou das dificuldades e perigos junto com os seus seguidores. Quando Davi foi elevado, elevou os que o seguiram.
Em aspectos mais excelentes, e com profundidade e plenitude que Davi nunca poderia reivindicar, Jesus Cristo é a verdadeira testemunha e grande Príncipe dos povos.
Ele se ligou a nós. Fez-se homem e viveu todas as limitações de nossa natureza humana. Ele compartilhou nossas dificuldades e sofrimentos. E nos manda obedecer Seus mandamentos e seguir os princípios que Ele viveu. Pensar como Ele pensou, falar como Ele falou, sentir como Ele sentiu, fazer o que Ele fez e ser o que Ele foi entre os homens. João 20.21: “Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós”. Jesus Cristo é o nosso modelo missionário.
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias