Buscar no blog
25/10/2022
“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição”. – 2ª Pedro 2.1
Os falsos profetas contrapõem a Palavra de Deus, e lançam dúvidas no coração do seu povo.
Ezequiel 13.1 a 10.
1 – E veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo:
2 – Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que são profetizadores e dize aos que só profetizam o que vê o seu coração: Ouvi a palavra do SENHOR.
3 – Assim diz o Senhor JEOVÁ: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e coisas que não viram!
4 – Os teus profetas, ó Israel, são como raposas nos desertos.
5 – Não subistes às brechas, nem reparastes a fenda da casa de Israel, para estardes na peleja no dia do SENHOR.
6 – Veem vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O SENHOR disse; quando o Senhor os não enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra.
7 – Não vedes visão de vaidade e não falais adivinhação mentirosa, quando dizeis: O SENHOR diz, sendo que eu tal não falei?
8 – Portanto, assim diz o Senhor JEOVÁ: Como falais vaidades e vedes a mentira, portanto, eis que eu sou contra vós, diz o Senhor JEOVÁ.
9 – E a minha mão será contra os profetas que veem vaidade e que adivinham mentira; na congregação do meu povo, não estarão, nem nos registros da casa de Israel se escreverão, nem entrarão na terra de Israel; e sabereis que eu sou o Senhor JEOVÁ.
10 – Visto que, sim, visto que andam enganando o meu povo, dizendo: Paz, não havendo paz; e um edifica a parede de lodo, e outros a rebocam de cal não adubada.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Os profetas apresentavam Deus ao povo, e os sacerdotes levavam o povo a Deus.
Uma das características dos dias de apostasia é a multiplicação de falsos profetas.
Ezequiel combateu os falsos profetas e a quem os protegiam.
A palavra hebraica para ´profeta´, no Antigo Testamento, é nabi e não tem significação certa.
Porém, maiormente concorda-se que nabi esteja em conexão com uma raiz significando ´orador a quem foi confiado uma missão´. Isso concorda com Êxodo 7.1: “Então, disse o Senhor a Moisés: Eis que te tenho posto por Deus sobre Faraó; e Arão, teu irmão, será o teu profeta”.
Portanto, na Bíblia, o nome ´profeta´, muito provavelmente, tem o sentido de ´porta voz´.
No Novo Testamento usa-se a palavra grega prophetes e, propriamente, tem o sentido bíblico de alguém que fala inspirado por Deus, fala e anuncia a Palavra de Deus.
I Crônicas 29.29 é um versículo apropriado pois, nele estão as três palavras hebraicas mais usadas para designar os profetas de Deus: “Os atos, pois do rei Davi, assim os primeiros como os últimos, eis que estão escritos nas crônicas de Samuel, o (1) vidente, e nas crônicas do (2) profeta Natã, e nas crônicas de Gade, o (3) vidente”.
1 – Roeh – ´visão´. Ver com discernimento. Ver tanto de maneira literal quanto figurativamente. No Antigo Testamento, esta palavra tem diversas acepções.
2 – Nabi – ´orador´, ´porta-voz´. Ocorre 316 no Antigo Testamento.
3 – Hozeh – um observador com visão. Ocorre por 21 vezes no Antigo Testamento.
O termo ´profeta´ não implica, necessariamente, previsão do futuro. O profeta pode predizer, ou não, os acontecimentos futuros. Profeta, em resumo, é o portador da mensagem inspirada por Deus.
Tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, apareciam homens atrevidos e com a pretensão de falar em nome de Deus, porém, sem autoridade, haja vista que falavam segundo as suas próprias imaginações.
Isaías se refere a eles como “profetas que ensinam mentiras” – Isaías 9.15.
Jeremias acusava-os de que profetizavam falsamente – Jeremias 5.31 – e advertia que seus conselhos eram perigosos – Jeremias 14.13 a 15.
O Senhor Jesus confirmou que os falsos profetas atuam e que os crentes deveríamos acautelar-nos contra eles – Mateus 7.15: “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”.
O apóstolo Pedro alertou que, assim como existiam falsos profetas antigamente, também haveria falsos mestres entre nós. Ambos são habilidosos em mentir e falsear palavras como se fossem de Deus. O juízo contra os tais, diz Pedro, será repentino e terrível – II Pedro 2.1.
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias