Buscar no blog

CPAD Adultos – 4 Trimestre 2020 – 20-12-2020 – Lição 12 – Quando Deus se revela ao homem

17/12/2020

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Então, o SENHOR respondeu a Jó desde a tempestade […]“ – Jó 40.6

VERDADE PRÁTICA

Mesmo transcendente, e distinto de Sua criação, Deus Se revela ao homem mortal.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Jó 38.1-4; 39.1-6; 40.15-18, 24; 41.1-3 

Jó 38 

1 – Depois disto, o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho e disse: 

2 – Quem é este que escurece o conselho com palavras sem conhecimento? 

3 – Agora cinge os teus lombos como homem; e perguntar-te-ei, e, tu, responde-me. 

4 – Onde estavas tu quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. 

Jó 39 

1 – Sabes tu o tempo em que as cabras monteses têm os filhos, ou consideraste as dores das cervas? 

2 – Contarás os meses que cumprem ou sabes o tempo do seu parto? 

3 – Elas encurvam-se, para terem seus filhos, e lançam de si as suas dores. 

4 – Seus filhos enrijam, crescem com o trigo, saem, e nunca mais tornam para elas. 

5 – Quem despediu livre o jumento montês, e quem soltou as prisões ao jumento bravo, 

6 – ao qual dei o ermo por casa e a terra salgada, por moradas? 

Jó 40 

15 – Contempla agora o beemote, que eu fiz contigo, que come erva como o boi. 

16 – Eis que a sua força está nos seus lombos, e o seu poder, nos músculos do seu ventre. 

17 – Quando quer, move a sua cauda como cedro; os nervos das suas coxas estão entretecidos. 

18 – Os seus ossos são como tubos de bronze; a sua ossada é como barras de ferro. 

24 – Podê-lo-iam, porventura, caçar à vista de seus olhos, ou com laços lhe furar o nariz? 

Jó 41 

1 – Poderás pescar com anzol o leviatã ou ligarás a sua língua com a corda? 

2 – Podes pôr uma corda no seu nariz ou com um espinho furarás a sua queixada? 

3 – Porventura, multiplicará as suas suplicações para contigo? Ou brandamente te falará?

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

A partir do capítulo 38 até o 41, o Livro de Jó chega ao ponto máximo, pois a voz poderosa de Deus se ouve!

Salmo 29.4a – “A voz do Senhor é poderosa”.

A voz do Senhor é poderosa porque é:

1 – Verdade;

2 – Soberana – voz de comando, imperativa;

3 – Toda Poderosa – “Haja luz, e houve luz” – Gênesis 1.3;

4 – A Sua Palavra, e a Sua Palavra é o Seu Filho, o Senhor Jesus Cristo – Hebreus 1.1 – “Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho.”

A voz de Deus foi ouvida por Jó e seus amigos que o visitavam e discursaram diante dele. Assim como a voz do homem, a voz de Deus tem variados tons, mas é sempre no tom de “cheia de majestade” – Salmo 29.4 – “A voz do Senhor é poderosa; a voz do Senhor é cheia de majestade.”

Vamos desfrutar da presença de Deus nas lições excelentes que adornam os capítulos 38 a 41 do Livro de Jó!

I – A REVELAÇÃO DE UM DEUS PESSOAL

1 – O Deus que tem voz

Jó 38.1 – “Depois disto, o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho e disse:”

Redemoinho é a palavra mais traduzida na maioria das versões. Pouquíssimas usam ´tempestade´. Ocorre por 24 vezes no Antigo Testamento. O dicionário Houaiss de Língua Portuguesa, nesse verbete, diz-nos que redemoinho é uma mudança brusca de direção do vento ao encontrar um obstáculo. Também conhecemos como pé de vento. Ocorre tanto em terra quanto em águas do mar ou de rios.

Certamente Deus usa a natureza para falar, pois há tantas coisas na natureza desconhecidas do homem, que não se podem compreender e, portanto, é absurdo supor que o homem possa julgar as questões do governo moral de Deus no mundo, como quiseram os discursos acumulados nos capítulos anteriores, se nem conseguem explicar o mover mínimo da natureza.

Antes, Jó desejou encontrar-se com Deus e orou pela revelação de Deus. Agora, Deus Se revela.  Mais importante, mais excelente e superior é a revelação de Deus do que as especulações dos discursos do homem.

Os três amigos de Jó discursaram até cansar-nos. O patriarca Jó, livremente, deu vazão às suas dores e desesperos. Depois, Eliú, o mais moço e mais iluminado do que os outros três amigos, mas também não alcançando a luz da revelação divina, proferiu seu discurso. Até a mulher de Jó, no princípio do Livro, teve a oportunidade de falar. Todos disseram tudo o que tinham a dizer, e Deus permanecera em silêncio.

Agora, por final, Deus fala. Deus tem a última palavra em qualquer discussão, polêmica, controvérsia, em cada fase da história de nossa vida, e até na história da Civilização. Gênesis 1.1 diz-nos: “No princípio, Deus…” Em Apocalipse 22.20 a voz poderosa se ouve nos últimos versículos: “Certamente, cedo venho.”  Apocalipse 22.13: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim” – Almeida Revista e Atualizada.

Em Lucas 24, os dois discípulos a caminho de Emaús, iam fazendo perguntas um ao outro, e o Senhor Jesus aproximou-se deles, perguntando-lhes sobre o que eles conversavam. Eles responderam falando sobre tudo que havia acontecido em Jerusalém e sobre a frustração da esperança deles. Após, o Senhor Jesus, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim, falou com a Sua voz poderosa, que fez arder o coração deles.

Meus amados irmãos, esperem com paciência e perseverança, pois o fim ainda não chegou. Quem sabe de todas as coisas que têm sucedido nos seus dias é o Deus de toda a revelação! Aleluia!

2 – A poderosa manifestação de Deus

Jó 38.1 – “Depois disto, o SENHOR respondeu a Jó de um redemoinho e disse:“

Trata-se de uma manifestação teofânica de Deus. Não tem esta palavra na Bíblia. Teofania é um conceito teológico para explicar a manifestação visível ou audível de Deus.

No encontro do profeta Elias com o Senhor, Deus não estava no vento – I Reis 19.11: “Porém o SENHOR não estava no vento.” Deus Se revela de várias maneiras. A Elias foi através de uma voz mansa e delicada – I Reis 19.12. A Jó, Deus o responde de um redemoinho. E esta manifestação impressionou fortemente a Jó. A multiforme graça e sabedoria de Deus se manifestam a nós, mas não limitadas a rotinas. Não Se prendem a formalidades rígidas. Certamente que preferimos a voz mansa e delicada com que falou a Elias, porém, às vezes, é melhor Ele Se manifestar a nós em tormenta, a fim de silenciar nossas palavras vãs, nossa tagarelice ignorante e subjugar nosso coração enganoso. O ruído de nossas reclamações, ainda que ocultas lá dentro do coração, é silenciado quando Ele vem com Sua voz poderosa. No caso deste capítulo 38, veio para responder a Jó.

3 – O Deus que está presente

Por 31 vezes no Livro de Jó, Deus é referido como Todo Poderoso: El Shaddai. É uma expressão de muita reverência. Mas, para os amigos de Jó, o nome denotava um relacionamento distante, que destacava a Sua Justiça e Soberania, diminuindo e até ignorando Seu Amor e Misericórdia.

Observe estas palavras de Jó, proferidas dentro das circunstâncias de seu desespero e entendimento sobre Deus: Jó 23.3, 8 e 9 – “Se ao menos eu soubesse onde encontrar a Deus, iria a seu tribunal. Se vou para o leste, lá ele não está; sigo para o oeste, mas não consigo encontrá-lo. Não o vejo no norte, pois está escondido; quando olho para o sul, ele está oculto.” Nova Versão Transformadora.

Isaías 45.15 – “Verdadeiramente, tu és o Deus que te ocultas”.

Nós conhecemos ao Senhor por nomes que as Escrituras registram e os crentes gostamos de pronunciar: Deus Todo Poderoso, Altíssimo, Deus Eterno, Deus que nos sara, Deus proverá, Senhor dos Exércitos e outros mais tão maravilhosos.

Porém, raramente, ouvimos que Deus é o Deus que Se oculta, conforme registra Isaías 45.15.

Três vezes nos Evangelhos vemos a manifestação do Deus que Se oculta:

1 – João 20.11 a 18, o Senhor Jesus apareceu a Maria Madalena, e o versículo 14 está escrito: “E, tendo dito isso, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não sabia que era Jesus.”

2 – João 21, o Senhor Jesus manifestou-se a sete discípulos que estavam pescando no mar de Tiberíades. O versículo 4 registra o Deus que Se oculta: “E, sendo já manhã, Jesus se apresentou na praia, mas os discípulos não conheceram que era Jesus.”

3 – Lucas 24.13 a 35, narra-nos sobre a linda história dos dois discípulos caminhando em direção à aldeia de Emaús. Versículos 15 e 16: “E aconteceu que, indo eles falando entre si e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou e ia com eles. Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem”.

Jó clamou por encontrar-se com Deus, pois desesperava em si mesmo, julgando que estava abandonado pelo Senhor. Porém, a partir do capítulo 38 do Livro de Jó, Deus Se manifesta, Deus fala, Deus Se revela. Porque Ele tudo ouvira, todas as palavras faladas por todos os amigos de Jó e, também, as faladas pelo patriarca.

Deus até então estava em silêncio, mas estava presente. Verdadeiramente, Deus é o Deus que Se oculta – conforme Seus soberanos propósitos – mas não é o Deus que ausenta de nós!

Mateus 28.20 – “E eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!”

II – A REVELAÇÃO DE UM DEUS SÁBIO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada