Buscar no blog
03/09/2020
Este post é assinado por Eliel Goulart
“Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”. I João 4.1
Através dos dons espirituais, a Igreja discerne os espíritos enganadores.
Neemias 6.10-14; I Tessalonicenses 5.20,21; 1 Coríntios 14.29
Neemias 6
10 – E, entrando eu em casa de Semaías, filho de Delaías, o filho de Meetabel (que estava encerrado), disse ele: Vamos juntamente à Casa de Deus, ao meio do templo, e fechemos as portas do templo; porque virão matar-te; sim, de noite virão matar-te.
11 – Porém eu disse: Um homem, como eu, fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo e viva? De maneira nenhuma entrarei.
12 – E conheci que eis que não era Deus quem o enviara; mas essa profecia falou contra mim, porquanto Tobias e Sambalate o subornaram.
13 – Para isso o subornaram, para me atemorizar, e para que eu assim fizesse e pecasse, para que tivessem alguma causa a fim de me informarem e assim me vituperarem.
14 – Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme estas suas obras, e também da profetisa Noadias e dos mais profetas que procuraram atemorizar-me.
I Tessalonicenses 5
20 – Não desprezeis as profecias.
21 – Examinai tudo. Retende o bem.
I Coríntios 14
29 – E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
A falsa profecia é mais uma das armas usadas pelo Inimigo contra o crente e contra a Igreja do Senhor.
“Orai e vigiai” – Mateus 26.41 – é o lema do crente que não quer ser enlaçado pelo espírito do erro, que agora opera nos nossos dias.
O Espírito Santo adorna a Igreja com o dom de discernimento espiritual, tanto impedindo que sejamos enganados pelos ardis de Satanás, quanto nos conduzindo a exaltar o Nome do Senhor Jesus.
Nesta lição 10, vamos aprender juntos as lições exaradas em Neemias capítulo 6.
No início do capítulo 6 de Neemias, Sambalate escreve uma ´carta aberta´, onde acusa (versículo 7) a Neemias de contratar profetas para profetizarem a favor dele, num suposto plano de ser constituído rei. Em geral, ´o juiz por si mesmo se julga´, ou seja, que tem a intenção de usar tal proposta – contratar falsos profetas para angariar proveitos a si mesmo – acusa a quem desgosta de agir como ele, na verdade, agiria. Por outro tanto, também Mateus 12.34 diz-nos que a boca fala do que está cheio do coração. Sambalate denunciou a Neemias de contratar profetas para lhe favorecer, mas estas armas diabólicas eram dele mesmo. Logo adiante, como nenhuma das outras armas ardilosas funcionou, então Sambalate usa o valor que o temente Neemias dava à palavra profética, e o tratamento honrosamente reverencial que concedia aos profetas do Senhor, para usar a derradeira arma contra Neemias: subornar profetas para pronunciar falsas profecias contra o líder de Judá.
O Senhor Jesus muito alertou aos seus servos contra os falsos profetas:
Mateus 7.15 – “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”.
Marcos 13.22 – “Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas e farão sinais e prodígios, para enganarem, se possível, até os escolhidos”.
Vamos observar o cenário do ardil de Satanás: Semaías chama a Neemias para ir à casa dele. Como era um profeta, Neemias o atendeu. Então, Semaías fala-lhe que havia uma conspiração para matar a Neemias, e que este deveria refugiar-se no templo, dentro da Casa do Senhor. Como Semaías tinha acesso ao templo, é possível que fosse sacerdote. Ele proferiu isto como uma “revelação”, a um homem que temia a Deus, que orava e confiava no Senhor. Ora, muito aceitável que tal crente, diante da ameaça de perigo, corresse à Casa do Senhor, para a presença de Deus.
Mas, como de fato Neemias era crente de oração, e crentes assim tem discernimento espiritual, logo despertou nele o seguinte: como poderia um profeta que alega falar em nome de Deus, ir contra o mandamento da própria Palavra de Deus? Números 18.7 – “O estranho que se chegar morrerá.”
Neemias examinou e provou a profecia à luz da Palavra de Deus, discernindo que era mais um truque do Inimigo. Neemias 6.12 – “Conheci que não era de Deus.”
Há diversos exemplos de falsos profetas no Antigo Testamento.
Vamos ilustrar com o falso profeta Hananias, citado em Jeremias capítulo 28.
A situação do povo de Judá era lamentável e Jeremias pregou a Palavra do Senhor anunciando que o povo de Judá, como também os povos vizinhos que tentavam fazer uma aliança contra o rei da Babilônia, ficariam sob do jugo do rei da Babilônia.
A profecia de Jeremias, falando em nome do Senhor, deixou o povo e seus líderes espirituais revoltados. Jeremias teve a ousadia de profetizar uma mensagem ruim numa péssima época. Ele falou em pecado e castigo e todos ficaram irritados com Jeremias. O povo se ajuntou contra ele. Ver Jeremias 26:9: “Por que profetizaste no nome do SENHOR, dizendo: Será como Siló esta casa, e esta cidade será assolada, de sorte que fique sem moradores? E ajuntou-se todo o povo contra Jeremias, na Casa do Senhor.” Os líderes espirituais até queriam tirar-lhe a vida. Ver Jeremias 26.11: “Então, falaram os sacerdotes e os profetas aos príncipes e a todo o povo, dizendo: Este homem é réu de morte, porque profetizou contra esta cidade, como ouvistes com os vossos ouvidos.” Jeremias lhes respondeu no versículo 15: “Sabei, porém, com certeza, que, se me matardes a mim, trareis sangue inocente sobre vós, e sobre esta cidade, e sobre os seus habitantes, porque, na verdade, o SENHOR me enviou a vós para dizer aos vossos ouvidos todas estas palavras.”
Deus deu uma ordem estranha ao profeta Jeremias. Jeremias 27. 1 a 7, em resumo: “Faça correias e uma canga e coloque-as ao pescoço. E envia também correias e cangas aos reis de Edom, ao rei de Moabe, e a outros reis, anunciando-lhes que todos aqueles povos irão ficar debaixo do jugo do rei da Babilônia”. E o profeta de Deus cumpriu esta ordem do Senhor Deus. Ele pôs uma canga ao seu pescoço, mostrando ao povo de Deus que este continuaria servindo ao rei da Babilônia, o qual foi enviado por Deus para castigar seu povo. Também avisou aos diplomatas de Edom, Moabe e outros povos, que vieram à Jerusalém para fechar uma aliança política com o rei Zedequias contra o rei da Babilônia, que todos aqueles povos permaneceriam debaixo do jugo do rei da Babilônia. Assim Jeremias cumpriu a ordem do Senhor, dirigindo-se às nações e reinos, confirmando a supremacia do rei da Babilônia, ao mesmo tempo confirmando o castigo de Deus sobre os pecados de seu povo.
Certo profeta chamado Hananias, levantou-se e desafiou o profeta Jeremias. Ele, literalmente, quebrou a canga que estava sobre o pescoço de Jeremias e proferiu, na presença de todo o povo, uma profecia mentirosa. O falso profeta Hananias falou, em nome do Senhor, uma mensagem totalmente contrária à mensagem de Jeremias. Jeremias disse: “Vocês continuarão servindo ao rei da Babilônia.” Hananias disse: “Isso não vai acontecer de modo algum! Dentro de dois anos vocês estarão libertos do domínio do rei da Babilônia.” Para além de mentir, o falso profeta Hananias deu uma demonstração de determinação e força. Ele falou em nome do Senhor, na presença de todos e sem nenhuma hesitação. Ele contrariou abertamente as palavras do profeta Jeremias, e até mesmo arrancou a canga do pescoço dele e a quebrou. O profeta Jeremias foi afrontado dentro da casa do Senhor. Ou seja; Hananias desmentiu o profeta Jeremias na presença de Deus, na presença do povo e dos sacerdotes. E não só isso! Hananias falou “em nome do Senhor”.
Mas Deus deu uma outra ordem a Jeremias. Ele recebeu uma mensagem de juízo para o povo e para o falso profeta Hananias: “E disse o profeta Jeremias ao profeta Hananias: Ouve agora, Hananias: Não te enviou o Senhor, mas tu fizeste que este povo confiasse em mentiras. Portanto, assim diz o Senhor: Eis que te lançarei de sobre a face da terra; este ano morrerás, porque falaste em rebeldia contra o Senhor. E morreu Hananias, o profeta, no mesmo ano, no sétimo mês.” Jeremias 28:15-17. Neste caso, Hananias recebeu uma canga de ferro, pois morreu!
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias