Buscar no blog
18/09/2019
Este post é assinado por Eliel Goulart
“Os céus são os céus do SENHOR; mas a terra, deu-a ele aos filhos dos homens.” – Salmo 115.16
O salvo em Cristo deve ter uma consciência bíblica de sua responsabilidade com o meio ambiente.
Gênesis 1.26-30
26 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra.
27 E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
28 E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
29 E disse Deus: Eis que vos tenho dado toda erva que dá semente e que está sobre a face de toda a terra e toda árvore em que há fruto de árvore que dá semente; ser-vos-ão para mantimento.
30 E a todo animal da terra, e a toda ave dos céus, e a todo réptil da terra, em que há alma vivente, toda a erva verde lhes será para mantimento. E assim foi.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Salmos 24.1 – “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.”
A Terra pertence a Deus.
Deus tudo criou e Ele é o Senhor e Dono do mundo.
Deus é o proprietário por excelência e o homem foi responsabilizado pelos cuidados com a Terra.
Jó 41.11 – “Pois o que está debaixo de todos os céus é meu.”
Salmo 50.10, 11 e 12 – “Porque meu é todo animal da selva e as alimárias sobre milhares de montanhas. Conheço todas as aves dos montes e minhas são todas as feras do campo…pois meu é o mundo e a sua plenitude.”
Deus é o Senhor do meio ambiente.
A humanidade tão somente o ocupa e é responsabilizada pela sua gestão.
Assim, a nossa mordomia do cuidado com a Terra deriva de Deus e de Seus mandamentos.
O fundamento da gestão do homem sobre a Terra é Deus, o nosso bendito Criador.
O homem como mordomo da Terra é confirmado pela revelação bíblica.
Ou seja, a compreensão cristã do mundo provém da nossa cosmovisão teológica cristã. Nós cremos que Deus criou a Terra e tudo o que nela há, e o homem foi posto como guardião desta Obra de Deus.
Portanto, a compreensão cristã do meio ambiente está estruturada desde a nossa crença na doutrina da criação.
Os materialistas pregam que o mundo surgiu ex materia (da matéria). Mas, os cristãos cremos e sustentamos, pela revelação da Palavra de Deus, na criação ex nihilo (do nada).
Os materialistas alegam que o mundo pertence ao homem.
A teologia cristã entende que o mundo é propriedade de Deus e administrado pelo homem.
Deus é o Criador e o homem o gestor responsável.
Hebreus 11.3 – “Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”
Desde Hebreus 11.1 as coisas não vistas são mencionadas e a fé é a evidência dessas coisas não vistas. E nem poderia haver outra evidência, porque as coisas não vistas são eternas. Mas, ao tratar das coisas que são vistas em conexão com as invisíveis, a resposta é a fé. A fé é a única certeza da realidade do invisível. Então, a fé é também a certeza da origem das coisas que são vistas.
Isaías 45.18 – “Porque assim diz o Senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra e a fez; ele a estabeleceu, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o Senhor, e não há outro.”
Deus estabeleceu, ou seja, preparou a terra para habitação do homem. Não a criou para ser um vasto deserto inabitável. Foi criada para ser habitada pelo homem e pelos vários animais. O clima, o solo, a atmosfera, ou seja, o que chamamos de ecossistema foi planejado para que o homem habitasse a Terra.
O ecossistema é este conjunto formado pelo solo, pela água, pela atmosfera, pelas coisas inanimadas juntamente com os seres vivos que habitam a Terra. E todo este ecossistema faculta aos seres vivos as condições essenciais e ideais para a vida em equilíbrio.
Sobretudo, nós os crentes em Cristo, devemos conduzir-nos com sabedoria no trato deste ecossistema criado por Deus para vivermos nele, habitarmos e sermos bem-aventurados.
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias