Buscar no blog
20/08/2018
Esse post é assinado por Eliel Goulart
“Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feito uma vez.” – Hebreus 10.10
Os holocaustos da Antiga Aliança eram transitórios e imperfeitos, mas o sacrifício de Jesus Cristo é perfeito e eterno, porque Ele morreu e ressuscitou eficazmente por toda a humanidade.
Levítico 1.1-9
1 E chamou o Senhor a Moisés e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
2 Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecereis as vossas ofertas de gado, de vacas e de ovelhas.
3 Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem mancha; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor.
4 E porá a sua mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito por ele, para a sua expiação.
5 Depois, degolará o bezerro perante o Senhor; e os filhos de Arão, os sacerdotes, oferecerão o sangue e espargirão o sangue à roda sobre o altar que está diante da porta da tenda da congregação.
6 Então, esfolará o holocausto e o partirá nos seus pedaços.
7 E os filhos de Arão, os sacerdotes, porão fogo sobre o altar, pondo em ordem a lenha sobre o fogo.
8 Também os filhos de Arão, os sacerdotes, porão em ordem os pedaços, a cabeça e o redenho, sobre a lenha que está no fogo em cima do altar.
9 Porém a sua fressura e as suas pernas lavar-se-ão com água; e o sacerdote tudo isto queimará sobre o altar; holocausto é, oferta queimada, de cheiro suave ao Senhor.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra, então a edição é mencionada.
Hebreus 10.12 – “Mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus.”
Logo em seu início, o livro de Levítico traz instruções reveladas por Deus, detalhando os sacrifícios oferecidos no Tabernáculo. Tudo apontando para o sacrifício perfeito, melhor, superior de nosso Senhor Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo!
O Senhor Jesus fez tudo que era necessário para a expiação e o fim do pecado. Fez tão eficazmente e suficiente, que nunca será necessário outro sacrifício.
“Oh! Se o último fio não tivesse sido tecido na nossa veste de justiça, Ele estaria providenciando agora. Se a última parcela de nossa dívida não tivesse sido paga, ele estaria quitando agora. Se a última pedra do edifício da redenção não estivesse assentada, Ele nunca descansaria, até que, como sábio construtor, tivesse posto a pedra de cima do templo espiritual da nossa salvação. Oh! Mil vezes não, porque o fato dele estar assentado, prova que a Sua obra está consumada.”
No Tabernáculo não havia cadeira, pois repetiam-se os sacrifícios dia após dia. No Santo dos Santos celestial, Cristo descansa de Sua obra perfeita.
João 19.30 – “Está consumado.”
Holocausto – do substantivo feminino olah. Ocorre 289 vezes no Antigo Testamento. A acepção para o propósito desta lição é a que define esta palavra do hebraico, como “ir para cima.” Que sobe, que ascende. (Strong).
Holocaustos se tratam das ofertas queimadas, sejam de novilhos, carneiros, cabras, pombas e pombos, que eram totalmente queimadas, e sua fumaça subia para Deus. O holocausto tem o significado de consagração plena e pessoal a Deus.
O holocausto estava na classe dos sacrifícios expiatórios, ações de graças e de adoração.
Expiar é cobrir.
Levítico 1.1 a 3 – “E chamou o Senhor a Moisés e falou com ele da tenda da congregação, dizendo:
Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor, oferecereis as vossas ofertas de gado, de vacas e de ovelhas.
Se a sua oferta for holocausto de gado, oferecerá macho sem mancha; à porta da tenda da congregação a oferecerá, de sua própria vontade, perante o Senhor.”
O Tabernáculo estava erguido e a glória do Senhor o encheu – Êxodo 40.17 e 34 – de tal modo, que Moisés não podia entrar na tenda da congregação. Então, as primeiras ordenanças foram transmitidas da tenda da congregação a Moisés. Os versículos finais de Êxodo se ligam aos sete primeiros capítulos de Levítico.
Observe na leitura do versículo 2 – “Fala aos filhos de Israel…” – que as instruções sobre os diferentes sacrifícios são dirigidas a todo o povo, e não especificamente, em primeira instância, aos sacerdotes que ensinavam a doutrina de Deus a Israel.
E não era a primeira vez que tais ofertas, detalhadas aqui em Levítico, são instituídas. Oferta de paz existia desde a Queda do primeiro homem. Levítico regulamenta o que já existia, trazendo ordem e adaptação prática, para uso da nação israelita. Tanto é que o versículo não se inicia no imperativo “Traga!”, ao contrário, começa assim: “Quando algum de vós oferecer oferta ao Senhor…”, denotando que havia o costume.
Tendo indicado quais os animais, o primeiro na ordem das ofertas, está o holocausto. Que é dividido em holocausto de gado (Levítico 1.3 a 9) e holocausto do rebanho miúdo (Levítico 1.10 a 13).
O animal indicado tinha que ser o melhor, sem doenças, sem nenhum defeito.
Por isso, mais tarde, o clamor do profeta Malaquias contra o desvio do povo – Malaquias 1.14 – “Pois maldito seja o enganador, que, tendo animal em seu rebanho, promete e oferece ao Senhor uma coisa vil.” Coisa vil, isto é, com defeito.
O holocausto era oferecido:
1 – Como ordenado;
2 – Publicamente;
3 – Como consagração;
4 – Alegremente.
Dois objetivos:
1 – Aproximação;
2 – Comunhão.
O holocausto teve amplo significado e, certamente, era o mais geral dos sacrifícios.
Romanos 12.1 – “Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”
“Apresenteis” tem o significado original de “pôr de lado”.
É uma entrega a Deus de algo que é nosso. Nosso coração, nossa mente, nossos talentos, nossa devoção, nosso tempo, nosso esforço próprio, nosso desprendimento. Barnabé vendeu uma propriedade, e trouxe o preço dela, depositando-o aos pés dos apóstolos. Mas, mais do que esta oferta voluntária e sacrificial, Barnabé deu-se a si mesmo a favor de Deus e de Seu Reino. Vieram depois Ananias e Safira, e reteram parte da oferta e reteram a si mesmos.
É uma entrega voluntária. Deus não toma sacrifícios por força, mas permite ao homem vir voluntariamente reconhecer a Ele como Deus. Mas, observe que toda ação, mesma a voluntária, tem motivo. A liberdade de trazer o holocausto, implica a ausência de restrições. A rendição era voluntária.
É uma entrega completa. Assim como não se oferecia parte do animal, mas a vítima do sacrifício era dada totalmente, assim também o Senhor quer a nossa plena entrega a Ele. Nenhuma área de nossa vida deva estar separada para outro propósito, senão para o Senhor.
Até o sangue era aspergido ao redor do altar. Todas as partes do animal era queimadas sobre o altar.
Nós devemos seguir a Cristo totalmente.
Lucas 9.62 – “E Jesus lhe disse: Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.”
Não devemos reter nenhum preço… fomos comprados por Cristo. Espírito, alma e corpo.
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias