Buscar no blog

CPAD Adultos – 3º Trimestre 2024 – 25-08-2024 – Lição 8 – A resistência de Mardoqueu

23/08/2024

Este post foi assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Então, os servos do rei, que estavam à porta do rei, disseram a Mardoqueu: Por que traspassas o mandado do rei? “-Éster 3.3

VERDADE PRÁTICA

Como cristãos, estamos sujeitos a conflitos ético-morais e devemos decidir sempre de acordo com a vontade e a orientação de Deus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Ester 2.21-23; 3.1-6 

Ester 2

21  Naqueles dias, assentando-se Mardoqueu à porta do rei, dois camareiros do rei, dos guardas da porta, Bigtã e Teres, grandemente se indignaram, e procuraram atentar contra o rei Assuero.

22  E veio isto ao conhecimento de Mardoqueu, e ele o fez saber à rainha Ester; e Ester o disse ao rei, em nome de Mardoqueu.

23  E perguntou-se o negócio, e se descobriu, e ambos foram suspensos numa força; e foi escrito nas crônicas perante o rei.

Ester 3

Depois dessas coisas, o rei Assuero engrandeceu a Hamã, filho de Hamedata, agagita, e o exaltou; e pôs o seu lugar acima de todos os príncipes que estavam com ele.

E todos os servos do rei, que estavam à porta do rei, se inclinaram e se prostravam perante Hamã; porque assim tinha ordenado o rei acerca dele; porém Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava.

Então, os servos do rei, que estavam à porta do rei, disseram a Mardoqueu: Por que traspassas o mandado do rei?

Sucedeu, pois, que, dizendo-lhe eles isso, de dia em dia, e não lhes dando ouvidos, o fizeram saber a Hamã, para verem se as palavras de Mardoqueu se sustentariam, porque ele tinha declarado que era judeu.

Vendo, pois, Hamã que Mardoqueu não se inclinava nem se prostrava diante dele, Hamã se encheu de furor.

Porém, nos seus olhos, teve em pouco o pôr as mãos só sobre Mardoqueu (porque lhe foi declarado o povo de Mardoqueu); Hamã, pois, autoridades destruíram todos os judeus que havia em todo o reino de Assuero, ao povo de Mardoqueu.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.

Na sequência do estudo do livro de Ester, veremos hoje o trecho compreendido entre Ester 2.20 e Ester 3.6, que nos relatam dois fatos: (1) a descoberta de uma conspiração contra o rei Assuero por parte de Mardoqueu; (2) a ascensão ao poder de Hamã e o ódio que ele passou a nutrir contra Mardoqueu, que se estendeu até ao seu povo judeu.

I – MARDOQUEU DESCOBRE UMA CONSPIRAÇÃO CONTRA O REI

1 –Os bastidores do poder

Ester 2.21: “Naqueles dias, assentando-se Mardoqueu à porta do rei, dois camareiros do rei, dos guardas da porta, Bigtã e Teres, grandemente se indignaram, e procuraram atentar contra o rei Assuero”. 

Um dia, quando Mordecai estava de serviço à porta do rei, dois oficais do rei chamados Bigtã – significado em persa: ´dom de Deus´ – e Teres – significado: ´austero´ – que eram guardas dos aposentos privados do rei, ficaram irados contra o rei Xerxes e conspiraram para matá-lo. E Mardoqueu soube disso.

Ora, numa lista de 15 reis que governaram durante os anos do império Persa, a história registra que a maioria, ou seja, oito morreram assassinados. As intrigas palacianas eram comuns naqueles dias da antiguidade.

Tiago 3.16: “Porque, onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda obra perversa”.

Neste ambiente mundano, portanto, faccioso, também o crente pode ser envolvido em intrigas e mexericos, sobretudo, se sair de sua posição de temor de Deus. Ester 2.1 diz-nos que Mardoqueu estava à porta do rei. Estava, portanto, no lugar que devia estar. Nem aquém e nem além. Por maiores que sejam as provações, o temor de Deus nos guarde de ambições desmedidas, de irmos além da ´porta do rei´, além da posição a qual o Senhor nos pôs. E nem as dificuldades da posição onde estamos, seja motivo para recuarmos, avaliando que estamos menosprezados. Deixar a posição que o Senhor nos tem dado na vida da Igreja, é causa de muitas perdas e sofrimentos.

2 – A investigação

Ester 2.22: “E veio isto ao conhecimento de Mardoqueu, e ele o fez saber à rainha Ester; e Ester o disse ao rei, em nome de Mardoqueu”.

É sempre perigoso interferir nas tramas mundanas de homens sem escrúpulos. Sempre é necessário ter certeza absoluta do lugar em que estamos a pisar, antes de acusar alguém de infidelidade de qualquer tipo ou grau – Êxodo 23.7: “De palavras de falsidade te afastarás…”. Em outras palavras: ´Fique longe de falsas acusações”.

Mardoqueu era um crente tanto prudente quanto leal. Ele se certificou dos fatos e, por meio de Ester, fez saber ao rei. Ester deu o crédito da informação ao seu primo Mardoqueu, mas não divulgou que era seu parente.

Mardoqueu estava à porta do rei. Apesar da posição humilde, no presente, foi fiel ao seu dever. Alguém pode, a princípio, estar numa posição que não seja, aparentemente, promissora nem em seu dever e nem em suas recompensas, mas a fidelidade perseverante marca profundamente, chama a atenção e torna tal crente frutífero em boas obras.

3 – O registro dos fatos

Ester 2.23: “E inquiriu-se o negócio, e se descobriu, e ambos foram pendurados numa forca; e foi escrito nas crônicas perante o rei”.

Foi feita uma investigação, e ambos os oficiais do rei foram considerados culpados e sentenciado à morte numa forca de madeira. E tudo isso foi registrado num livro da história do rei Xerxes.

Deus honra os que honram a Ele e aos princípios de Sua Palavra. A recompensa de ter resistido e superado o mal, de ter sido fiel apesar de todo o risco, é melhor para a consciência cristã e para o coração temente, do que muito ouro! Ainda que não seja reconhecido imediatamente, no tempo de Deus será honrado. Até mesmo o mundo, de tantas injustiças, parece a longo prazo considerar os atos nobres que, no passado, passaram despercebidos.

A lealdade de Mardoqueu foi registrada num livro e lá ficaria esquecida. No entanto, na soberania de Deus, chegou um dia em que o registo reencontrou os ouvidos e olhos do rei, tocou ao seu coração e trouxe honra ao judeu Mardoqueu, funcionário público daquela época do maior império de então.

II – HAMÉ EXALTADO PELO REI

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo isso, clique em CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!  

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões)  – Por meio de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missões na Venezuela;

CLIQUE AQUI  para ser nossa parceria e continuar consultando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada