Buscar no blog
18/09/2024
“Como ribeiros de águas, assim é o coração do rei na mão do Senhor; a tudo quanto quer o inclina” – Provérbios 21.1
Devemos reconhecer as autoridades humanas mas não podemos atribuir-lhes um poder acima do que elas têm. Há um Deus no céu.
Ester 7.1 – 10
1 Vindo, pois, o rei com Hamã, para beber com a rainha Ester,
2 disse também o rei a Ester, no segundo dia, no banquete do vinho: Qual é a tua petição, rainha Ester? E se te dará. E qual é o teu requerimento? Até metade do reino se fará.
3 Então, respondeu a rainha Ester e disse: Se, ó rei, achei graça aos teus olhos, e se bem parecer ao rei, dê-se-me a minha vida como minha petição e o meu povo como meu requerimento.
4 Porque estamos vendidos, eu e o meu povo, para nos destruírem, matarem e lançarem a perder; se ainda por servos e por servas nos vendessem, calar-me-ia, ainda que o opressor não recompensaria a perda do rei.
5 Então, falou o rei Assuero e disse à rainha Ester: Quem é esse? E onde está esse cujo coração o instigou a fazer assim?
6 E disse Ester: O homem, o opressor e o inimigo é este mau Hamã. Então, Hamã se perturbou perante o rei e a rainha.
7 E o rei, no seu furor, se levantou do banquete do vinho para o jardim do palácio; e Hamã se pôs em pé, para rogar à rainha Ester pela sua vida; porque viu que já o mal lhe era determinado pelo rei.
8 Tornando, pois, o rei do jardim do palácio à casa do banquete do vinho, Hamã tinha caído prostrado sobre o leito em que estava Ester. Então, disse o rei: Porventura, quereria ele também forçar a rainha perante mim nesta casa? Saindo essa palavra da boca do rei, cobriram a Hamã o rosto.
9 Então, disse Harbona, um dos eunucos que serviam diante do rei: Eis que também a forca de cinquenta côvados de altura que Hamã fizera para Mardoqueu, que falara para bem do rei, está junto à casa de Hamã. Então, disse o rei: Enforcai-o nela.
10 Enforcaram, pois, a Hamã na forca que ele tinha preparado para Mardoqueu. Então, o furor do rei se aplacou.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.
Prosseguindo nos estudos de lições no Livro de Ester, hoje aprenderemos juntos sobre o seu capítulo 7.
Hamã experimentava um dia instável, pois os eventos foram inconstantes, mudando de cedo para a noite. Ainda surpreendido pela humilhação de ter de honrar publicamente ao seu inimigo Mardoqueu, sem ter tempo de firmar as suas emoções e sentimentos, volta para casa com a cabeça coberta, sinal de muita vergonha. Em casa, ouviu palavras desfavoráveis de seus próprios amigos e familiares, e, sem seguida, com pressa é levado ao banquete preparado por Ester. Ele segue conduzido pelos guardas do rei.
Os que tentam subverter os planos de Deus para o Seu Povo, certamente encontrarão a ruína. Este é o tema central do livro de Ester. Provérbios 26.27: “O que faz uma cova nela cairá”. Cuidado e temor de Deus, pois o livro de Ester nos mostra que quem põe uma cova, ou um laço, para a vida de seu próximo, está em grave risco de ele mesmo cair nela, ou prender-se na própria armadilha. Mateus 7.2: “Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós”.
Ester 7.2: “Disse também o rei a Ester, no segundo dia, no banquete do vinho…”.
O comentarista destaca que o segundo banquete foi chamado de ´banquete do vinho´, prática compartilhada em todas as festas e celebrações mundanas, em todas as nações, desde o antigo passado.
Duas lições temos aqui, que bem vale para todos nós nestes últimos dias:
O vinho, na Bíblia, por um lado positivo, é símbolo da alegria, sobretudo o suco da videira. Por outro lado, como bebida forte, é símbolo da alegria terrena, passageira, pois quando passa os efeitos da embriaguez, encontram-se os problemas. Da mesma forma a alegria deste mundo passa quando se mudam as circunstâncias. Hamã, um dia antes, embriagado pela soberba, pensando de si mesmo mais do que convinha, agora estava atônito com a mudança de rumo contra as suas imaginações.
O vinho não é bom conselheiro. O apóstolo Paulo diz-nos que, no vinho, há contenda – Efésios 5.18. Sempre haverá quem defenda a bebida forte, assim como há quem defenda e justifique pecados. A Bíblia alerta em Levítico sobre a proibição de vinho ou bebida forte para os sacerdotes (O defensor das bebidas diria: Isto é para o Antigo Testamento, na Lei. Não se aplica a nós! – I Pedro 2.9: “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real…”), em Levítico 10.8 a 10: “E falou o Senhor a Arão, dizendo: Vinho ou bebida forte tu e teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações, para fazer diferença entre o santo e o profano e entre o imundo e o limpo”. Observe a transparente diferença destacada entre o santo e o profano.
Ester 7.2: “Qual é a tua petição, rainha Ester? “. O rei pressupõe que os convites de Ester aos banquetes não constituem seu real pedido, apenas preparam o caminho para ele.
Quando chamados a falar por Deus e Seu povo, devemos reunir nossa coragem e agir com confiança e decisão adequadas. Atos 18.9: “E disse o Senhor, em visão, a Paulo: Não temas, mas fala e não te cales”. Se Ester tivesse se mantido em silêncio, sob a influência da timidez ou falsa prudência, ou falado com reserva quanto aos planos contra os judeus e seu autor, ela teria sido rejeitada como um instrumento de libertação de Jacó, e seu nome não teria ficado no topo de um dos livros inspirados.
Quando as pessoas resolvem, sozinhas e conscienciosamente, cumprir seu dever em circunstâncias críticas, elas geralmente são maravilhosamente ajudadas. A maneira como Ester administrou sua causa foi admirável e mostrou que seu coração e língua estavam sob uma influência e administração superiores. Quão apropriado era sua maneira e o espírito com que ela falava! É possível pleitear a mais interessante de todas as causas, a da inocência e da verdade, com moderação e todo o devido respeito. Jeremias 1.8 e 9: “Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor. E estendeu o Senhor a mão, tocou-me na boca e disse-me o Senhor: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca”.
Para continuar lendo isso, clique em CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nossa parceria e continuar consultando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias