Buscar no blog

CPAD Adultos – 3º Trimestre 2024 – 14-07-2024 – Lição 2 – O livro de Rute

14/07/2024

Este post foi assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Rota 1.1 

“E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele, e sua mulher, e seus dois filhos”.

VERDADE PRÁTICA

Servir a Deus não nos deixa em crise. Em qualquer circunstância, o segredo é permanecer fiel, confiando na providência divina.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Rota 1. 1 a 5 

E sucedeu que, nos dias em que os juízes julgavam, houve uma fome na terra; pelo que um homem de Belém de Judá saiu a peregrinar nos campos de Moabe, ele, e sua mulher, e seus dois filhos. 

E era o nome deste homem Elimeleque, e o nome de sua mulher, Noemi, e os nomes de seus dois filhos, Malom e Quiliom, efrateus, de Belém de Judá; e vieram aos campos de Moabe e ficaram ali. 

E morreu Elimeleque, marido de Noemi; e ficou ela com os seus dois filhos, 

os quais tomaram para si mulheres moabitas; e era o nome de uma Orfa, e o nome da outra, Rute; e fiquei ali quase dez anos. 

E mentiram também ambos, Malom e Quiliom, ficando assim esta mulher desamparada dos seus dois filhos e do seu marido.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os escritos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.

O livro de Rute é como um oásis após o quadro muito triste de Israel, do ponto de vista nacional e espiritual, narrado no livro anterior de Juízes. Hoje, prosseguimos no tema geral da soberania de Deus em governar o mundo e em amar as famílias.

I – A ORGANIZAÇÃO DO LIVRO

1 –Na Bíblia Hebraica

A chamada Bíblica Hebraica é denominada Tanakh pelos judeus. É a palavra geralmente usada para descrever os livros da Bíblia escritos originalmente em hebraico. Trata-se dos livros do Antigo Testamento equivalente ao Antigo Testamento da Bíblia protestante.

A Bíblia Hebraica é um conjunto de trinta e nove livros, com divisão interna em três partes: A Torá (A Lei), a Neviim (Os Profetas) e o Ketuvim (Os Escritos). Tanakh é o acrônimo das primeiras letras dos nomes da divisão da Bíblia Hebraica – T a N a K h.

O Livro de Rute está entre os onze livros do Ketuvim , ou seja, incluído nos Cinco Rolos – Megillot – que são lidos em ambientes especiais:

1 – Cantares de Salomão – lido na Páscoa judaica;

2 – Rute – lido no Shavuot : ´sete semanas´. Também conhecida como ´Festa das Colheitas´ e ´Festa das Primícias´. Conhecida por nós como Pentecostes.

3 – Lamentações – chamado de Tishá BeAv, o qual foi fixado como jejum e dia de lamentações devido a duas datas trágicas para a história de Israel: a destruição do Primeiro Templo de Salomão por Babilônia e a destruição do Segundo Templo pelos romanos;

4 – Eclesiastes – na festa de Sucot, relembrando os 40 anos do êxodo de Israel no deserto após a saída do Egito;

5 – Ester – no Purim – celebrando a salvação dos judeus do plano maldoso de Hamã, para destruí-los.

2 – Na Bíblia Cristã

A organização do livro de Rute na Bíblia cristã difere da sua posição na Bíblia Hebraica. Na Bíblia Hebraica, o livro de Rute é parte dos Ketuvim, a terceira seção que inclui uma variedade de gêneros literários, como poesia, sabedoria e história.

Rute está posicionado depois do livro de Juízes e antes de 1º Samuel, o que não segue a ordem cronológica dos eventos, mas sim uma organização temática.

Na Bíblia Protestante, o livro de Rute está entre os livros históricos. Especificamente, Rute está posicionado após o livro de Juízes e antes de 1º Samuel. Esta organização reflete a sequência cronológica dos eventos:

  • Juízes: Relata o período dos juízes que governaram Israel antes da monarquia;
  • Rute: Embora seja uma história pessoal e familiar, ocorre durante o tempo dos juízes e serve como uma ponte para a história de Davi;
  • 1 Samuel: Inicia a narrativa dos primeiros reis de Israel, começando com Saul e, posteriormente, Davi, que é descendente de Rute.

3 – Autoria e Data

A data em que o Livro de Rute foi escrito é desconhecida. Eruditos (que tem cultura e conhecimento vasto sobre algum assunto) da Bíblia encontram alguns argumentos sobre a época de sua escrita dentro do próprio livro. Considerando que Davi foi mencionado em capítulo 4. 17, 22: “Este é o pai de Jessé, pai de Davi… e Jessé gerou a Davi”, então não poderia ter sido escrito antes do século décimo a. C.

O escritor avaliou como necessário explicar alguns costumes que considerou ultrapassados – leia o capítulo 4.7 e 8: Havia, pois, já de muito tempo este costume em Israel, quanto à remissão e contrato, para confirmar todo negócio, que o homem descalçava o sapato e o dava ao seu próximo; e isto era por testemunho em Israel. Disse, pois, o remidor a Boaz: Toma-a para ti. E descalçou o sapato” – fato este que indica que o livro foi escrito alguns anos depois que os costumes caíram em desuso.

II – O CONTEXTO HISTÓRICO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo isso, clique em CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!  

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões)  – Por meio de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missões na Venezuela;

CLIQUE AQUI  para ser nossa parceria e continuar consultando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada