Buscar no blog

CPAD Adultos – 3º Trimestre 2024 – 07-07-2024 – Lição 1 – Duas importantes mulheres na história de um povo

04/07/2024

Este post foi assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Rota 4:14 

14 Então, como as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o SENHOR, que não deixou, hoje, de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel. (ARCO)

VERDADE PRÁTICA

Conhecidas ou anônimas, muitas mulheres foram fundamentais no plano divino de redenção da humanidade.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Rute 4:13-22 

13 Assim, tomou Boaz a Rute, e ela foi por mulher; e ele entrou nela, e o SENHOR lhe deu conceição, e ela teve um filho.

14 Então, como as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o SENHOR, que não deixou, hoje, de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel.

15 Ele te será recriador da alma e conservará a tua velhice, pois tua nora, que te ama, o teve, e ela te é melhor do que sete filhos.

16 E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu regaço, e foi sua ama.

17 E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E chamaram o seu nome Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.

18 Estas são, pois, as gerações de Perez: Perez gerou a Esrom,

19 e Esrom deu a Arão, e Arão deu a Aminadabe,

20 e Aminadabe gerou Naassom, e Naassom gerou Salmom,

21 e Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede,

22 e Obede gerou Jessé, e Jessé gerou Davi. (ARCO) 

Esdras 7:1-7 

1 E, passadas essas coisas, no reinado de Artaxerxes, rei da Pérsia, Esdras, filho de Seraías, filho de Azarias, filho de Hilquias,

2 filho de Salum, filho de Zadoque, filho de Aitube,

3 filho de Amarias, filho de Azarias, filho de Meraiote,

4 filho de Zeraías, filho de Uzi, filho de Buqui,

5 filho de Abisua, filho de Fineias, filho de Eleazar, filho de Arão, o sumo sacerdote,

6 este Esdras Subiu de Babilônia; e era escrito hábil na Lei de Moisés, dada pelo Senhor, Deus de Israel; e, segundo a mão do SENHOR, seu Deus, que estava sobre ele, o rei lhe deu tudo quanto lhe pedira.

7 Também subiram a Jerusalém alguns dos filhos de Israel, e dos sacerdotes, e dos levitas, e dos cantores, e dos porteiros, e dos netineus, no ano sétimo do rei Artaxerxes. (ARCO)

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os escritos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.

Neste terceiro trimestre de 2024 estudaremos dois livros do Antigo Testamento: Rute e Ester.

A perspectiva em que estudaremos ambos os livros, é a do título geral da revista:  “Deus que governa o mundo e cuida da família”. Nestes dois livros, vemos como o Senhor está no Trono, que a soberania é Dele. Ele tem o domínio de todas as coisas e que nada pode impedir ou frustrar os Seus planos – Jó 42.2: “ Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado” – Almeida Revista e Atualizada.

I – RUTE: UMA MULHER IMPORTANTE PARA A LINHAGEM DE DAVI

1 – Uma moabita

Rute era moabita. Da terra de Moabe, um território montanhoso da atual Jordânia. O Reino dos Moabitas estava em constante conflito com Israel a oeste. A origem dos moabitas é pelo mais vergonhoso pecado registrado na Bíblia: o incesto de Ló, o sobrinho de Abraão, com sua filha primogênita – Gênesis 19.30 a 37 – em seguida à destruição de Sodoma, quando Moabe foi gerado. Esse comportamento imoral parece refletir nas gerações seguintes, haja vista as imoralidades ocorridas entre os filhos de Israel com as filhas dos moabitas – Números 25. Era um povo idólatra e de práticas de imoralidades sexuais.

Deuteronômio 23.3: “Nenhum amonita ou moabita entrará na congregação do Senhor; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do Senhor, eternamente”.  Sendo moabita, a possibilidade de Rute vir a ser da geração do rei Davi e, por sequência, da geração de Jesus Cristo era improvável, difícil e não esperado.

Porém, Rute está registrada em Mateus 1.5 como bisavó (mãe do avô) do rei Davi: “…e Boaz gerou de Rute a Obede…”. Por que? Primeiro, pela soberania de Deus. O Livro de Rute é uma história verdadeira, e mostra algo sobre o relacionamento entre Deus e o homem. A implicação por todos os quatro capítulos é que Deus está velando por Seu povo, no controle dos acontecimentos para o benefício de Israel. Deus governa sobre todos e todas os eventos da história e abençoa aos que confiam Nele.

Por segundo, Rute 2.12 explica-nos de outro aspecto que se trata a entrada de Rute, moabita, na geração de Jesus Cristo: “O Senhor galardoe o teu feito, e seja cumprido o teu galardão do Senhor, Deus de Israel, sob cujas asas te vieste abrigar”. Rute voltou o seu coração para o Deus de Israel. Quando nos convertemos ao Senhor, entramos para a história do povo de Deus.

Salmos 147.11: O Senhor agrada-se dos que o temem e dos que esperam na sua misericórdia”. Este versículo bem aplica-se à biografia de Rute, a moabita.

2 – A família belemita

O livro de Rute está ligado a uma família belemita. Rute casou-se com Quiliom, um dos dois filhos de Elimeleque, natural de Belém de Judá, o qual, obrigado pela fome, partira para o país de Moabe, acontecendo isso talvez durante as invasões dos midianitas – Juízes 6.1 a 6. Morrendo Elimeleque e os seus filhos, a viúva Noemi, sua mulher, voltou para Belém em companhia de Rute. Chegaram no tempo da ceifa, e ia Rute respigar (apanhar no campo as espigas que ali ficavam após a colheita) nos campos de Boaz, que era parente do falecido Elimeleque. Tendo sido Boaz amável para com ela, Noemi a instruiu a requerer daquele agricultor o auxílio que lhe devia prestar como seu parente. No favor gracioso de Boaz para com a gentia Rute, louvamos ao Senhor Jesus pela sua graça para conosco, pobres pecadores!

Boaz compreendeu os direitos de Rute, e a protegeu, no reconhecimento de suas responsabilidades. Finalmente, casou Boaz com Rute, nascendo Obede, que foi avô do rei Davi. Ao declarar fé no Deus de Israel, embora de origem gentílica, pagã e idólatra veio a ser da linhagem de Jesus Cristo – Rute 1.16: Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me afaste de ti; porque, aonde quer que tu fores, irei eu e, onde quer que pousares à noite, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus”.

3 – Matrimônio e maternidade

O casamento de Rute e Boaz não só traz estabilidade e esperança a Rute e Noemi, mas também resulta no nascimento de seu filho Obede.

Este nascimento é celebrado não apenas pela família imediata, mas por toda a cidade de Belém, que vê o nascimento de Obede como uma bênção e um sinal da bondade de Deus – Rute 4.14: Então, as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que não deixou, hoje, de te dar remidor, e seja o seu nome afamado em Israel”. Afamado no sentido de conhecido positivamente em Israel. Uma das acepções desta palavra em hebraico é ´proclamado´: anunciado em voz alta em Israel. Ou melhor, conhecido pela perspectiva, pelo ponto de vista divino.

Rute honrou o casamento e a maternidade, aos quais são altamente valorizados nas Escrituras – Hebreus 13:4: “Que o casamento seja respeitado por todos, e que os maridos e as esposas sejam fiéis um ao outro”. Dessa forma, sua história mostra que ao seguir os mandamentos de Deus e manter a fidelidade a Ele, mesmo em circunstâncias adversas, contrárias e muito difíceis, é possível alcançar grandes bênçãos e um legado duradouro. A fidelidade e conduta de honra de Rute trouxeram bênçãos para as suas gerações futuras.

Matthew Henry (1662-1714): “Devemos valorizar os privilégios do povo de Deus, tanto para nós quanto para nossos filhos, acima de todas as outras vantagens. Nenhuma mancha pessoal, nenhum crime de nossos antepassados, nenhuma diferença de nação nos exclui da Dispensa da Graça. Mas um coração mundano nos dará bênçãos; e um mau exemplo, ou um casamento contrário aos mandamentos bíblicos, pode excluir nossos filhos delas” .

II – ESTER: A MULHER QUE AGIU PARA A SOBREVIVÊNCIA DOS JUDEUS

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo isso, clique em CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!  

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões)  – Por meio de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missões na Venezuela;

CLIQUE AQUI  para ser nossa parceria e continuar consultando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada