Buscar no blog

CPAD Adultos – 3º Trimestre 2024 – 04-08-2024 – Lição 5 – O casamento de Rute e Boaz: A remissão da família

01/08/2024

Este post foi assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois, toda a cidade do meu povo sabe que é mulher virtuosa” – Rute 3.11

VERDADE PRÁTICA

Uma mulher virtuosa tem um valor incalculável, por seu caráter e sua disposição de servir a Deus e à família.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Rota 3.8-10; 4.11. 

Rota 3 

E acontece que, pela meia-noite, o homem estremeceu e se voltou; e é que uma mulher jazia a seus pés. 

E disse ele: Quem é você? E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende, pois, tua aba sobre a tua serva, porque tu és o remidor.

10  E disse ele: Bendita sejas tu do Senhor, minha filha; melhor fizeste esta tua última beneficência do que a primeira, pois após nenhuns jovens foste, quer pobres quer ricos. 

Rota 4 

11 – E todo o povo que esteve na porta e os dirigentes disseram: Somos testemunhas; o Senhor faça a esta mulher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Leia, que ambas edificaram a casa de Israel; e há-te já valorosamente em Efrata e faze-te nome afamado em Belém .

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.

Na conclusão dos estudos no livro de Rute, uma lição nos relembra que Deus usa a crise e a adversidade na vida do crente para que se cumpra os Seus propósitos soberanos. A história de Boaz e Rute faz parte do plano eterno de Deus para a redenção da humanidade.  

I – O COMPROMISSO DE BOAZ COM RUTE

1 –No lugar da bênção

O lugar da vitória é o da vontade de Deus.

O mundo valoriza a independência de Deus e a autonomia – governa-se por seus próprios meios e desejos. O caminho escolhido por Rute mostrou-se exemplo para os fiéis de hoje: dependência de Deus, confiança nas providências divinas e descanso na proteção do Altíssimo. Salmos 37.3 está escrito: “Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra e, na verdade, serás alimentado” .

Permanecer no lugar da vitória é obedecer aos mandamentos da Palavra de Deus e submeter-se à Sua vontade. Rute ouviu os conselhos de sabedoria de sua sogra. A voz que seguimos define o nosso futuro!

A ideologia feminista está presente no mundo e nas ofertas e precisamos responder, com o nosso testemunho e conduta, aos desafios seculares do pluralismo da ideologia cultural. Uma simples assertiva de que o feminismo ´é pela igualdade´ camufla a rebeldia desde o Éden, de querer ser independente de Deus e autonomia.

Ora, a Palavra de Deus permanece. Ela é o fundamento para o Cristianismo. Fundamento único capaz de dar explicação e sentido aos dilemas humanos. E está tudo lá. Não há nada de novo. E se queremos viver o Evangelho da Graça, os novos nomes para os pecados antigos terão de ser ditos na especificidade da verdade cristã e não na adesão a dogmas seculares com aparente legitimidade. Se há dívida, o resgate dos princípios bíblicos será sempre o melhor caminho. Rute permaneceu no lugar da bênção. E a bênção a alcançou! 

2 – A iniciativa de Noemi

Primeiramente, Noemi instruiu Rute a esperar até que Boaz terminasse seu trabalho e se deitasse para descansar. Então, sem chamar a atenção, Rute deveria se aproximar, descobrir os pés de Boaz e deitar-se discretamente ao seu lado. Este ato não era arbitrário, mas sim um costume conhecido na época. Em Rute 3.4-7, lemos como Rute seguiu as instruções de Noemi, demonstrando confiança e obediência.

Rute 3.9: “E disse ele: Quem és tu? E ela disse: Sou Rute, tua serva; estende, pois, tua aba sobre a tua serva, porque tu és o remidor”.

Quando Rute disse “estende, pois, tua aba sobre a tua serva”, referia-se a costume antigo e pedia para Boaz a tomar para ser sua esposa, e cumprir o dever de um marido para com ela. Tanto em Deuteronômio 22.30 quanto em Ezequiel 16.8, há referência a tal costume. Nestes dois versículos, a palavra ´ourela´ significa a ponta de um manto, ou a borda, a orla, a extremidade, a margem de uma veste.

Tal costume perdura até hoje nos casamentos modernos de judeus, em algumas partes de Israel, quando um dos atos da cerimônia é o do noivo pôr uma capa de seda ou outro tecido nobre ao redor de sua noiva, simbolizando que ela está oculta aos olhos de outros e também proteção.

3 – Respeitando o processo

Observe o processo para a bênção:

Rute banhou-se, ungiu-se e colocou a melhor roupa para encontrar Boaz. Precisamos pedir ao Senhor que nos lave e nos unja, e vista-nos com Suas vestes de justiça – Apocalipse 3.18: “Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os olhos com colírio, para que vejas”.

Ela chegou em silêncio, quando todos dormiam. Eis a hora mais oportuna para nos achegarmos a Deus: quando o mundo dorme. No silêncio da noite ou da madrugada é o momento mais especial para nossas orações e o momento em que Deus começa a falar-nos: “diz o Senhor, e Eu vos falei, começando de madrugada” – Jeremias 7.13.

Rute deitou-se aos pés de Boaz. Precisamos nos colocar aos pés do Salvador, dia após dia. Assim como a mulher pecadora ungiu os pés de Cristo e os banhava com suas lágrimas – Lucas 7.38: E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento” . Precisamos estar aos pés de Cristo, hoje, se um dia sempre estaremos em pé diante de Sua face.

Rute pediu que Boaz a cobrisse com sua capa. Necessitamos da cobertura de Cristo. Escondidos nEle, somos revelados ao mundo conforme Sua imagem – Colossenses 3.3: “…a sua vida está escondida com Cristo em Deus” .

Rute saiu da presença de Boaz antes que todos vissem. Não há necessidade de mostrar as suas obras para que vejam o quanto você é cristão. Não foi o que Rute fez que conquistou o coração de Boaz, foi o que ela permitiu que Deus fizesse nela.

Antes de conquistar o coração de Boaz e de todo o povo, seu coração foi conquistado pelo Senhor. Esse é o segredo da verdadeira virtude e da vitória! E assim como Rute segue as orientações de sua sogra, prossigamos em seguir os conselhos do Senhor através de Sua Palavra.

II – O CASAMENTO ENTRE BOAZ E RUTE

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo isso, clique em CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!  

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões)  – Por meio de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missões na Venezuela;

CLIQUE AQUI  para ser nossa parceria e continuar consultando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada