Buscar no blog
26/08/2023
“Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo”. – I Coríntios 6.13b.
O corpo é o templo do Espírito Santo e, por isso, deve ser conservado em santificação até a volta de Cristo.
I Coríntios 6.12 a 20
12 – a Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
13 – Os manjares são para o ventre, e o ventre, para os manjares; Deus, porém, aniquilará tanto um como os outros. Mas o corpo não é para a prostituição, senão para o Senhor, e o Senhor para o corpo.
14 – Ora, Deus, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder.
15 – Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo? Tomarei, pois, os membros de Cristo e fá-los-ei membros de uma meretriz? Não, por certo.
16 – Ou não sabeis que o que se ajunta com a meretriz faz-se um corpo com ela? Porque serão, disse, dois numa só carne.
17 – Mas o que se ajunta com o Senhor é um mesmo espírito.
18 – Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.
19 – Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
20 – Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Biblicamente, o corpo é bom, porque criado por Deus.
Porém, o espírito de Babilônia, ou exalta o corpo ou desvaloriza o corpo, sempre além da visão que a Bíblia apresenta.
Gênesis 2.7: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente”.
Observem que o homem não foi criado do nada, mas for formado, ou seja, modelado, moldado. ´Formar´ é a mesma palavra hebraica, yatsar, usada noutros versículos para descrever o oleiro modelando o barro e fazendo um vaso, ou o escultor esculpindo e dando forma a uma madeira. Esta palavra ocorre 63 vezes no Antigo Testamento.
O homem foi formado do pó da terra, apontando a sua fragilidade. Em seguida, Deus assoprou o fôlego de vida nas narinas do homem, e a vida veio como dom de Deus. A nossa vida não deriva da evolução de quaisquer outros animais.
Na seção anterior, o Criador manda e tudo se faz. Aqui Ele forma, molda, modela e respira em Sua obra, e depois, é companheiro e amigo da criatura, provendo amor e um lar e, ainda, forma uma mulher, como ajudadora. E mais, regozija-se pelo intelecto do homem, concedendo-lhe a oportunidade de dar nome a todas as demais criaturas.
A expressão “formou o homem do pó da terra” refere-se ao corpo do homem. A frase “e soprou em seus narizes o fôlego da vida”, fala do espírito do homem, que veio de Deus. “E o homem foi feito alma vivente” relata a criação da alma do homem, quando o corpo foi vivificado tornando-se um ser vivo e consciente. O homem completo é uma triunidade: espírito, alma e corpo.
Na parte material está o corpo. O chamado ´homem exterior´ – II Coríntios 4.16: “Por isso, não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia”. Este homem interior é a parte espiritual: espírito e alma. I Tessalonicenses 5.23: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.
As faculdades da alma são: imaginação, feição, razão, consciência e memória. As faculdades do espírito são: esperança, fé, oração, reverência e adoração. O corpo volta ao pó. Os que morreram em Cristo e os que estiverem vivos, referentes aos que se converteram a Cristo e perseveraram em segui-Lo, serão ressuscitados e transformados no momento repentino do arrebatamento, na volta de Cristo – I Tessalonicenses 4.16 e 17: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor”.
I Coríntios 6.20: “Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus”.
No versículo 18 anterior o apóstolo Paulo clama a nós: “Fugi da prostituição”. A vergonha nunca está na repreensão, mas sempre está no pecado que causa a repreensão. Quando enfrentamos a tentação do mundo com as suas seduções, a Bíblia nos ensina que vencemos o mundo pela fé – I João 5.4: “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé”. Quando enfrentamos os ardis do diabo, as Escrituras nos dão garantia em Tiago 4.7: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”. Porém, quando somos tentados pela carnalidade, a postura é outra: “Fugi da prostituição”. Porque a queda em Adão, atingiu a parte exterior – o corpo – e a parte imaterial – alma e espírito.
Paulo nos conduz à luz do Espírito Santo ao dizer “que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo” – I Coríntios 6.19. E o nosso corpo é mortificado na Cruz: “porque fostes comprados por bom preço”. Fomos redimidos, ou seja, comprados de volta, pois em Adão nós nos vendemos a preço vil. A nossa redenção em Cristo é a fonte de nossa santidade.
A busca da santificação tem uma consequência simples, explicada ao final do versículo 19: “não sois de vós mesmos”. Se o crente é comprado, por claro que não é de si mesmo. E isto envolve privilégios:
1 – o crente é, agora, ovelha do pasto do Senhor. Portanto, é provido por Ele;
2 – não sendo de si mesmo, agora é guiado por Cristo, a quem pertente. Assim como um navio é guiado pelo seu piloto!
3 – quando comprados, fomos feitos filhos de Deus – grande privilégio ser filho amado do Pai – desfrutamos da paternidade de Deus;
4 – Responsabilidade – por não sermos de nós mesmos, não temos o direito de desperdiçar nosso tempo, nossos recursos, nossa inteligência naquilo que contraria o mandamento da Palavra de nosso Senhor, e nunca jamais servir a outro senhor e seguir a outro mestre.
Tudo que perdemos em Adão, na Queda, ganhamos em Cristo, em restauração. O sangue de Jesus nos purifica, a Palavra de Deus nos põe limpos, a presença do Espírito Santo em nosso coração nos santifica.
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias