Buscar no blog
05/07/2021
Este post é assinado por Eliel Goulart
“Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do SENHOR permanece”. – Provérbios 19.21
Os maus conselhos levam o homem à ruína, mas o conselho amoroso tem o poder de nos livrar da morte.
I Reis 12.1-10, 13, 14, 26-29
1 – E foi Roboão para Siquém, porque todo o Israel veio a Siquém, para o fazerem rei.
2 – E sucedeu, pois, que, ouvindo-o Jeroboão, filho de Nebate, estando ainda no Egito (porque fugira de diante do rei Salomão e habitava Jeroboão no Egito),
3 – enviaram e o mandaram chamar; e Jeroboão e toda a congregação de Israel vieram e falaram a Roboão, dizendo:
4 – Teu pai agravou o nosso jugo; agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu pai e o seu pesado jugo que nos impôs, e nós te serviremos.
5 – E ele lhes disse: Ide-vos até ao terceiro dia e voltai a mim. E o povo se foi.
6 – E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estavam na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo?
7 – E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.
8 – Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe tinham aconselhado e teve conselho com os jovens que haviam crescido com ele, que estavam diante dele.
9 – E disse-lhes: Que aconselhais vós que respondamos a este povo, que me falou, dizendo: Alivia o jugo que teus pais nos impôs?
10 – E os jovens que haviam crescido com ele lhe falaram, dizendo: Assim falarás a este povo que te falou, dizendo: Teu pai fez pesadíssimo o nosso jugo, mas tu o alivia de sobre nós, assim lhe falarás: Meu dedo mínimo é mais grosso do que os lombos de meu pai.
13 – E o rei respondeu ao povo duramente, porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam aconselhado.
14 – E lhe falou conforme o conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.
26 – E disse Jeroboão no seu coração: Agora, tornará o reino à casa de Davi.
27 – Se este povo subir para fazer sacrifícios na Casa do SENHOR, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu SENHOR, a Roboão, rei de Judá, e me matarão e tornarão a Roboão, rei de Judá.
28 – Pelo que o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro, e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que se fizeram subir da terra do Egito.
29 – E pôs um em Betel e colocou o outro em Dã.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
I Reis capítulo 12 trata da separação das tribos de Israel, causada por uma decisão arrogante de Roboão e a idolatria de Jeroboão. Porém, é necessário registrar que desde os tempos dos juízes, havia tensão – aquele ambiente de ameaça de rompimento – entre a tribo de Judá e as tribos do norte de Israel, sobretudo da tribo de Efraim.
Roboão é um exemplo de má lição de como dividir um povo. Jeroboão, a outra personagem desta lição, é um exemplo de má lição de como destruir a história de um povo.
O nome Roboão significa ´o povo cresce´, mas ele não agiu em conformidade com a esperança de que seu nome lhe foi dado.
O nome Jeroboão significa ´o povo tornou-se numeroso´, porém, também este não viveu de acordo com o valor do nome que lhe fora dado.
Neste capítulo 12 de I Reis destacam-se estes dois personagens, e por eles vamos aprender que sempre, em qualquer lugar, para qualquer situação:
1 – Dependa de Deus;
2 – Consulte ao Senhor em oração;
3 – Entenda a vontade de Deus.
Provérbios 19.21: “Muitos propósitos há no coração do homem, mas o conselho do Senhor permanecerá”.
Roboão herdou do governo de seu pai Salomão, o sistema fiscal pesado, causa de opressão ao povo. Porque Salomão efetuou grandes e portentosas obras, e estas exigiram aumentos dos impostos.
Veremos mais adiante a resposta dura de Roboão e as suas consequências, diante do pedido para aliviar a carga tributária, como também o fato dele ter ouvido os conselhos tolos de seus amigos, que cresceram com ele, e desprezado o conselho experiente dos mais velhos.
Roboão não atentou para dois conselhos de sabedoria que seu pai Salomão ensinou:
1 – Provérbios 16.18: “A soberba precede a ruína, e a altivez de espírito precede a queda.”
Quando a ruína chega, a soberba já estava lá esperando-a. Altivez de espírito é a arrogância. A arrogância vem antes da queda. A palavra ´queda´ aqui, significa, literalmente, tropeço deslizante. E o salmista Asafe nos ensinou, no Salmo 73.18, que Deus põe o soberbo em lugares escorregadios. Porém, o que teme a Deus, o Senhor o segura pela mão direita – Salmo 73.23.
2 – Provérbios 15.1: “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.”
De fato, a experiência nos ensina que a resposta gentil e suave é lucrativa para quem assim fala, tanto mais é aceitável diante de Deus, pois assim procedeu o nosso Senhor Jesus. A resposta branda cativa o coração do nosso próximo, e seus frutos são bons: honra, paz e segurança. Diante de uma questão turbulenta, que o Espírito Santo nos traga à memória que ´a palavra branda desvia o furor.´ As conversas de desaforo, de cinismo e de atrevimento são vencidas pela humildade, e quando a ira se rompe, ela é vencida pela mansidão.
Roboão não retirou o jugo opressor dos impostos e ainda respondeu com durezas ao povo. Nós, porém, ao contrário de Roboão, somos chamados a seguir os passos do Senhor Jesus, “o qual, quando o injuriavam, não injuriava e, quando padecia, não ameaçava, mas entregava-se àquele que julga justamente” – I Pedro 2.23.
Mateus 11.29 e 30: “Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.
Vamos resumir o ambiente histórico sobre a divisão do reino de Israel, em Reino do Norte e Reino do Sul.
Roboão era filho e o sucessor de Salomão no trono. Após a morte de seu pai, as tribos do Norte, reunidas na cidade de Siquém, localizada na tribo de Efraim, reivindicaram uma urgente reforma tributária, que aliviasse a carga de impostos, pois estes estavam muito altos. O contexto era de insatisfação, e Jeroboão liderava as delegações reunidas.
O profeta Aías, em I Reis 11.26 a 35, profetizou a Jeroboão que este reinaria sobre dez tribos.
Diante deste pedido das tribos do Norte, a resposta de Roboão surpreendeu pela falta de sabedoria e pela prepotência, e com dureza falou ao povo: “Meu pai tornou pesado o vosso jugo, vou torná-lo ainda mais pesado. Meu pai açoitou vocês com chicotes; vou açoitá-los com escorpiões” – I Reis 12.14 – Nova Versão Internacional.
Diante desta resposta insensata, o reino foi dividido. Duas tribos, quais sejam, Judá e Benjamin, permaneceram ao lado de Roboão, constituindo o chamado Reino do Sul ou Reino de Judá, com capital em Jerusalém. As outras dez tribos formaram o chamado Reino do Norte, ou Reino de Israel, tendo como capital, inicialmente, a cidade de Siquém, depois Tirza e, mais adiante na história, firmou-se a capital em Samaria. O Reino do Norte proclamou a Jeroboão como seu rei.
Roboão agiu sem sabedoria e com prepotência, causando a divisão do Reino. Este subtópico é, sobretudo, de narrativa histórica. Porém, podemos aplicar as lições que dele extraímos a nosso favor.
Se não desejamos a divisão de nossa família, a separação entre irmãos, entre marido e mulher, temos conselhos bíblicos que podemos, com humildade, que muito benefício nos traz se os seguirmos:
1 – Antes de falar com a pessoa, fale com Deus. Nossos conflitos familiares surgem, em geral, de necessidades não satisfeitas. Quando pretensões são contrariadas. Ora, meus amados, somente Deus pode atender a todas nossas necessidades, sendo que somente Ele conhece quais são as nossas reais necessidades. Portanto, fale primeiro ao Senhor.
2 – Ponha foco na reconciliação e não em ter razão. A reconciliação limita-se a restaurar os relacionamentos. Quem somente quer ter razão, prende-se à causa do problema. Deus abençoa o pacificador, aquele que trabalha pela paz. Em geral, quando focamos na reconciliação do relacionamento, a causa do problema diminui e pode até perder a importância que dávamos antes.
Se Roboão, por primeiro, consultasse ao Senhor em oração para entender a Sua vontade, e focasse em manter os laços de unidade do povo, evitaria a divisão do Reino.
Meus amados, observamos que ´unidade´ não significa necessariamente ´uniformidade´. Unidade é harmonia no essencial. Uniformidade é ausência de conflito. Porém, não é pecado conflitar, opinar diferente, discordar sem ser desagradável. O pecado se dá quando o conflito decai para contenda, pois a contenda é pecado e estabelece a guerra. II Timóteo 2.24: “E ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos.”
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias