Buscar no blog

CPAD Adultos – 2º Trimestre 2024 – 26-05-2024 – Lição 8 – Confessando e abandonando o pecado

24/05/2024

Este post foi assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” – Provérbios 28.13

VERDADE PRÁTICA

Para desfrutar de um caminho de restauração e reconciliação com Deus, precisamos confessar o pecado e abandoná-lo uma vez por todos.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Salmos 51.1-12; I João 1.8-10 

Salmos 51

Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias.

Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado.

Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim.

Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que a teus olhos é mal, para que seja justificado quando falares e puro quando julgares.

Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.

Eis que amas a verdade no íntimo, e no oculto me faz conhecer a sabedoria.

Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais alvo do que a neve.

Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste.

Esconde a tua face dos meus pecados e apaga todas as minhas iniquidades.

10  Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.

11  Não me lance fora da tua presença e não te retires de mim o teu Espírito Santo.

12  Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.

Eu João 1

Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.

Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

10  Se dissermos que não pecamos, fazemos-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.

I – A CONFISSÃO DE PECADO

1 – Definição

Não há arrependimento sem confissão. I João 1.9 está escrito: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça” .

Neste versículo, a palavra ´confessar´ é o grego homologeo , com o sentido de ´fazer concerto, reconhecer, confessar, professar, dar graças e prometer. Tem o significado original de falar a mesma coisa que outra pessoa, ou seja, dizer as mesmas coisas.

Confessar é, então, nos termos desta Lição, dizer que se é pecador, assumir a condição de malfeitor e reconhecer-se merecedor da notificação eterna. Admita o erro e a desobediência contra Deus.

No hebraico, no Antigo Testamento, a palavra é todhah, significando um estender de mãos. Trazendo também a acepção de ´adoração´, ´ações de graças´.

2 – A confissão bíblica de pecado

Nesta Lição, estamos a tratar a confissão de pecados cometidos após a nossa conversão.

Nós confessamos nossos pecados quando nos convertemos pela primeira vez a Deus, reconhecendo que precisamos do perdão dele.

Mas, mesmo depois da conversão, continuando na carreira cristã, é importante confessar quando cometemos novos pecados, seja contra Deus ou contra outras pessoas. Um exemplo disso é quando Jesus ensina que se tivermos alguma coisa contra nosso irmão, devemos resolver isso antes de apresentar nossa oferta a Deus – Mateus 5:21-22: Ouvistes que foi dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu, porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raca será réu do Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno”. Isso significa que devemos buscar reconciliação e admitir quando erramos.

A Bíblia também nos mostra que a confissão de pecados é essencial para uma vida de comunhão com Deus. Por exemplo, no livro de Neemias, o povo de Deus confessou seus pecados antes de orar a Deus – Neemias 1:6: Estejam, pois, atentos os teus ouvidos, e os teus olhos, abertos, para ouvires a oração do teu servo, que eu hoje faço perante ti, de dia e de noite, pelos filhos de Israel, teus servos; e faço confissão pelos pecados dos filhos de Israel, que pecamos contra ti; também eu e a casa de meu pai pecamos”. E o Salmo 66:18 nos lembra que se guardarmos pecados em nossos corações, Deus não nos ouvirá.

3 – O símbolo da confissão de pecado

A Bíblia nos diz que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus – Romanos 3:10-12: “Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só”. Este versículo nos ensina que ninguém é perfeito e que todos nós cometemos pecados.

Quando nos arrependemos sinceramente e confessamos nossos pecados, Deus nos promete perdão. Provérbios 28:13 nos diz que quem confessa e deixa os seus pecados alcançará misericórdia.

Ao confessarmos nossos pecados, recebemos consolo para nossa alma e nossa vida espiritual é restaurada. É como se um peso fosse tirado dos nossos ombros, e podemos recomeçar com um coração limpo diante de Deus.

Portanto, a confissão de pecados é um símbolo de humildade e sinceridade diante de Deus. É um passo importante para recebermos o perdão e a misericórdia de Deus, e para restaurarmos nossa comunhão com ele.

II – O PERIGO DO PECADO NÃO CONFESSADO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboç o CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!  

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões)  – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missões na Venezuela;

CLIQUE AQUI  para ser nossa parceria e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada