Buscar no blog
18/04/2024
“Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” – Filipenses 3.20
O crente deve viver a vida cristã com a mente voltada para o céu como sua legítima esperança.
Filipenses 3.13,14, 20,21; Apocalipse 21.1-4
Filipenses 3
13 – Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim,
14 – prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
20 – Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,
21 – que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas.
Apocalipse 21
1 – E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
2 – E eu, João, vi a Santa Cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
3 – E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.
4 – E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porque já as primeiras coisas são passadas.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.
Céu: morada de Deus e pátria dos crentes! Colossenses 3.2 está escrito: “Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra”. Este é o tema desta Lição. Somos exortados pelas Escrituras a fixarmos a mente e mantermos o foco nas coisas do alto, nas coisas do céu, que tem valor eterno, e não nas que são de baixo, terrenas, que apenas tem valor temporal.
A palavra hebraica mais frequentemente usada com referência a ´céu´ no Antigo Testamento é samayim, que significa ´coisas voltadas para cima´ ou ´as alturas´. No grego do Novo Testamento é ouranos, que denota ´céu´ ou ´ar´. Estas palavras referem-se à atmosfera imediatamente acima da terra – céu atmosférico – ao firmamento onde o sol, a lua e as estrelas estão localizados – céu sideral -, à habitação de Deus e à habitação dos anjos – os céus dos céus.
O Léxico de Strong anota que, samayim – ´céu´ – ocorre 421 vezes no Antigo Testamento. E ouranos, substantivo grego, ocorre 278 vezes no Novo Testamento.
Segundo certos escritos antigos da literatura da tradição judaica, supõe-se que existam sete céus, baseando-se que em Gênesis 1.6, quando Deus criou o firmamento, ou seja, a ´expansão´, Ele disse a palavra ´haja´, que no hebraico tem o valor do número ´sete´. Mas, segundo as Escrituras se referem, existem três céus: o céu atmosférico – Atos 14.17: “Contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos…”; o céu estelar – Gênesis 1.14: “E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus…”; e o chamado terceiro céu, a habitação de Deus – Deuteronômio 10.14: “Eis que os céus e os céus dos céus são do Senhor, teu Deus…” e II Coríntios 12.2: “Conheço um homem em Cristo que, há catorze anos (se no corpo, não sei; se fora do corpo, não sei; Deus o sabe), foi arrebatado até ao terceiro céu”.
Sendo o ponto de entrada do crente na carreira que nos está proposta é a porta estreita, o ponto de chegada é a salvação – I Pedro 1.9: “Alcançando o fim da vossa fé, a salvação da alma” – desfrutada no céu.
Em II Coríntios 5, Paulo ensina que o céu é a habitação de Deus e, consequentemente, a do crente fiel. Em II Coríntios 12.2 Paulo chama o Paraíso de terceiro céu. Designando em outros de seus escritos como ´região celestial´, ´lugares celestiais´- I Tessalonicenses 4.17 e Efésios 2.6.
O escritor aos Hebreus 3.1 fala-nos da ´vocação celestial´, ou seja, da chamada do crente ao céu. A qual Paulo escreveu que se trata de uma soberana vocação. A chamada celestial se sobrepõe a todas as demais.3 – O alvo do cristão
A esperança do céu é uma das bênçãos de estar em Cristo.
O céu é o lugar de nossa libertação da maldição do pecado. Na arca de Noé não houve dilúvio. No céu, morada do Altíssimo, não há condenação.
O céu, alvo do cristão, destino final do crente, é o lugar do desfrute da vida eterna. Em Colossenses 2.10 está escrito: ”E estais perfeitos nele…”. Perfeitos tem o sentido de preenchidos por completo, vida eterna em plena união e comunhão com o Senhor Jesus.
Conta-se que um oficial se aproximou do general, num campo de batalha, e gritou jubiloso: “Tomamos uma bandeira do inimigo! “. Ao que o general replicou: “Tome a próxima, tome outra! “. É outra maneira de dizer “Prossiga para o alvo”. O céu é muito mais! É a nossa chamada que supera todas as demais!
Para continuar lendo esse esboç o CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nossa parceria e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias