Buscar no blog
13/04/2024
“Porfiai por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão” – Lucas 13.24.
A porta estreita não é uma opção, mas a única alternativa disponível para o crente entrar no Céu.
Mateus 7.13, 14; 3.1 – 10.
Mateus 7
13 – Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela.
14 – E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
Mateus 3
1 – E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia
2 – e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.
3 – Porque este é o anunciado pelo profeta Isaías, que disse: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas.
4 – E este João tinha a sua veste de pelos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos e alimentava-se de gafanhotos e de mel silvestre.
5 – Então, ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judeia, e toda a província adjacente ao Jordão;
6 – e eram por ele batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados.
7 – E, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus que vinham ao seu batismo, dizia-lhes: Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira futura?
8 – Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento
9 – e não presumais de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que mesmo destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão.
10 – E também, agora, está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada no fogo.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.
Depois de vermos, na primeira Lição, como se inicia o nosso caminho rumo ao Céu, ou seja, pelo novo nascimento, agora analisaremos este ato de escolha entre a porta estreita e a porta larga. Efésios 2.8: “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus”.
´Porta´ – no Antigo Testamento há três palavras que trazem tal significado: dal, délet, sa´ar e também no grego, mais três palavras: thyra, pyfê e pylõn. O sentido é sempre o mesmo, ou seja, de uma abertura que permite a entrada e saída de pessoas, animais e coisas.
As cidades antigas da Palestina, maiormente, não tinham praças. Então os moradores se reuniam e se encontravam junto às portas. Na Jerusalém bíblica contavam-se doze portas – leia Neemias capítulo 3 e capítulo 12.39. Hoje, existem oito portas e com outros nomes diferentes dos citados no livro de Neemias.
Portanto, a ideia da metáfora de ´porta estreita´ está enraizada como imagem na cultura e tradição judaica e cristã. As portas estreitas das antigas cidades palestinas serviam para controlar o acesso e como estratégia de proteção contra invasores.
O Léxico Grego de Thayer nos ensina que ´caminho´, como metáfora, como figura de linguagem, é especialmente frequente no hebraico do Antigo Testamento quanto no grego do Novo Testamento. Denota um curso de conduta, uma maneira de pensar, de sentir e de decidir. Traz a ideia de uma jornada a ser percorrida. Portanto, figurativamente, o modo como se anda.
Strong nos ensina que ´estreito´ origina-se do verbo grego thlibõ – propriamente esfregar, comprimir, pressionar. Figurativamente, ser afligido, angustiado, oprimido. Sobretudo, era comumente usada para no sentido de espremer, prensar, pressionar uvas.
Assim como uvas são pressionadas para produzir vinho, nós também podemos sentir pressão em nossas vidas enquanto esforçamos por viver de acordo e obediência aos ensinamentos do Senhor Jesus. Enfrentamos oposição, lutas, ardis do Inimigo e até mesmo sofrimento. Ao escolhermos por seguir o caminho apertado, escolhemos uma vida de integridade, amor e serviço a Deus e ao próximo. Por este caminho, chegaremos à vida eterna!
Porta larga e caminho espaçoso é seguir o curso deste mundo. Prazeres terrenos e carnais postos antes e acima dos mandamentos divinos. Os próprios interesses e desejos postos antes e acima do padrão moral revelado na Bíblia. A porta larga e o caminho espaçoso não consideram o fim, nem as consequências morais e espirituais por seguir assim.
II Coríntios 2.11: “Porque não ignoramos os seus ardis”. A porta larga e o caminho espaçoso é uma armadilha do diabo para tanto afastar os mundanos do caminho do Senhor, quanto desviar os desapercebidos da fé salvadora. Qual é o ardil? A porta larga e o caminho espaço promovem a satisfação imediata, o prazer instantâneo, contra a perseverança em fazer o bem, em estar em submissão aos mandamentos do Senhor.
A porta larga e o caminho estreito são uma tentação para seguir a multidão!
II – PORQUE ENTRAR PELA PORTA ESTREITA É DIFÍCIL
Para continuar lendo esse esboç o CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nossa parceria e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias