Buscar no blog

CPAD Adultos – 2º Trimestre 2024 – 09-06-2024 – Lição 10 – Desenvolvendo uma consciência de santidade

07/06/2024

Este post foi assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor” – Hebreus 12.14

VERDADE PRÁTICA

Na jornada para o Céu, devemos estar conscientes do respeito da necessidade de ter uma vida santa para nos encontrarmos com o Senhor.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

IPedro 1.13-21 

13  Portanto, cingindo os lombos do seu entendimento, sede sóbrios e espero sinceramente na graça que vocês ofereceram a revelação de Jesus Cristo, 

14  como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; 

15  mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, 

16  porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo. 

17  E, se invocais por Pai aquele que, segundo sem recepção de pessoas, julga a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo de sua peregrinação, 

18  sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que foste resgatados da tua vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos teus pais, 

19  mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado, 

20  o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós; 

21  e por ele credes em Deus, que o ressuscitou dos mortos e a deu glória, para que a tua fé e esperança residam em Deus.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.

Prosseguindo no tema deste 2º trimestre – A Carreira que nos está proposta – hoje veremos que, para alcançar o fim da nossa fé, ou seja, estarmos para sempre com o Senhor Jesus, durante uma jornada para o Céu, devemos conscientizarmos de que Deus é santo e nós perseveramos no processo de santificação.

I – UMA PERSPECTIVA BÍBLICA DA SANTIFICAÇÃO

1 – Santificação no Antigo Testamento

Informa-nos Strong que qodesh , adjetivo hebraico transliterado kadosh , definido como ´sagrado´, separado para Deus ou cerimonialmente ou moralmente. E refere-se a Deus por eminência (a qualidade proeminente e elevada de Deus, Sua incomparável transcendência superior).

O uso de qodesh , no Antigo Testamento, é para o trono celestial, separação de impureza, para um lugar sagrado, ao pátio do Tabernáculo, às pessoas, ao tempo, aos anjos e ao Nome de Deus.

No Antigo Testamento, a primeira ocorrência dessa palavra está no Êxodo 3.5: “Não te chegas para cá – diz Deus a Moisés, falando de dentro da sarça ardente – “tira as escondidas dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa” –ARA. E a última, em Zacarias 14.5: “…virá o Senhor, meu Deus, e todos os santos contigo, ó Senhor” .

2 – No Novo Testamento

No Novo Testamento ´santidade´ é o verbo grego hagiosyne . Santo – hagio . A santidade, no Novo Testamento, pertence a todos os santos. Uma palavra comum para todos os crentes que são santos. Não se trata de pessoas preeminentes na santidade, mas sim de crentes de modo geral.

É este o significado geral de uma declaração de uma declaração, por exemplo, como esta de I Coríntios 1.30: “Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, e justiça, e santificação, e redenção ” .

A santidade, no NT, é uma realidade interna para todos quantos pertencem, verdadeiramente, a Cristo.  

3 – A santidade ocorre pela palavra

I Pedro 1.15: “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver”.

A nossa chamada celestial é cumprida pelas obrigações que nos impõem: “sede vós também santos” . Ou seja, santo como é santo aquele que te chamou. Parece que o apóstolo Pedro gosta de referir-se aos crentes como chamados – I Pedro 2.9; I Pedro 2.21; IPedro 3,9; I Pedro 5.10; II Pedro 1.3; IIPedro 1.10. Ao imperativo ´sede santos´ (mandando) entendemos que Deus nos separa do mundo tenebroso, e nos escolhemos para sermos como joias preciosas demais para Ele mesmo. Sobretudo, a palavra ´santidade’ tem o sentido de separação, ou seja, separada para um uso peculiar. E a exigência é a de sermos santos para Deus.

Dos atributos divinos, Deus não exige de nós, por exemplo: ´sede oniscientes, ou onipresentes, ou ainda onipotentes´, porém, diante de Seu atributo de ´santidade´, Ele exige de nós que também sejamos ´santos´.

II – A SANTIFICAÇÃO E SEUS ESTÁGIOS

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboç o CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!  

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões)  – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missões na Venezuela;

CLIQUE AQUI  para ser nossa parceria e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada