Buscar no blog
06/04/2024
João 3:3
3 Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. (ARC)
O novo nascimento marca o início da jornada do crente em Jesus Cristo.
João 3:1-8
1 E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.
O tema geral deste segundo trimestre de 2024 é “a carreira que nos está proposta”, baseando-se em Hebreus 12.1: “Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta”.
Carreira, caminho, peregrinação são palavras que expressam o nosso chamado das trevas para a gloriosa luz – I Pedro 2.9. O nosso transportar deste mundo tenebroso para a pátria celestial.
E o início desta caminhada é o novo nascimento.
Os crentes temos dois nascimentos: o natural e a nova vida em Cristo. Celebramos duas datas nesta vida: o dia de nosso nascimento natural e o dia de nosso novo nascimento em Cristo Jesus.
Vida natural – temos sete estágios na vida natural:
1 – Infância; 2 – Criança; 3 – Adolescência; 4 – Jovem; 5 – Adulto; 6 – Maturidade; 7 – Velhice. Curioso é observar que a gestação humana, geralmente, ocorre em 280 dias, ou 40 vezes 7. Relembrando que 40 é, biblicamente, o número da provação. No início e no fim destes estágios há dois marcos: o do nascimento e o da morte. E atravessamos estas fases, passando por dias no vale e dias na montanha – Deuteronômio 8.7: “Porque o Senhor, teu Deus, te mete numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes e de abismos, que saem dos vales e das montanhas” – concluindo a jornada com a morte. Jesus, ao falar este versículo: “O que é nascido da carne é carne” – João 3.6, para o senador Nicodemos, está se referindo precisamente a essa jornada terrena, à nossa existência física, finita e frágil neste mundo.
Vida espiritual – Por outro lado, Ele também disse: “O que é nascido do Espírito é espírito” – João 3.6.
Assim Ele nos convida a transcender, a ir além da mera existência física e entrar em na realidade espiritual da vida eterna, onde somos renovados e transformados pela graça de Deus. Nessa jornada com Cristo, encontramos sentido e propósito verdadeiros, experimentando uma comunhão íntima com o Pai Celestial e vivendo de acordo com Seus princípios de amor e justiça.
Da mesma maneira que a vida natural, em termos de comparação dos estágios, temos as etapas da vida espiritual em Cristo Jesus. Crescemos na fé, na graça, no conhecimento Dele, na justiça em Cristo, na comunhão com Ele, até expressarmos a imagem do Senhor Jesus em nós, quando da glorificação.
Deuteronômio 8.7: “Porque o Senhor, teu Deus, te mete numa boa terra, terra de ribeiros de águas, de fontes e de abismos, que saem dos vales e das montanhas”, traduz a nossa caminhada após, pelo arrependimento e fé, após nascermos de novo na nova vida em Cristo Jesus.
Somos introduzidos na ´boa terra´ que é Cristo. Paulo, em Colossenses 2.6 e 7 diz-nos que andamos em Cristo e com as raízes firmadas Nele: “Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, arraigados e edificados nele e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, crescendo em ação de graças”.
E esta ´boa terra´, esta peregrinação em Cristo é marcada como uma terra de ribeiros de águas, de fontes e de mananciais profundos (ARA), que nos indicam a presença de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo nesta jornada.
Ribeiros (ou rios) de águas refere-se à Pessoa bendita do Espírito Santo. João 7.38 e 39: “Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre. E isso disse ele do Espírito, que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado”. Rios de águas vivas fluirão de nosso interior, e isto disse Ele do Espírito Santo!
Fontes – refere-se à Pessoa gloriosa do Senhor Jesus – Isaías 12.3: “E vós, com alegria, tirareis águas das fontes de salvação”. Em João 7.37 o Senhor Jesus, no grande dia da festa, pôs-se em pé e clamou: “Se alguém tem sede, que venha a mim e beba”. Em Apocalipse 22.17 está escrito sobre Jesus: “E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida”.
Mananciais profundos – o nosso Deus Pai é este manancial referido em Salmos 36.9: “Porque em ti está o manancial da vida”. No Brasil (e em áreas da Argentina, Uruguai e Paraguai), temos o aquífero Guarani – águas subterrâneas com manancial profundo, até dois mil metros de profundidade, de águas potáveis. Trata-se do segundo maior aquífero do Mundo, capaz de abastecer a população brasileira por 2.500 anos. Porém, nos estados do Pará, Amazonas e Amapá, temos outro, chamado Aquifero Alter do Chão, com o dobro da extensão do Aquífero Guarani. Ambos são mananciais de águas subterrâneas. Seus números impressionam. Porém, maior é o nosso Deus Pai, por esta ilustração, glorificado como um manancial cujas águas nunca faltam!
Esta Santíssima Trindade, bendita, gloriosa e amada – Deus uno em essência, indivisível em natureza e que subsiste eternamente em três Pessoas – O Pai, o Filho e o Espírito Santo, iguais em poder, glória e majestade e distintas em função, manifestação e aspecto – trabalham a favor de nossa peregrinação.
Para continuar lendo esse esboç o CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nossa parceria e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias