Buscar no blog

CPAD Adultos – 2º Trimestre 2024 – 02-06-2024 – Lição 9 – Resistindo à tentação no caminho

30/05/2024

Este post foi assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

Mateus 26.41 

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”.

VERDADE PRÁTICA

No lugar de ceder à tentação, é melhor triunfar sobre ela.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Mateus 4.1-11 

 1  Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;

E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

Então o diabo o transportou para a Cidade Santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,

e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos darão ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra.

Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentes o Senhor, teu Deus.

Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles.

E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

10  Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás.

11  Então, o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos e o serviram.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.

Na continuação do tema deste segundo trimestre, hoje veremos sobre a tentativa. Em português, a palavra ´tentação´ tem a mesma origem de ´tentativa´, do verbo ´tentar´, com o sentido de sugestão, de projeto e planejado algo que ainda não se realizou. É o uso de meios para alcançar um fim. A tentativa em si, ainda não é alteração da realidade. Portanto, o tentado ainda não pecou – Hebreus 4.15: “…em tudo foi tentado, mas sem pecado” . O nosso Senhor Jesus foi tentado, semelhante há como somos hoje, mas não pecou. Nesta introdução, vemos que a tentativa somente se torna pecado quando a sugestão para a prática o mal é aceita e a tentativa cede a ela.

I – A TENTAÇÃO E SUA ESFERA HUMANA

1 – Conceito bíblico de tentativa

Na Bíblia, há mais de uma palavra para tentativa.

No Antigo Testamento, a palavra hebraica “massáh” é usada.

Ela significa “teste” ou “provação”. Por exemplo, quando os israelitas estavam no deserto, Deus os testou para ver se confiavam nele Deuteronômio 8.2: Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o Senhor, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos”.

No Novo Testamento, duas palavras gregas são usadas para descrever tentação. A primeira é “peirasmós”, que também significa “teste” ou “prova”, e é encontrada, por exemplo, em e Tiago 1.2:  Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações”.

A segunda palavra grega, no Novo Testamento, é o verbo peirázó, que significa testar ou submeter à prova.

2 – Duas vias da tentação

A primeira fonte da tentação é o próprio homem, ou seja, nós mesmos, o nosso “eu” é um fator que pode dar origem à tentação. Tiago 1.14 nos informa que “cada um é tentado quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência”. O homem é um ser moral, ou seja, alguém que tem consciência em si mesmo de que existem coisas certas e coisas erradas. Dotado de liberdade, o chamado livre arbítrio, tem o poder de escolher entre servir e obedecer a Deus ou não.

A segunda via da tentação é a que vem do Diabo. Encontramos um exemplo desta verdade no relato do Jardim do Éden, onde Satanás tentou Eva a desobedecer a Deus – Gênesis 3. Também vemos o Senhor Jesus sendo tentado pelo Diabo no deserto – Mateus 4. 1-11. Nessas situações, a tentação vem com o objetivo de nos desviar do caminho que Deus estabeleceu para nós, tentando nos afastar do propósito do Senhor para a nossa vida.

3 – Tentação: um fenômeno humano

Não se deve confundir a tentação com a provação. A ´provação´, de fato, tem origem em Deus. Através da provação, Deus tem propósito de edificação espiritual. Deus nos ama. Todos os Seus atos são fundamentados em Seu amor por nós. Por outro lado, a ´tentação´ nunca tem objetivos de edificar, antes, de destruir. Tentação é diferente de provação.

Definido assim, que a tentação não pode ter origem em Deus, como se vê, percebemos que sua origem se encontra no próprio homem, ou no Inimigo, combinado com as suas hostes espirituais, através do mundo e da carne. A tentação é algo humano, pertencente aos homens, são deste nível das experiências terrenas.

A tentação é uma realidade desta peregrinação, e pode impedir o crente de alcançar a vida eterna, quando este cede às suas intenções maldosas. Não vem de Deus. Assim, a tentação pode ser vencida! Esta é uma esperança que temos: a de que podemos vencer a tentação!

II – O SENHOR JESUS E A TENTAÇÃO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboç o CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!  

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões)  – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missões na Venezuela;

CLIQUE AQUI  para ser nossa parceria e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada