Buscar no blog
23/06/2023
“Ora, jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro”. – João 11.5.
Dentro da família, a amizade com Cristo evoca comunhão, conselho, simpatia e reciprocidade nos relacionamentos.
Lucas 10. 38 a 42; João 11.5, 11.
Lucas 10
38 – E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa.
39 – E tinha esta uma irmã, chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.
40 – Marta, porém, andava distraída em muitos serviços e, aproximando-se, disse: Senhor, não te importas que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe, pois, que me ajude.
41 – E, respondendo Jesus disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas.
42 – mas uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.
João 11
5 – Ora, Jesus amava a Marta, e a sua irmã, e a Lázaro.
11 – Assim falou e, depois, disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Chegamos ao final das Lições sobre os Relacionamentos em Família. E, nesta última lição do trimestre, aprenderemos (ou recordaremos) da necessidade de termos a presença do Senhor Jesus no nosso lar.
Alguém disse que a melhor forma de ter um amigo, é ser um amigo. O Senhor Jesus, vemos pelos Evangelhos, apreciava estar com pessoas.
Ele era uma pessoa agradável. Sempre disponível. Não fazia acepção de pessoas. Nos primeiros contatos, o Senhor Jesus aceitava os outros como eles eram. Pois, a convivência com Cristo os tornariam parecidos com Ele. O Senhor Jesus tratava as pessoas na perspectiva do que elas poderiam ser transformadas. O escritor alemão Goethe (pronuncia-se ´Gutan´) propôs que, se nós tratarmos a alguém como ela é, então ela se tornará pior. Mas, se a tratarmos como se ela fosse o que deveria ser, ela se tornará melhor.
Nesta Lição, vamos aprender de uma família de Betânia, que desfrutou de amizade especial com o Senhor Jesus.
Trata-se da família de Marta, Maria e Lázaro.
A cidade de Betânia existe até hoje, com o nome de Lazaryeh (“cidade de Lázaro”). Distancia-se a 3 quilômetros de Jerusalém. O significado do nome ´Betânia´ não é pacífico. Há que registre que o nome se deriva do grego, a partir de uma contração do hebraico, significando ´casa de Ananias´, outros afirmam que Betânia significa ´casa dos figos verdes´, ou ´casa das tâmaras verdes´, e alguns estudiosos entendem que significa ´casa da aflição´ e, também, ´casa da obediência´.
O certo é que o Senhor Jesus se hospedava na casa dessa família de três irmãos, aparentemente, ainda solteiros e sem os pais.
Cumprindo o Seu ministério, o Senhor Jesus, a caminho de Jerusalém, era recebido por esta família de Lázaro, Marta e Maria.
Nas peregrinações rumo a Jerusalém, era necessário passar por Betânia, sobretudo para quem vinha da Galiléia. O Senhor Jesus participou das três grandes festas de Israel, estabelecidas na Lei: Páscoa, Pentecostes e dos Tabernáculos. Portanto, subiu a Jerusalém para cumprir a Lei, quando se hospedava com os seus amigos, como bem exemplificado na narrativa mais conhecida de Lucas 10.38 a 42.
Nesta ocasião, Maria, a hospedeira que se assentou aos pés de Jesus para ouvi-Lo, muito nos ensina. Que cada um de nós a imite. Posso ser um crente ocupadíssimo, e mesmo assim não compreender a Graça de Deus. Ou posso discernir a minha indignidade diante de Jesus. Ou aprender, como discípulo, reconhecendo a minha ignorância. Ou ainda mais, receber a Jesus, em meu coração, por consciência de meu vazio interior. “Aos pés de Jesus”, é o amor aquietando-se para ouvir: “Ouvia a sua palavra” – Lucas 10.39. Ninguém pode ouvir a Palavra de Deus, se não escolher dar de seu tempo a ela, e se não agir com humildade.
Três bênçãos, no mínimo, desfrutam aqueles que recebem Jesus em casa:
1 – Plena alegria;
2 – Perfeita paz;
3 – Total segurança.
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias