Buscar no blog
08/04/2023
“E amava Isaque a Esaú, porque a caça era do seu gosto, mas Rebeca amava a Jacó”. – Gênesis 25.28
A preferência de filhos dentro do lar gera divisão e promove o egoísmo na formação deles.
Gênesis 25.19 a 28
19 – E estas são as gerações de Isaque, filho de Abraão: Abraão gerou a Isaque;
20 – e era Isaque da Idade de quarenta anos, quando tomou a Rebeca, filha de Betuel, arameu de Padã-Arã, irmã de Labão, arameu, por sua mulher.
21 – E Isaque orou instantemente ao Senhor por sua mulher, porquanto era estéril; e o Senhor ouviu as suas orações, e Rebeca, sua mulher, concebeu.
22 – E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi-a perguntar ao Senhor.
23 – E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas: um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.
24 – E, cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.
25 – E saiu o primeiro, ruivo e todo como uma veste cabeluda; por isso, chamaram o seu nome Esaú.
26 – E, depois, saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso, se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou.
27 – E cresceram os meninos. E Esaú foi varão perito na caça, varão do campo; mas Jacó era varão simples, habitando em tendas.
28 – E amava Isaque a Esaú, porque a caça aera do seu gosto; mas Rebeca amava a Jacó.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Nesta lição aprenderemos que os pais não devem tomar partido no relacionamento com os filhos.
Jó 42.2: “Bem sei eu que tudo podes, e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedido”.
Jó bem discerniu, por revelação, esta verdade imutável: nenhum plano de Deus pode ser frustrado. Nenhum propósito do Senhor pode ser negado a Ele. Jó, neste versículo, descreve o poder, a soberania e o conhecimento ilimitados de Deus.
Isaque e Rebeca estava na linhagem piedosa que fazia parte do plano eterno de Deus para gerar a Jesus Cristo, o Senhor e Salvador de todos nós. A esterilidade de Rebeca não seria impedimento para o Deus Criador. O passar dos anos não poderia nunca jamais frustrar o propósito divino. Isaque e Rebeca tiveram a Esaú e Jacó depois de anos de oração. A fé pode ser provada, a perseverança é testada, mas o cumprimento das promessas de Deus é sempre certo. Nenhum plano de Deus pode ser impedido. As misericórdias a muito esperadas são as mais bem-vindas quando chegam!
A palavra ´presciência´ não ocorre no Antigo Testamento. No A. T. menciona-se sobre o conhecimento de Deus. No Novo Testamento, ocorre por cinco vezes. Sempre ligada às pessoas, e não a acontecimentos. No plano eterno presciente de Deus não há determinismo, acaso que causa alguma coisa, fatalidade, destino inevitável.
Atos 15.17 e 18: “…diz o Senhor, que faz todas estas coisas que são conhecidas desde toda a eternidade”. Deus conhece desde toda a eternidade aquilo que será durante toda a eternidade. Contudo, Ele reconhece a liberdade e a responsabilidade de cada criatura. É impossível não se render diante dos mistérios de nosso Deus Eterno. Quão inescrutáveis são os seus caminhos! Não saber conceituar e entender a presciência de Deus com exatidão, não deveria ser motivo de discórdia ou causar confusão em qualquer crente, mas, antes, deveria ser motivo de temor e adoração!
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias