Buscar no blog
06/05/2023
“Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor”. – Colossenses 3.20
O modo de criar e educar tem impacto no comportamento de nossos filhos no mundo, mas não anula a responsabilidade individual das escolhas deles.
Juízes 13.1 – 7, 24; 1 – 3
Juízes 13
1 – E os filhos de Israel tornaram a fazer o que parecia mal aos olhos do Senhor, e o Senhor os entregou na mão dos filisteus por quarenta anos.
2 – E havia um homem de Zorá, da tribo de Dã, cujo nome era Manoá; e sua mulher era estéril e não tinha filhos.
3 – E o Anjo do Senhor apareceu a esta mulher e disse-lhe: Eis que, agora, é estéril e nunca tens concebido; porém conceberás e terás um filho.
4 – Agora, pois, guarda-te de que bebas vinho ou bebida forte, nem comas coisa imunda.
5 – Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu.
6 – Então a mulher entrou e falou a seu marido, dizendo: Um homem de Deus veio a mim cuja vista era semelhante à vista de um anjo de Deus, terribilíssima; e não lhe perguntei de onde era, nem ele me disse o seu nome.
7 – Porém disse-me: Eis que conceberás e terás um filho, agora, pois, não bebas vinho nem bebida forte e não comas coisa imunda; porque o menino será nazireu de Deus, desde o ventre até o dia da sua morte.
24 – Depois, teve esta mulher um filho e chamou o seu nome Sansão; e o menino cresceu e o Senhor o abençoou.
Juízes 14
1 – E desceu Sansão a Timna; e vendo em Timna a uma mulher das filhas dos filisteus,
2 – subiu, e declarou-o a seu pai e a sua mãe, e disse: Vi uma mulher em Timna, das filhas dos filisteus; agora, pois, tomai-ma por mulher.
3 – Porém, seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos, nem entre todo o meu povo, para que tu vás tomar mulher dos filisteus, daqueles incircuncisos? E disse Sansão a seu pai: Tomai-me esta, porque ela agrada aos meus olhos.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Tendo como referência narrativa a família e a história de Sansão, hoje estudaremos que os pais, temos a responsabilidade de criar os filhos segundo a Palavra do Senhor, e os filhos, quando crescem, são responsáveis por suas próprias escolhas. Às vezes, e muitas vezes, as más escolhas de um filho são frutos da falta de temor a Deus ou mais de seu mau caráter do que da sua criação, sobretudo, quando criados por pais fiéis.
Israel estava vivendo dias espirituais pesarosos. Em termos sociais, estavam oprimidos pelos filisteus. Tudo isto como consequência da queda de Israel na idolatria, portanto, estavam a sofrer os castigos deste desvio grosseiro e horrível.
Lendo Juízes 13.1, vemos que a maioria em Israel estava vacilando na fé do Deus de seus pais. A maioria hasteava a bandeira da incredulidade em Deus. Meus amados, quão alto espiritualmente um crente cheio de fé sobe, quando está perto de Deus. Quão baixo um crente pode cair, quando Deus retira a sua mão. Assim, por cair na idolatria, o Senhor enviou o juízo pelas mãos dos filisteus, que oprimiam a Israel por quarenta anos. Bem-aventurando o crente que, quando há deplorável situação espiritual ao redor, há socorro próximo para levantá-lo. Isto veremos no próximo subtópico.
Se Israel estava caído na idolatria, Manoá e sua esposa estavam elevados no temor a Deus. Ainda havia esperança para Israel, pois um casal da tribo de Dã, morando a 22 km de Jerusalém, na fronteira entre Dã e a tribo de Judá, recebeu a visitação divina.
A crise em Israel era grave e, humanamente falando, a libertação era impossível. Deus usou meios improváveis para fins de graça, abundante graça. Pois a mulher visitada pelo Senhor e escolhida, era uma mulher comum, sem posição social, e era estéril. Sim, a mão do filho prometido era estéril.
Meus amados, o padrão do mundo não é o padrão celestial. Paulo escreveu que “Deus escolheu as coisas humildes deste mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são” – I Coríntios 1.28 – Almeida Revista e Atualizada. Deus visitou a anônima mulher de Manoá, que no contexto social daquela época, em Israel, era insignificante. Aos olhos de Deus, a fé foi o elemento indispensável para Ele agir através daquele temente casal.
Juízes 13.8b: “…nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer”.
Este é o desejo de todos os pais crentes: ter um manual de orientações divinas de como criar os filhos. É a oração mais esperada de pais que temem a Deus: “Pai celestial, em nome do Senhor Jesus, ensina-me, dá-me direção dos céus, guia-me com as Tuas instruções como criar ao meu filho”. Ora, Deus ouviu a oração de Manoá e este recebeu as instruções divinas de como criar a Sansão. O nazireado está regulamentado em Números 6.1 a 21. Na consagração do nazireu a Deus, o básico, além de outras restrições, são o que o Anjo declarou aos pais de Sansão: abster-se de vinho e bebida forte, de alimentos imundos, não tocar em corpos mortos e não cortar os cabelos.
O significado era de compromisso de consagração a Deus, de vida dedicada a Deus, de viver pela fé. De vida moldada diariamente na muita confiança na Palavra de Deus, até porque a Bíblia é o manual de Deus para a vida e o caráter. A resposta de Deus à oração dos pais, pedindo para ensinar a como criar o filho, parece-nos resumida na frase: dependa de Deus todos os dias.
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias