Buscar no blog
12/04/2025
“Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” – João 3.3
O Novo Nascimento é o modo bíblico de transformação radical da natureza do pecador.
João 3.1-9, 16
1 E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
4Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
9 Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso?
16 – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.
Na continuação das lições sobre o Evangelho de João, hoje estudaremos a doutrina da obra da Regeneração – o Novo Nascimento.
Nicodemos é um nome pessoal que significa “vitória do povo” – do grego nikos: vitória mais demos: povo. No Novo Testamento, Nicodemos é um fariseu e membro do conselho governante judaico, o Sinédrio. O chamado Grande Sinédrio compunha-se de setenta e um senadores: um líder geral, chamado de príncipe, o principal sumo-sacerdote e mais 70 (setenta) membros, que se reunia no Templo em Jerusalém. Ele é conhecido por suas interações com Jesus, onde busca entender os ensinamentos de Jesus e depois manifesta apoio a Ele. Seu nome ocorre por cinco vezes no Novo Testamento.
Nicodemos era um fariseu, seita conhecida pela adesão estrita à Lei e às tradições. Como membro do Sinédrio, ele ocupava uma posição de autoridade e influência na sociedade judaica.
João 3.2: “Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele”.
Nicodemos se dirige a Jesus como “Rabi”, um termo de respeito que significa “mestre”. Apesar de sua própria posição como um fariseu culto, Nicodemos reconhece a autoridade e a sabedoria de Jesus. “Bem sabemos que és mestre vindo de Deus” – Esta declaração implica uma consciência da autoridade divina de Jesus e se alinha com as profecias do Antigo Testamento de um professor ou profeta vindouro como Moisés – Deuteronômio 18.15: “O Senhor, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis”.
“Ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes” – Os “sinais” se referem aos milagres que Jesus realizou, que eram vistos como evidência do poder divino. No Evangelho de João, os sinais são significativos, pois revelam a identidade e a missão de Jesus. ´Sinais´- grego semeion, significa ´marca, prova, milagres para ensinar lições´. Esses atos cumprem as profecias do Antigo Testamento sobre o Messias realizando feitos milagrosos – Isaías 35.5 e 6: “Então, os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então, os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará, porque águas arrebentarão no deserto, e ribeiros, no ermo”. As obras de Jesus são um testemunho de Sua origem e missão divinas.
João 3.3: “Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus”.
A repetição de “na verdade, na verdade” – grego: “amém, amém”. No Novo Testamento, ´na verdade, na verdade´ é o grego ´amém´, ´assim seja´ que é usado para afirmar a veracidade de uma declaração. É frequentemente empregado no final de orações ou doxologias (hinos de adoração) para expressar concordância ou confirmação. Jesus frequentemente usa “amém, verdade” (frequentemente duplicado como ´Na verdade, na verdade´) para enfatizar a verdade e a importância de Seus ensinamentos. enfatiza a importância e a certeza da declaração de Jesus. A repetição de “na verdade” – grego: “amém, amém”, é usada para afirmar autoridade e veracidade, ressaltando que o que se segue é uma verdade fundamental. Ela reflete a autoridade divina de Jesus e Seu papel como o Mestre dos mestres.
O termo “nascer de novo” também pode significar “nascido do alto” (grego ´anõthen´), indicando um renascimento espiritual. Este conceito é fundamental na teologia cristã, significando uma transformação que ocorre por meio do Espírito Santo. Ele se conecta a temas do Antigo Testamento de renovação e limpeza, como Ezequiel 36.25 a 27: “Então, espalharei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E vos darei um coração novo e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei o coração de pedra da vossa carne e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis”, onde Deus promete dar um novo coração e espírito. Este ´nascer de novo´ é necessário para entrar em um relacionamento com Deus e é uma obra da graça divina, nunca do esforço humano.
II – O NOVO NASCIMENTO: A OBRA DE REGENERAÇÃO
Para continuar lendo isso, clique em CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nossa parceria e continuar consultando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias