Buscar no blog
19/05/2022
“Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano”. – Salmos 32.2
Jesus chamou de hipócritas as pessoas que praticam boas ações, não por compaixão ou outros bons motivos, mas para obter glória diante dos homens.
Mateus 6.1-4
1 – Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
2 – Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.
3 – Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita,
4 – para que a tua esmola seja dada ocultamente, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Na continuação do Sermão do Monte, onde Jesus expõe a lei do Reino de Deus, hoje aprenderemos juntos contra a hipocrisia, contra a exibição de nossos atos de piedade; e, também, que Deus recompensará a cada um segundo as suas obras. A exortação de nosso Senhor é para andarmos na verdade, desde o íntimo de nosso ser.
Hipócrita, no original grego, trata-se do verbo hupokrinomai, com o significado simples de ´fingir´. Sobretudo, esta palavra era usada para designar os atores do teatro grego. Porque o ator e a atriz fingem ser quem, na realidade, não é. E assim esta palavra derivou para definir alguém que age com fingimento, que representa um papel de simulação.
Os atores teatrais da antiguidade usavam, comumente, uma máscara para atuar. E por extensão, hipócrita – que era a palavra para ator naquela época – passou a significar, também, uma pessoa de ´duas caras´. Portanto, o apóstolo Paulo aconselha em Romanos 12.9: “O amor seja não fingido”, onde usa a palavra grega para ator. Ou seja, não finja amar, não seja um ator que usa a máscara da hipocrisia, mas ame realmente e com verdade.
No mesmo capítulo 6 de Mateus, onde o Senhor Jesus condena a hipocrisia – versículo 2: “Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas…” e no versículo 16, mais adiante: “E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas…”, pois bem, neste mesmo capítulo 6 de Mateus, no versículo 6, o Senhor Jesus contrasta a exibição do hipócrita com o agir de Seu discípulo que faz alarde de seus atos de piedade, mas “entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará”. Observe como o ensino do Senhor Jesus contrapõe a motivação do hipócrita de mostrar-se ao público com o ´entra no aposento´, ´fecha a porta´, ´oculto´, ´secreto´, ´na privacidade particular´.
Mateus 6.1: “Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus”.
O Senhor Jesus diz-nos para termos cuidado para não praticar a justiça pessoal na frente dos outros com o propósito de ser visto por eles ou para ser admirado por eles. Se fizer isso, não terá a recompensa de nosso Pai celestial.
A dádiva de esmolas é um ato de justiça, bem como a misericórdia, haja vista que os pobres devem ser socorridos pelos que tem recursos deste mundo. O que devemos evitar é o dar com o desejo dos aplausos. Evitar dar notoriedade ostensiva de nossos atos de esmola, ou atos de justiça (noutra tradução).
Como devemos praticar tal justiça? Com compaixão pelo próximo. Atribuir a Deus a honra, a glória e o louvor.
E há promessa vinculada quando damos esmola com justiça: a recompensa do Pai celestial.
Mateus capítulo 6, versículos 2, 5 e 16, o Senhor Jesus fala das três práticas da conduta cristã. De três ferramentas da graça de Deus para a prática da piedade. De três disciplinas, que chamamos de meios da graça: a esmola, a oração e o jejum.
Mateus 6.2: “Quando, pois, deres esmola…”.
Uma das formas de experimentarmos a graça de Deus em nossa vida é socorremos os necessitados.
I João 3.17: “Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?”.
Quando ajudamos o próximo motivados pelo amor de Deus que está derramado em nosso coração, praticamos a justiça, glorificamos a Deus e expressamos a imagem de Cristo em nós.
Mateus 6.6: “Mas tu, quando orares…”
O principal meio da graça para desfrutarmos da comunhão com Deus é a oração. Alguém bem disse que a oração não muda a Deus, mas muda quem ora. Quanto mais pratica este ato de justiça da oração, mais afinados com o Calvário ficamos, mais no centro de Sua vontade ficamos e mais alinhados com o coração do amado Senhor Jesus ficamos.
Mateus 6.16: “E, quando jejuardes…”
Ao ensinar aos seus discípulos com praticar a justiça, o Senhor Jesus incluiu a esmola, a oração e o jejum como práticas da graça que expressam a nossa fé, submissão e consagração a Deus.
Jejum não é dieta. Através do jejum, o discípulo diz a Cristo que Ele é “antes de todas as coisas” – Colossenses 1.17. Que o Senhor Jesus é todo o nosso anelo, todo o nosso desejo. Jejum é sempre acompanhado da oração e do buscar ao Senhor enquanto se pode achar. Invocá-Lo enquanto está perto – Isaías 55.6. Nas Escrituras vemos a prática do jejum, sempre junto com a oração, ocorrendo em diferentes situações:
1 – Por arrependimento e quebrantamento por conta dos pecados;
2 – Diante de angústias e dias difíceis;
3 – Busca intensa da presença, intervenção e resposta de Deus.
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias