Buscar no blog
17/06/2022
“Se, vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem? ”. – Mateus 7.11
Deus é um Pai Amoroso que concede aos seus filhos aquilo que realmente é bom para eles.
Mateus 7.7-20
7 – Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á.
8 – Porque aquele que pede recebe, e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre.
9 – E qual dentre vós é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra?
10 – E, pedindo-lhe peixe, lhe dará uma serpente?
11 – Se, vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que lhe pedirem?
12 – Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
13 – Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
14 – E, porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.
15 – Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.
16 – Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?
17 – Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus.
18 – Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons.
19 – Toda árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
20 – Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Na sequência de nossas lições sobre o Sermão do Monte, hoje veremos sobre o atributo da bondade de Deus, sobre os que entram pela porta estreita e seguem pelo caminho estreito e, também, da advertência do Senhor Jesus contra os falsos profetas.
No nosso português, bondade deriva do latim bonus, e o significado original tem dois sentidos: agradável e que traz benefícios. Outras palavras extensivas dela são as conhecidas bonificação e bônus – aquele prêmio por desempenho.
A palavra ´bom´ é o termo mais abrangente que se usa quando é louvada a excelência de alguma coisa ou de alguém. No sentido moral, bom, bem ou bondade transmite um sentimento moral quando dizemos que “ele é um homem bom” ou “ele fez uma boa ação”.
O moralmente bom, portanto, refere-se a vários aspectos da personalidade, ou seja, das ações, do caráter, do que motiva a pessoa, das intenções, dos desejos e das necessidades. Quando estes aspectos se conformam a certos princípios, então são louvados ou, como mais comumente se diz, são elogiados. A questão central é definir qual o padrão de bondade para que algo seja assim considerado ou alguém seja assim elogiado. Para os discípulos do Senhor Jesus, a definição de valor do que é ´bondade´, é a das Escrituras.
Marcos 10.18: “E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus”.
´Bom´, neste versículo, é o adjetivo grego agathós, no sentido de ser inerentemente bom, intrinsecamente bom, como parte da própria natureza, ou seja, a essência de algo.
No caso específico desta narrativa de Marcos, quando um jovem rico (também registrado em Mateus 19.16 a 30 e Lucas 18.18 a 30) aproximou-se do Senhor Jesus e lhe perguntou como herdaria a vida eterna, e introduzindo a pergunta chamando-O de ´Bom Mestre´, ao que o nosso Senhor Jesus repeliu o sentido superficial que este jovem deu à expressão ´Bom Mestre´, pois este jovem de qualidade considerava a Jesus apenas como um ´Bom Rabino´.
Portanto, quando o Senhor Jesus replica a pergunta com outra pergunta: “Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus”, ensina que ninguém é originalmente bom, ninguém é supremamente bom, ninguém é bom no sentido da perfeição absoluta da bondade, senão um, que é Deus. O Senhor Jesus não o repreendeu por o haver chamado de ´bom´, mas para levar este jovem à compreensão central de Sua Pessoa, não como mais um mestre entre tantos de Israel. Cristo não era mais um professor bondoso. Ele é Deus, e quis levar o jovem rico a crer com completo conhecimento. Somente Deus é o supremo bem, o soberano benfeitor, portanto, busque a Ele, ame-O e obedeça-O. Somente a bondade de Deus nos conduz ao bem nesta vida, e ao bem futuro na vida eterna.
A bondade de Deus no sentido bíblico é perfeita e absoluta. No uso para nós, discípulos do Senhor, esta palavra reveste-se de sentido relativo e sempre derivada e reflexiva de nossa comunhão com o nosso bondoso Deus.
Para nós, os discípulos do Senhor Jesus, a declaração de que Deus é bom, e que todos os Seus atos são ações de bondade, testemunham que Ele é a fonte de todo o bem. Há dezenas de versículos que poderíamos citar como referências nas Escrituras.
Seleciono Naum 1.7 como exemplo consolador: “O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele”.
Amós capítulo 5 exorta-nos, por três vezes, nos versículos 4 e 6, a buscar ao Senhor e viver, e mais adiante, no versículo 14 substitui o nome de Deus pela palavra ´bem´, dizendo: “Buscai o bem e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos Exércitos, estará convosco […]”.
Buscar a Deus é buscar o bem.
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias