Buscar no blog

CPAD Adultos – 2 Trimestre 2021 – 13-06-2021 – Lição 11 – O presbítero, bispo ou ancião

10/06/2021

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecesses presbíteros […]”. – Tito 1.5.

VERDADE PRÁTICA

O presbítero deve ser constituído por pessoas idôneas para auxiliar na administração da igreja local.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Tito 1.5-7; 1 Pedro 5.1-4 

5 – Por esta causa te deixei em Creta, para que pusesses em boa ordem as coisas que ainda restam e, de cidade em cidade, estabelecessem presbíteros, como já te mandei: 

6 – aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. 

7 – Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; 

I Pedro 5 

1 – Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar: 

2 – apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente, nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; 

3 – nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho. 

4 – E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Da Lição 6 até a Lição 10, estudamos sobre os dons ministeriais: o ministério de apóstolo, de profeta, de evangelista, de pastor e de mestre.

O tema da lição de hoje é “O Presbítero, Bispo ou Ancião”. Não se trata de três títulos. No Novo Testamento, ´presbítero, bispo ou ancião´ são sinônimos. Portanto, são palavras de significado semelhante.

O presbítero é uma função para servir à igreja local. Auxiliam na liderança da igreja local e por ela são consagrados a tal função, ou seja, a de ajudar tanto nas questões administrativas quanto nas espirituais.

I – A ESCOLHA DOS PRESBÍTEROS

1 – Significado da função

As palavras presbítero, bispo ou ancião são intercambiáveis no Novo Testamento. Às vezes é usada uma, outras vezes é usada outra. Porém, não há diferença eclesiástica entre elas, sendo que as três fazem referência à mesma função, ao mesmo cargo, ao mesmo papel a desempenhar.

O presbítero tem a função múltipla, seja de pastorear, ensinar, auxiliar o pastor que preside, cuidando do rebanho conforme lhe é designado, ungir os doentes, vigiar velando pela santa doutrina e como gestor das demandas administrativas da congregação, sob a supervisão do pastor geral.

2 – A liderança local

O que é liderança local?

Há muitas igrejas em inúmeras localidades, porém, todas unidas em comunhão espiritual, através do Espírito Santo, que as mantém em unidade com o Pai e o Filho. E a liderança local é o governo da igreja em certo lugar. Portanto, a igreja local é uma fração da igreja universal. E é nessa igreja local que é exercida, por óbvio, a liderança local.

Os presbíteros já aparecem no início da vida da Igreja, associados ao governo da igreja local.

Paulo e Pedro falam dos presbíteros em suas cartas, e estes têm uma posição decisiva na vida da Igreja, tanto pela função oficial de supervisão pastoral, quanto para servir na estabilidade da igreja local. No Novo Testamento, tanto podem servir como dirigentes da igreja local quanto auxiliarem diretamente ao pastor.

Na nossa Assembleia de Deus, presbítero é uma função local. São separados para servir como presbíteros na localidade onde residem. São auxiliares no governo geral da igreja, submissos ao pastor que preside

3 – As qualificações

Tito 1.6 a 9: “Aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes. Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância; mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante, retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina como para convencer os contradizentes”.

De imediato, concluímos que um crente com vida escandalosa não está apto a servir como presbítero. Esta alta função na vida da igreja deva estar combinada com um testemunho sem culpa e um nome sem mancha.

O presbítero deve ser um crente contra quem nenhuma acusação se sustente, porque ele é padrão para os fiéis. Porque ele não poderia censurar no outro o que nele mesmo é reprovável. Porque ele tem a responsabilidade diante de Deus de prestar contas.

´Marido de uma mulher´, haja vista que a poligamia era regra no mundo de então, sem os princípios morais de Cristo. O relacionamento familiar do presbítero é muito importante para o exercício de sua função. A família e a igreja agem e reagem uma sobre a outra, de modo que um presbítero que seja um pai mau, imprudente e desqualificado, seu ofício será infrutífero e desrespeitado diante da congregação.

Quanta bênção há quando o lar do presbítero é adornado com as evidências de que os filhos são e foram criados na doutrina e conselho da Palavra do Senhor. Ele é sacerdote em seu lar.

Enfim, o presbítero deva ser homem correto em suas atitudes diárias, pagador pontual das contas e íntegro. Imune das concupiscências da carne e dos olhos. Longe dele estão os olhos impuros.

O presbítero, pelo que ele não é, está qualificado nestes versículos:  sem devassidão de costumes, sem teimosia, sem corrupção, sem altivez e nem soberba. Não deva ser propenso à ira, ou seja, discute nas filas, briga e xinga no trânsito, revida e ofende. Menos ainda, desonesto. E é um homem que se abstém da loucura das bebidas alcoólicas.

Por outro lado, o presbítero deva ser um crente reconhecido pelo seu testemunho de amor, homem sensato e equilibrado, justo e de mente e palavras puras, que julga as questões com retidão e ensinam com verdade, firmeza e convicção de fé.

II – A IMPORTÂNCIA DO PRESBÍTERO

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada