Buscar no blog
29/04/2021
Este post é assinado por Eliel Goulart
“Porque o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens para edificação, exortação e consolação” – I Coríntios 14. 2 e 3.
Os dons de profecia, de variedade de línguas e de interpretação das línguas são para edificar, exortar e consolar a Igreja de Cristo.
I Coríntios 12.7,10-12; 14.26-32
I Coríntios 12
7 – Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil.
10 – e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.
11 – Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.
12 – Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
I Coríntios 14
26 – Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.
27 – E, se alguém falar língua estranha, faça-se isso por dois ou, quando muito, três, e por sua vez, e haja intérprete.
28 – Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja e fale consigo mesmo e com Deus.
29 – E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.
30 – Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.
31 – Porque todos podereis profetizar um depois dos outros, para que todos aprendam e todos sejam consolados.
32 – E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
I Coríntios 12.1 – “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes”.
Nas lições anteriores revimos juntos sobre os dons de revelação: palavra da sabedoria, palavra do conhecimento e discernimento de espíritos; dons de poder: fé, dons de curar e operação de maravilhas. Hoje, pela graça do Senhor, o estudo sintetizado acerca dos dons espirituais continua com foco nos dons de elocução: profecia, variedade de línguas e interpretação das línguas.
Os dons de revelação manifestam a Onisciência de Deus. Os dons de poder manifestam a Onipotência de Deus. E os dons de elocução manifestam a Onipresença de Deus.
O dom espiritual de profecia envolve todas as declarações divinamente inspiradas. É falar em nome de Deus por iluminação e inspiração, por revelação e visão.
O dom espiritual de profecia não é:
1 – Não é pregação comum. Ainda que na pregação comum pode haver inspiração profética.
2 – Não é previsão do futuro. Predizer algo é somente parte da função do dom espiritual de profecia. Não se limita somente a isto.
3 – Não é o ministério de profeta. Em Efésios 4.11 diz-nos que Ele mesmo deu uns para profetas. Trata-se do ofício. E, nesta lição, trataremos do dom.
I Coríntios 14.29 – “E falem dois ou três profetas, e os outros julguem”.
Porque as fontes de uma profecia podem ser do homem, do diabo ou de Deus, Paulo convoca a igreja reunida a julgar, pois a Igreja está fundamentalmente autorizada e comprometida, pela presença e condução do Espírito Santo, a avaliar, a pesar, a examinar conforme as Escrituras, enfim, a julgar as afirmações e enunciações da profecia. 1ª aos Tessalonicenses 5.20 e 21: “Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem.”
A profecia que tem origem no homem, este fala segundo as imaginações da carnalidade de seu coração.
A profecia que tem origem no diabo, é para desviar o crente incauto do caminho da retidão das Escrituras. Ambos são falsos profetas.
Contra os falsos profetas está escrito em Jeremias 23.16: “Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas que entre vós profetizam; ensinam-vos vaidades e falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR.” E Ezequiel 13.2 e 3: “Filho do homem, profetiza contra os profetas de Israel que são profetizadores e dize aos que só profetizam o que vê o seu coração: Ouvi a palavra do SENHOR. Assim diz o Senhor JEOVÁ: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e coisas que não viram!“ Estes versículos referem-se às profecias que tem o homem como fonte.
E em Atos 16.17 cita sobre uma jovem em quem um espírito imundo e mentiroso de adivinhação, ao vir a Paulo e aos irmãos em Cristo que o acompanhavam, disse: “Estes homens, que vos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.” Porém, Paulo julgou tal profecia e repreendeu ao espírito demoníaco: “Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E, na mesma hora, saiu.”
A profecia que tem origem em Deus é a que se cumpre e a que consola, edifica e é frutífera na vida da Igreja.
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias