Buscar no blog
27/03/2020
Este post é assinado por Eliel Goulart
“Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.” – Efésios 4.13
A salvação em Jesus Cristo leva-nos à perfeição espiritual, moral e ética, porque Ele, embora Deus, foi o mais perfeito e completo dos seres humanos.
João 3.1-16
1 E havia entre os fariseus um homem chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 Este foi ter de noite com Jesus e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és mestre vindo de Deus, porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.
4 Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, pode tornar a entrar no ventre de sua mãe e nascer?
5 Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.
6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
9 Nicodemos respondeu e disse-lhe: Como pode ser isso?
10 Jesus respondeu e disse-lhe: Tu és mestre de Israel e não sabes isso?
11 Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que vimos, e não aceitais o nosso testemunho.
12 Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?
13 Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do Homem, que está no céu.
14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,
15 para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
João 3.16 – “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”
O Senhor Jesus disse estas benditas palavras a Nicodemos, que veio a Ele, sedento! Ainda que fosse um homem com excelentes qualidades morais, em termos de avaliação humana, era-lhe necessário nascer de novo. Somente o Senhor Jesus podia dessedentar sua sede espiritual e transformá-lo num novo homem!
O Senhor Jesus é o nosso eterno modelo de Homem Perfeito!
Registra-se que um navio estrangeiro navegando na costa norte do Brasil, foi abordado por um barco brasileiro, e observaram que os tripulantes estavam em angústia. Quando questionados se precisavam de ajuda, responderam: “Estamos morrendo por falta de água doce!” E logo foram instruídos pelos brasileiros: “Mergulhem os baldes e retirem água potável, pois vocês estão na foz do rio Amazonas!”
Estavam padecendo de sede, porque pensavam estarem rodeados de água salgada do mar. Havia abundância de água fresca ao redor do navio, e a única coisa que eles tinham a fazer, era mergulhar a vasilha e bebê-la!
Quantas vezes os homens ignoram as misericórdias de Deus?
Triste observar que perecem por ignorarem e até descrerem da simplicidade do Evangelho de Jesus Cristo.
O Senhor Jesus está sempre perto de quem O busca em verdade! Mesmo quando quem O busca está rodeado pelo oceano de dúvidas e questionamentos.
Ao pecador basta, arrependido, inclinar-se, beber da água viva e viver!
João 7.37 – “Se alguém tem sede, que venha a mim e beba.”
Apocalipse 22.17 – “E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida.”
João 1.12 e 13 – “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome, os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.”
Através do nascimento natural, o homem tem a natureza caída de Adão.
O nascimento natural se dá pela vontade do homem (carne e sangue), e no novo nascimento em Cristo Jesus se dá pela Palavra de Deus (água) e pelo Espírito Santo.
Estes versículos antecipam a doutrina mais complexa que vem em seguida no capítulo 3 do Evangelho de João.
O nascimento espiritual, a nova vida em Cristo, o novo homem em Cristo é se dá por crer na Palavra e pela operação do Espírito Santo.
Crer no Seu nome significa muito mais do que acreditar no Cristo histórico. É crer com entrega plena, é completa fé que Ele é quem diz ser!
Spurgeon (1834-1892), sintetizou numa frase o comentário destes dois versículos: “É a fé recebendo. É o copo vazio posto sob a corrente de águas. É a mão sem recursos estendida para a dádiva celestial.”
João 1.12 – “Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus: aos que crêem no seu nome.”
Se há um engano geral, é a errada ideia de que todos são filhos de Deus.
Somente se constitui filho de Deus quem nasce de Deus!
No sentido geral, trata-se de ser criatura de Deus. Porque Deus é o Criador bendito de todas as coisas.
Em Cristo Jesus nós alcançamos a bênção e o privilégio de sermos feitos filhos de Deus. E nós nos tornamos uma nova criatura.
II Coríntios 5.17 – “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é…”
Eis algumas características de quem é nascido de Deus:
1 – Não vive em estado de pecado. Não vive habitualmente pecando.
I João 3.9 – “Todo aquele que é nascido de Deus não vive na prática de pecado; pois o que permanece nele é a divina semente; ora, esse não pode viver pecando, porque é nascido de Deus.” – Almeida Revista e Atualizada.
2 – Ama a Deus.
I João 5.1 – “Todo aquele que crê que Jesus é o Cristo é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou também ama ao que dele é nascido.”
3 – Vence o mundo.
I João 5.4 – “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé.”
Tito 3.5 – “Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo.”
Nascido da água, e não como resultado de nossos esforços, de nossos trabalhos próprios. Enfim, não como consequência das nossas obras.
Observe que há um ´nós´ implícito na expressão “que houvéssemos feito”, e contrapõe-se, ou melhor, opõe-se de maneira expressiva à continuação do versículo: “a Sua misericórdia.”
Jesus Cristo é a causa da nossa salvação. Sua graça, Sua obra, Seu amor, Sua dádiva da vida eterna.
E nunca jamais quaisquer obras que nós houvéssemos feito.
Antes, Paulo exortara a Tito a enfatizar as boas obras no exercício de seu ministério junto aos cretenses, mas agora ele esclarece que tais obras não tem nenhum valor como agente de salvação.
Em outras palavras, não somos salvos por boas obras, mas praticamos boas obras por sermos salvos!
Somente pela misericórdia de Deus é que recebemos a bênção de sermos feitos novas criaturas, filhos de Deus, de nascermos de novo.
“Lavagem da regeneração” refere-se, sem dúvidas, a obra do Espírito Santo em renovar-nos pela limpeza do novo nascimento.
Nascidos assim, recebemos uma nova natureza. Trata-se do que Pedro escreveu em II Pedro 1.4 – “…para que por elas fiqueis participantes da natureza divina…”
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias