Buscar no blog
26/01/2024
“ […] O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho”. Marcos 1.15.
Prega a mensagem do Reino de Deus é uma importante missão da Igreja.
Marcos 1.14-17
14 – E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus.
15 – e dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.
16 – E, andando junto ao mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede, pois eram pescadores.
17 – E Jesus lhes disse: Vinde após mim, e eu farei que sejais pescadores de homens.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, indicaremos qual é.
Hoje, estudaremos a diferença entre o Reino de Deus e a Igreja.
O Reino de Deus é o reinado, o governo, o domínio de Deus sobre todas as coisas – Salmos 22.28: “Porque o reino é do Senhor, e ele domina entre as nações”. A Igreja está inserida no Reino de Deus. Nós buscamos o Reino de Deus, o pleno senhorio de Deus, onde nada nos separa da presença e da glória de Deus. E hoje vivemos, no presente, a realidade da Igreja.
Salmos 47.7 na Almeida Revista e Atualizada:
“Deus é o Rei de toda a terra”.
Deus tem a soberania universal e todas as nações estão sujeitas a Ele. É Dele o direito aos louvores triunfantes, pois Ele reina em toda a terra.
Deus é o Rei dos reis. Ele está assentado no Trono. Ele tem o controle da História em Suas mãos. É Dele o poder de reverter qualquer situação que para nós é irremediável. Daniel 2.21: “É ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes”.
Nós oramos reconhecendo que Dele é a soberania, o domínio, a majestade, a grande. Ele é Onipotente, Onipresente, Onisciente, e é o Deus da Aliança da Graça, pela qual oramos e louvamos com Davi, no Salmo 5.2: “Escuta, Rei meu e Deus meu, a minha voz que clama, pois a ti é que imploro”.
Soberania de Deus, de maneira sintetizada, é o atributo de Deus de fazer tudo o que Lhe agrada e nenhuma criatura lhe diria jamais: O que fazes? Salmo 115.3: “Mas o nosso Deus está nos céus e faz tudo o que lhe apraz”. A soberania de Deus envolve o plano eterno para a totalidade das coisas, adotado pelo desígnio de Deus e que abrange todos os Seus propósitos, inclusive todo o Seu poder criador e redentor, e aproveitando a livre atuação dos homens.
O que Deus não pode fazer? O que é contrário à Sua vontade. Os atos que Deus não pode fazer seriam contrários ao Seu caráter e, portanto, contrários também à Sua vontade.
Vejamos a soberania de Deus e as experiências dos acontecimentos do mundo:
1 – José – Gênesis 39.2, 3 e 21. Deus manifestou em José a Sua soberania, tirando o bem do mal que lhe fizeram, e dominando as circunstâncias aparentemente desfavoráveis, transformando-as em prosperidade e salvação.
2 – Faraó – Êxodo 7.1 a 5. Deus demonstrou a Sua soberania sobre os deuses do Egito, operando as dez pragas enviadas para juízo contra os egípcios, e grande livramento aos filhos de Israel por intermédio de Seu servo Moisés.
Conta-se que o rei Canuto da Dinamarca, que conquistou a Inglaterra, no antigo passado, certa vez foi bajulado por seus servidores por causa do grande poder que alcançara. Então, ele ordenou que seu trono fosse levado até a praia do mar. Assentou-se nele e a maré subia, ameaçando afogá-lo. O rei gritou ordenando que as ondas parassem. Naturalmente que não lhe obedeceram. Então Canuto disse a seus bajuladores: “Vejam quão pequeno é o poder de um rei”.
Isaías 43.15: “Eu sou o Senhor, vosso Santo, o Criador de Israel, vosso Rei”.
Em Abraão, vemos a nação de Israel em sua forma incipiente. Em Isaque e na família de Jacó, prossegue a fase inaugural da nação de Israel, e Deus o governava. Era o seu Rei, o seu Legislador e o seu Juiz. Isaías 33.22: “Porque o Senhor é o nosso Juiz; o Senhor é o nosso Legislador; o Senhor é o nosso Rei; ele nos salvará”. Israel estava no plano eterno de Deus para abençoar a todas as nações da terra, o que efetivamente se cumpriu em Cristo Jesus que, por Sua autoridade fundou a Igreja. Efésios 2.14: “…o qual de ambos os povos fez um…”. O Reino de Deus aparece nas Escrituras a partir da pregação do Senhor Jesus. Marcos 1.15: “O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no Evangelho”.
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias