Buscar no blog
19/01/2024
“Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.” I Coríntios 12.12.
Conhecendo a Igreja em sua natureza nos conscientizamos da importância de fazer parte dela.
I Coríntios 12.12 a 27
12 – Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
13 – Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
14 – Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos.
15 – Se o pé disser: Porque não sou mão, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
16 – E, se a orelha disser: Porque não sou olho, não sou do corpo; não será por isso do corpo?
17 – Se todo o corpo fosse olho, onde estaria o ouvido? Se todo fosse ouvido, onde estaria o olfato?
18 – Mas, agora, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis.
19 – E, se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo?
20 – Agora, pois, há muitos membros, mas um corpo.
21 – E o olho não pode dizer à mão: Não tenho necessidade de ti; nem ainda a cabeça, aos pés: Não tenho necessidade de vós.
22 – Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários.
23 – E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra.
24 – Porque os que em nós são mais honestos não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela,
25 – para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros.
26 – De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele.
27 – Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, indicaremos qual é.
Quando falamos de ´natureza´ de algo, estamos nos referindo às características que a diferencia das demais. E quando descrevemos a ´natureza da Igreja´, o propósito é estudar o que a Igreja é, e quão diferente e sublime ela é de tudo mais.
Limitando-nos a meditar em somente algumas das características da natureza da Igreja, nesta Lição aprenderemos que ela é fundamentada no amor, no servir a Deus e na unidade na diversidade.
Gênesis 1.1 está escrito: “No princípio, criou Deus os céus e a terra” – é o princípio da Criação. Em João 1.1 está escrito: “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” – é o princípio da Revelação.
Jesus Cristo é o Verbo, ou seja, a Palavra. Como ensina Myer Pearlman, em seu livro ´Conhecendo as Doutrinas da Bíblia´, o Verbo é a expressão de Deus, a ideia que Deus faz de Si mesmo – Jesus Cristo é a expressa imagem de Deus – Hebreus 1.3: “…a expressa imagem da sua pessoa…”.
A principal característica da Igreja é esta: fundamentada em Cristo, o Verbo, a Palavra que se fez homem e habitou entre nós. João 1.14: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós…”. ´Habitou´ é o verbo grego skenoó, definido como ´tabernaculou´, referindo-se à tenda como lugar de habitação, ao Tabernáculo do Antigo Testamento, onde tudo aponta para Cristo.
Cristo é a Palavra, o fundamento principal da Igreja – Efésios 2.20: “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina”. Este fundamento inabalável sustenta a estrutura da Igreja e preserva a sua existência.
O derramamento do Espírito Santo foi um sinal de que o sacrifício expiatório de Cristo no Calvário foi aceito no Céu. Os crentes foram ungidos pelo poder do Espírito Santo como testemunhas de que a Obra consumado por Cristo chegou.
Assim, o Espírito Santo desceu para habitar na Igreja, no dia de Pentecostes, como um templo, habitando tanto no Corpo coletivo da Igreja quanto em seus membros individuais.
Desde o Livro de Atos o Espírito Santo é o supervisor da Igreja. Habita, dirige, guia, ordena. Observe que as Missões narradas em Atos foram ordenadas e aprovadas pelo Espírito – Atos 8.29: “E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro” – Atos 10.19 e 20: “E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito: Eis que três varões te buscam. Levanta-te, pois, e desce, e vai com eles, não duvidando; porque eu os enviei”.
Romanos 8.14: “Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus”.
Andar no Espírito é o sinal que identifica o membro da Igreja. O Espírito Santo não somente habita, mas movimenta o crente conforme a Sua vontade e poder.
Para onde o Espírito nos conduz:
Ao arrependimento.
A pensar muito em Jesus. Se o Senhor Jesus ainda não é precioso para o crente, então, isto demonstra, que não anda no Espírito.
A glorificar a Cristo.
Quem faz parte da Igreja anda no Espírito que nos conduz a amar os pecadores. Quem diz, ainda que somente dentro de si, que não é da sua conta se alguém está salvo ou não, demonstra que não é guiado pelo Espírito.
Andar no Espírito é andar em santidade. É ser guiado à oração. É ser guiado ao serviço cristão. A habitação do Espírito Santo não é para a inércia, mas para o movimento a favor do Reino de Deus
Por final, andar no Espírito, portanto, é ser conduzido pelo Espírito até Cristo.
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias