Buscar no blog
24/02/2023
“E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam línguas e profetizavam” – Atos 19.5,6.
Deus derramou o grande avivamento pentecostal no Brasil. Ele pode avivar mais uma vez o seu povo.
Atos 19.1 a 7
1 – E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos,
2 – disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
3 – Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados, então? E eles disseram: No batismo de João.
4 – Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
5 – E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
6 – E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam línguas e profetizavam.
7 – Estes eram, ao todo, uns doze varões.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
O cenário histórico do Brasil, antes do Avivamento Pentecostal, era tanto a superstição da idolatria quanto, entre os protestantes que já atuavam aqui, a doutrina contra o batismo com o Espírito Santo com a evidência inicial de falar em outras línguas, e também a negação de que os dons espirituais são para os nossos dias também.
Com a vinda dos missionários pregando a doutrina pentecostal, as experiências celestiais de Atos dos Apóstolos repetiram-se entre os brasileiros.
Atos 19.2 – “Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo”.
Paulo, em Éfeso, encontrou alguns crentes, que criam em Jesus como o Messias. Eles já eram salvos e batizados nas águas. A pergunta de Paulo é simples: Vocês receberam o dom extraordinário do batismo com o Espírito Santo? Paulo não duvidou da crença deles, antes discerniu que eles estavam crendo em Jesus Cristo com sinceridade e precisavam avançar nas bênçãos que seguem a salvação.
Paulo lhes impôs as mãos e eles foram batizados com o Espírito Santo, com a evidência bíblica de falar em outras línguas.
A experiência da salvação e a do batismo com o Espírito Santo, são duas bênçãos distintas.
Habitação do Espírito Santo – toda pessoa que se converte a Cristo, o Espírito Santo vem morar nele. João 14.17: “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós”.
I Coríntios 6.19: “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos? “.
Observemos a experiência dos discípulos do Senhor Jesus. Em João 20.22 está escrito: “E, havendo disto isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo”. Eles receberam o Espírito Santo em si como habitação. Porém, a experiência do batismo com o Espírito Santo foi distinta, ocorrendo cinquenta dias após a ressurreição do Senhor Jesus, conforme Atos 1. 2 a 4.
Portanto, são duas bênçãos diferentes entre si: o Espírito Santo é dado para habitar no momento milagroso da conversão e o batismo com o Espírito Santo é resultado da busca em oração com evidências físicas especiais.
O batismo com o Espírito Santo é uma experiência que resulta em, pelo menos, três bênçãos:
1 – Profunda comunhão;
2 – Capacitação ao serviço;
3 – Fervor espiritual na vida cristã.
Os crentes em Éfeso, descritos em Atos capítulo 19, foram batizados nas águas e possuíam o Espírito Santo habitando em si pela salvação, até porque quem não tem o Espírito de Cristo, este tal não é dele, conforme Romanos 8.9: “Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”. Porém, eles ainda, até então, não receberam o batismo com o Espírito Santo.
Gunnar Vingren e Daniel Berg chegaram ao Brasil, como missionários, em 19 de novembro de 1910.
Gunnar Vingren, em maio de 1911, dirigiu um culto de oração na igreja batista, a convite dos diáconos da Igreja. Naquela oportunidade, Gunnar pregou sobre o batismo com o Espírito Santo e, após mostrar versículos que confirmavam esta doutrina, percebeu que havia sido bem recebida esta mensagem. Naquela semana, Gunnar passou a realizar cultos de oração todas as noites na casa de uma irmã que tinha uma enfermidade incurável nos lábios e, por isso, não podia assistir ao culto na igreja. Neste culto, Gunnar perguntou à irmã se cria que Jesus podia curá-la, orou por ela e ela foi curada. – Na continuidade dos cultos na casa daquela irmã, cujo nome era Celina Martins Albuquerque (1874-1969), ela começou a buscar o batismo com o Espírito Santo. Numa quinta-feira, no dia 8 de junho de 1911, depois do culto, Celina Albuquerque continuou orando em sua casa, juntamente com outra irmã, cujo nome era Maria de Nazaré Cordeiro de Araújo. A uma hora da madrugada, a irmã Celina começou a falar em novas línguas, o que fez durante duas horas, sendo a primeira pessoa batizada com o Espírito Santo em terras brasileiras.
As experiências de Atos se repetiram nas terras brasileiras.
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias