Buscar no blog
18/03/2023
“Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança” – Gálatas 5.22.
O avivamento espiritual traz uma realidade de vida no Espírito.
Gálatas 5.19 a 25
19 – Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia,
20 – idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissenções, heresias,
21 – invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus.
22 – Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
23 – Contra essas coisas não há lei.
24 – E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
25 – Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
O avivamento faz-nos entender que o crente anda no Espírito, ou seja, vive, conduz-se e experimenta a vida espiritual avivada, conformando-se com e em obediência aos mandamentos da Palavra de Deus.
Gálatas 5.16: “Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne”.
Ao deixar o Espírito Santo guiar a nossa vida, por consequência não faremos o que a nossa natureza pecaminosa deseja, não satisfaremos os desejos carnais.
´Andar´ neste versículo, é o verbo grego peripatéo, tem o sentido de andar um ciclo completo. E biblicamente significa ´conduzir a vida´, em termos de maneira de viver. Neste sentido é uma metáfora muito comum nas Cartas de Paulo e também nas de João. Ocorre uma vez em Atos, em Hebreus e em Apocalipse, três vezes nos Evangelhos, dez vezes nas Cartas de João e trinta e três vezes nas epístolas de Paulo.
“Andai em Espírito”, referindo-se ao Espírito Santo e não ao espírito do homem. Em outras palavras, está exortando o crente a entregar o governo da vida, de todos os aspectos de sua vida ao Espírito Santo; seguindo Suas orientações, submetendo-se à Sua direção, estando em submissão a Ele. Eis um crente com a vida espiritual avivada: ele anda pelo Espírito Santo.
A continuação de Gálatas 5.16 responde-nos esta pergunta: por que andar em Espírito? Para não cumprir as concupiscências da carne.
“Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne”. Conduza-se em submissão ao Espírito Santo e, assim, você não executará, não realizará os grandes desejos da sua natureza caída. Há um ditado africano que diz: “Se você quiser que um cão solte um osso, dê-lhe um filé”. Bem sabemos que a maneira muito segura de resistir a qualquer grande desejo, é pôr outro em execução. Sabendo disso, Paulo escreve a que o crente submeta, regule a sua vida prática do dia a dia, pelo Espírito, e as concupiscências, os desejos da carne são todas as coisas fora da vida com Deus.
Por que andar em Espírito? Não é tão somente um mandamento, mas também é a declaração de uma verdade como única maneira de vencer os desejos corruptos da nossa natureza adâmica.
“Andai em Espírito”. Obedecer a este comando não nos isenta de lutar espiritualmente dia a dia. Ainda não chegou o tempo de nossa glorificação, a última bênção do processo da salvação. Fomos salvos da condenação do pecado, estamos sendo salvos do poder do pecado e seremos salvos da natureza do pecado.
É fato histórico, ilustrado diversas vezes desde as cartas de Paulo, e em tantas experiências conhecidas (ou vividas) por nós, que nos rodeia o perigo constante de realizarmos algum desejo da nossa natureza corrompida pelo pecado. “Andai em Espírito” não nos tira das fileiras dos combatentes, mas nos fortalece a lutar, dando-nos as armas da graça neste conflito diário.
Repito aqui a ilustração que já dantes escrevi, sobre a necessidade de nossa luta cotidiana, de nossa consagração plena, de nossa submissão e entrega completa: suponha que você fosse comprar uma casa que muito lhe agradou. O dinheiro está providenciado, a documentação foi observada e está em ordem, e no dia em que você fosse receber a chave, o vendedor lhe dissesse: “Aqui estão as chaves de oito cômodos, e quero lhe informar que eu reservei para mim um quarto”. “Mas eu comprei a casa toda! “. “Sim, de fato. Mas eu quero manter um quarto onde crio cobras. Quero que eles fiquem aqui”. “Você quer eu mude com a minha família para uma casa onde tem um quarto cheio de cobras? “
Às vezes, e quantas vezes, entregamos o nosso coração, o nosso tempo, os nossos bens, os nossos planos e quando o Senhor vem, avisamos pela maneira de viver, que reservamos um cantinho para as serpentes da carnalidade, da inveja, do orgulho, dos vícios, da intenção de enganar, das mentiras, dos maus pensamentos, das mágoas.
Lutar para andar em Espírito supõe lutar para obedecer a Palavra de Deus, consagrando tudo que somos, temos e fazemos ao Deus da nossa vida!
II – O CONFRONTO ENTRE A CARNE E O ESPÍRITO
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias