Buscar no blog
31/12/2022
“E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra”. 2 Crônicas 7.14
Humilhar-se diante de Deus, buscar a face dos Senhor em oração e converter-se de seus maus caminhos são atitudes que precedem o avivamento espiritual.
2 Crônicas 7.12-15; Ageu 2.5-9
2 Crônicas 7
12 – E o Senhor apareceu de noite a Salomão e disse-lhe: Ouvi tua oração e escolhi para mim este lugar para casa de sacrifício.
13 – Se eu cerrar os céus, e não houver chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo;
14 – e se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
15 – Agora, estarão abertos os meus olhos e atentos os meus ouvidos à oração deste lugar.
Ageu 2
5 – Segundo a palavra que concertei convosco, quando saístes do Egito, e o meu Espírito habitava no meio de vós; não temais.
6 – Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, e farei tremer os céus, e a terra, e o mar, e a terra seca;
7 – E farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos.
8 – Minha é a prata, e meu é ouro, disse o SENHOR dos Exércitos.
9 – A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Neste primeiro trimestre de 2023, estudaremos o tema geral do avivamento. O crente espiritual bem discerne que é tempo de buscar ao Senhor. Estamos em dias de apostasia, com confronto às Escrituras e de frieza espiritual, com indiferença no testemunho cristão.
Mateus 22.29: “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus”.
Duas atitudes levam à condenação eterna e, hoje, à frieza espiritual: não conhecer as Escrituras e nem o poder de Deus.
O subtítulo do tema do trimestre é ´O chamado das Escrituras ao quebrantamento e ao poder de Deus´. Que o Espírito Santo renove em nós a chama pentecostal e nos conduza, ao final deste trimestre, a exclamarmos com temor: “Aviva, ó Senhor, a tua obra” – Habacuque 3.2.
Avivar, em termos do Novo Testamento, é o ato de Deus para tornar mais vivo, tanto em intensidade quanto em abundância. O avivamento somente começa com o senhorio de Cristo na vida, na igreja ou na nação. O Espírito Santo nos conduz a glorificar a Cristo, e quando o Seu senhorio domina nosso coração, vem o avivamento!
Atuando como advogado, vem-me à memória o artigo 1.297 do Código Civil, que a certa altura do texto diz que o proprietário tem o direito “a aviventar rumos apagados e a renovar marcos destruídos ou arruinados”. Portanto, por esta ilustração, o proprietário brasileiro, quando vir os limites de sua propriedade desaparecendo, pode agir para que estes sejam ´aviventados´, voltem a serem avivados e sendo conhecidos de todos. De maneira semelhante, Deus, que tem o senhorio e a soberania, quer avivar os marcos apagados pela indiferença e renovar os marcos destruídos.
Avivar envolve, biblicamente, as palavras que são tão caras aos pentecostais: despertamento, renovação, fortalecer-se, reanimar.
2 Crônicas 7.13: “Se eu cerrar os céus, e não houver chuva, ou se ordenar aos gafanhotos que consumam a terra, ou se enviar a peste entre o meu povo”.
Parece-nos, como uma preparação para a misericórdia pretendida, que a adversidade, o aperto, o agravamento de uma situação, dias difíceis e até perigosos sobrevém antes de um avivamento. O Senhor tem uma variedade de juízos pelos quais os pecadores teimosos, os indiferentes e os negligentes são despertados, primeiro, em sua consciência. Oportunidades de buscarem ao Senhor.
Observem que os métodos divinos começam no homem exterior, exercitando uma pessoa ou um povo com a vara de Sua justiça – leia novamente o versículo no início deste subtópico em epígrafe.
Em termos pessoais, estes castigos podem ser o exercício da fé e da paciência, porém, por este versículo de 2 Crônicas 7.13, vemos que os julgamentos podem ser públicos e gerais, atingindo a todos.
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias