Buscar no blog
02/01/2025
Judas 1:3
3 Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. (ARC)
Heresias são crenças e práticas contrárias ao pensamento bíblico que distorcem os pontos principais da doutrina bíblica.
Atos 20:28-31; 1 Pedro 3.15,16; 2 Pedro 2.1-3
Atos 20:28-31
28 Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
29 Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho.
30 E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.
31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que, durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar, com lágrimas, a cada um de vós. (ARC)
1 Pedro 3:15-16
15 antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós,
16 tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom procedimento em Cristo, (ARC)
2 Pedro 2:1-3
1 E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2 E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade;
3 e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. (ARC)
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma será mencionada.
Iniciamos a Escola Bíblica Dominical deste ano de 2025 estudando Apologética Cristã, uma das disciplinas da Teologia que responde, com argumentos a favor da razão da nossa fé, aos ataques contra e aos críticos da Fé Cristã.
Nesta primeira Lição, aprenderemos sobre o uso da arma da verdade contra as heresias antigas com roupagem nova, que tentam distorcer os pontos fundamentais da Doutrina Bíblica, pela sutileza das mentiras de Satanás.
I – AS AMEAÇAS DOS LOBOS VORAZES
Atos 20.28: “Olhai, pois, por vós e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santos vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue”.
“Olhai” tem o sentido original de ´vigiar com cautela, de prestar muita atenção e com cuidado´, tanto por si mesmo, quanto pelo ´pequeno rebanho´, que é uma expressão metafórica (figurada) referente a uma congregação de crentes sob os cuidados de um líder espiritual, geralmente um pastor ou designado no lugar de pastor. ´Bispo´ é o mesmo que ´ancião´ ou ´presbítero´, significando ´supervisor´ – grego episkopos – que tem o encargo de supervisionar o bem-estar espiritual, ensinar, guiar, proteger na sã doutrina e na busca da santificação, além de assuntos administrativos.
´Apascentar´ envolve, sobretudo, alimentar – serviço de um pastor – todo o rebanho – desde os cordeirinhos (crianças) até as ovelhas (adultos) – com a sadia Palavra de Deus, contra as heresias, os erros e desvios doutrinários.
Atos 20.29: “Porque eu sei isto: que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho”.
A linguagem figurada prossegue naturalmente com a ideia do rebanho e dos pastores que o vigiam. E compreende-se que os lobos representam os inimigos disfarçados e declarados do rebanho, os obreiros fraudulentos, ensinadores de heresias de todas as eras – João 10.10: “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir…” – porém, amados, o fato de termos pastores que cumprem com fidelidade o ministério, não significa e nem garante que não entrarão ´lobos cruéis´, e falsos profetas, mercenários, usurpadores (que querem tomar pela força do engano, e tomar posse do que não tem chamada e nem parte) e que causam divisão, sensuais – Judas versículos 17 a 19: “Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, os quais vos diziam que, no último tempo, haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito”.
Atos 20.30: “E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si”.
Jesus, em Seu sermão escatológico, disse que os últimos dias seriam caracterizados pelo aparecimento de falsos profetas, que seriam muitos e enganariam a muitos (Mt.24:11). Estes falsos profetas, explica-nos pormenorizadamente o apóstolo Pedro, surgiriam do meio da igreja (II Pe.2:1), de forma encoberta, ou seja, a exemplo de seu inspirador, sutilmente, apresentando falsos ensinos que conduziriam à perdição.
II Pedro capítulo 2, o apóstolo Pedro descreve as seguintes características dos falsos mestres, cuja origem é de dentro da própria igreja, de entre nós:
1 – Fraudulentos – por ser agente do diabo, usa a mentira e o engano para seduzir e enganar, mas com aparência de piedade;
2 – Dissoluto – no original, esta palavra significa ´debochado, desavergonhado, depravado, desenfreado´. Ao final, são escandalosos pela carnalidade;
A realidade é que os crentes são constantemente assediados pelos valores distorcidos deste mundo. Assim como as pessoas da época de Isaías, a nossa sociedade também chama o mal de bem e o bem de mal – Isaías 5.20.
3 – Avarentos – os crentes são apenas meio de lucro e de enriquecimento. E apreciam um modo mais luxuoso de vida. “Farão de vós negócio…” – 2ª Pedro 2.3.
4 – Atrevidos, obstinados e blasfemos – três adjetivos que ilustram a rebeldia de um falso mestre. Para alcançar os seus interesses, distorcem a Palavra de Deus. Apontam outro Cristo, outro Evangelho e outro plano de salvação.
5 – Agradáveis – com mensagens populares, pregando o que o povo quer ouvir, a fim de explorar os incautos.
Onde está a nossa segurança? No conhecimento da Palavra de Deus ensinada com verdade. A Teologia oferece ajuda através da matéria denominada Apologética, a defesa da fé cristã.
Para continuar lendo isso, clique em CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir de nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nossa parceria e continuar consultando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias