Buscar no blog
11/02/2022
“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”. – Hebreus 4.12
A Palavra de Deus é viva, anula os conselhos das trevas e nos torna humildes diante de Deus.
Hebreus 4.11-13; 2 Coríntios 10.4-6
Hebreus 4
11 – Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.
12 – Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
13 – E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.
2 Coríntios 10
4 – Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas;
5 – Destruindo os conselhos e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
6 – E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
A Palavra de Deus vivifica-nos de maneira completa: espírito, alma e corpo. A nova vida é totalmente contrária à natureza adâmica, carnal e caída do homem sem Deus. Como tratamos a Palavra de Deus, determina o nosso destino na eternidade.
João 17.17: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade”.
Hebreus 4.12a – “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz…”.
A Palavra de Deus é viva porque opera em nós a experiência pessoal do dom da vida de Deus. E é poderosamente ativa em nós!
Este versículo 12 está em conexão com a incredulidade e desobediência advertidas nos versículos anteriores de Hebreus 4. Toda insinceridade, toda hipocrisia, todo fingimento, toda incredulidade serão detectados por Deus, como veremos no comentário da continuação deste versículo, que diz sobre a Palavra de Deus ser penetrante e discerne os pensamentos e intenções do coração.
A Palavra de Deus é a verdade de Deus. E esta Palavra da verdade produz o efeito que se espera dela: vida! Não é uma Palavra que autoriza a permanecer na inércia. Nem impotente e morta, ou vazia, que não causa sensibilidade. Antes, é viva para produzir efeitos poderosos de vida. É viva e eficaz.
A palavra ´eficaz´, no original grego, é energés: cheio de energia, de poder, é energizada para funcionar, dar os resultados próprios dela, ou seja, a vida de Deus na nossa vida!
Em I Pedro 1.23 a 25, o apóstolo Pedro nos consola escrevendo que somos gerados pela Palavra de Deus viva e que permanece para sempre. Ao contrário da brevidade de nossa vida, que logo se desvanecerá, ao contrário de nossa fragilidade e limitação, a Palavra de Deus permanece para sempre, e esta é a Palavra pregada entre nós.
Hebreus 4.12b – “…e mais penetrante do que qualquer espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas…”.
O uso ilustrativo da espada afiada de dois fios, diz-nos que a Palavra de Deus toca em todos os pontos onde penetra. A Palavra de Deus, ao penetrar, atinge o próprio centro da ação do homem: o coração, o homem interior. Toca a tudo que motiva o homem e a todos os seus sentimentos.
Penetra e divide, examinando, a toda a natureza do homem. Entra na alma, que está relacionada à nossa vida natural, e entra no espírito, onde opera poderosamente os propósitos de Deus. Efésios 6.17: “E a espada do Espírito, que é a palavra de Deus”. Isaías 49.2: “E fez a minha boca como uma espada aguda…”. Em Apocalipse, por três vezes, está escrito da espada afiada com dois gumes, que saía da boca do Senhor Jesus – Apocalipse 1.16 – Apocalipse 2.12 e Apocalipse 19.15.
A ilustração de que penetra até à divisão das juntas e medulas, explica a quão profunda, rigorosa e completa é a Palavra de Deus, pois examina a mais interior natureza moral do homem.
A Palavra de Deus expõe:
1 – Os desejos;
2 – Os segredos;
3 – Os sentimentos;
4 – O homem interior;
5 – Quem realmente somos!
Hebreus 4.12c: “…e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.
Discernir ou julgar, é expor. Do grego kritikos, que é um adjetivo, significando o critério, a aptidão com que a Palavra de Deus expõe os pensamentos e intenções mais interiores.
Todos os pensamentos e intenções, toda a intimidade do homem, é trazida à tona pela Palavra de Deus. Por isso que o homem convertido, quando a Palavra penetra nele, ele vê o seu verdadeiro caráter exibido pela Palavra da verdade. E somente assim, pela Palavra, o homem vê que seu passado é um passado de pecados.
A Palavra de Deus abre os sentimentos mais secretos do homem. E traz despertamento, convicção de pecado, conversão e santificação. Portanto, somente a Palavra de Deus é poderosa para a nossa salvação – Romanos 10.9 e 10: “A saber: Se, com a tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação”.
II – A BÍBLIA ANULA OS CONSELHOS DO MUNDO
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias