Buscar no blog
04/02/2022
“Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho”. – Salmo 119.105
A Bíblia é um guia seguro para a nossa caminhada cristã. Alicerçados nos ensinos da Palavra de Deus, somos instigados a viver com sabedoria e prudência.
Salmos 119.97 a 105
97 – Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.
98 – Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio que os meus inimigos, pois estão sempre comigo.
99 – Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos.
100 – Sou mais prudente do que os velhos, porque guardo os teus preceitos.
101 – Desviei os meus pés de todo caminho mau, para observar a tua palavra.
102 – Não me apartei dos teus juízos, porque tu me ensinaste.
103 – Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doces do que o mel à minha boca.
104 – Pelos teus mandamentos, alcancei entendimento; pelo que aborreço todo falso caminho.
105 – Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
Prosseguindo as lições sobre Bibliologia, hoje aprenderemos juntos sobre como a Bíblia é um guia ao discípulo do Senhor Jesus.
Diante da Palavra de Deus, estamos sempre como aprendiz. O aprendiz é um discípulo. A Bíblia aberta é um discipulado constante, que comunica a vontade de Deus para o crente. É como uma transferência de sabedoria. A Bíblia toda é um discipulado.
A Bíblia como guia de sabedoria para o discípulo do Senhor Jesus ensina sobre o nosso relacionamento com Ele, ao qual chamamos de comunhão. Ensina-nos também o caminho em que devemos andar. A Bíblia nos revela a sabedoria do plano de Deus para nós em cada situação de nossa vida. Conduz-nos em esperança para a salvação. Pela Bíblia, aprendemos que o Senhor resolve os problemas. Por ela somos guiados na sabedoria da reverência, da perseverança em seguir ao Senhor e, pela Palavra de Deus, temos o revestimento de poder.
Provérbios 2.6: “Porque o Senhor dá a sabedoria, e da sua boca vem o conhecimento e o entendimento”.
Mateus 7.24: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”.
Quem ouve os ensinamentos da Palavra de Deus e os segue é sábio. Tão sábio como quem constrói uma casa sobre uma rocha sólida.
Este versículo de Mateus 7.24 expõe o sábio e o tolo construindo para a eternidade. “Todo aquele…”, ou seja, todos temos oportunidade de construirmos nossa vida sobre a rocha que é a Palavra de Deus. E todos nós estamos sujeitos aos imprevistos. A diferença está em quem escutamos e a quem obedecemos: “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica”. Ouvir a voz do Evangelho da verdade é grande privilégio, porque é ouvir o que tem validade eterna.
Construir uma casa, maiormente, indica que se tem a intenção de morar nela. Significa também que vamos cuidar desta casa. Estas duas decisões exigem sabedoria em termos das coisas desta vida terrena e passageira, quanto mais para as coisas espirituais e eternas. Nas aflições deste mundo, ser guiado pela sabedoria da Palavra de Deus é como construir casa sobre a rocha e morar seguro. Tantos constroem sobre a fragilidade da areia das riquezas, da fama e dos prazeres mundanos e carnais. O discípulo sábio constrói sobre Cristo – “e a pedra era Cristo” – I Coríntios 10.4. Em termos eternos também, ninguém pode passar a eternidade sem uma moradia.
A queda de uma alma tola que construiu toda sua existência sobre a areia das ilusões mundanas e carnais, e antes não a construiu sobre o alicerce da Palavra de Deus, é uma grande ruína!
Salmos 119.105: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho”.
Nós somos peregrinos neste mundo. Aqui não é o nosso lar. Hebreus 13.14: “Não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura”. A Palavra de Deus é luz que direciona o peregrino desde o ponto de partida que ele deve partir até o Céu. O ponto de partida é a Cruz de Cristo! Ele aceita ao Senhor Jesus como Senhor e Salvador, e prossegue para a cidade celestial.
A Palavra de Deus é luz que adverte o peregrino, pois tendo começado a jornada, ilumina o caminho avisando dos perigos. Provérbios 6.23: “Porque o mandamento é uma lâmpada, e a lei, uma luz, e as repreensões da correção são o caminho da vida”.
A Palavra de Deus é luz que assegura o primeiro passo e o passo a passo da partida – Isaías 30.21: “E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda”. E assegura também que a chegada será atingida, haja vista que as angústias e dificuldades podem escurecer o coração, envolver a mente em escuridão, desestimulando e desencorajando o crente a prosseguir. II Pedro 1.19: “E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia esclareça, e a estrela da alva apareça em vosso coração”.
Aleluia! A Palavra de Deus como luz é para nós:
1 – Direção;
2 – Advertência;
3 – Segurança.
A diferença fundamental entre os livros que ensinam virtudes, princípios filosóficos e ainda os livros de autoajuda, comparados com a Bíblia, as Escrituras Sagradas, é que esta é imutável, e aqueles mudam com o passar do tempo, alteram seus supostos padrões de conduta ética e de moral, não dão segurança permanente a ninguém e caem no esquecimento…
Marcos 13.31: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão”.
Sempre ouvimos e mencionamos os céus eternos, em contraste com a transitoriedade da terra. Porém, tanto estas palavras do Senhor Jesus, quanto o profeta Isaías no antigo passado profetizam que estes céus desaparecerão – Isaías 51.6: “Levantai os olhos para os céus e olhai para a terra de baixo, porque os céus desaparecerão como fumaça, e a terra envelhecerá como uma veste…”.
Porém, quando estes tiverem desvanecido, as Palavras do Senhor Jesus permanecerão. Em termos literais, as palavras que o Senhor Jesus pronunciou, nesta terra transitória, estão associadas a nós por toda a nossa vida! E nos dá consolação e segurança para a eternidade!
Todas as nossas pregações e ensinos bíblicos são enriquecidos por estas palavras que nunca passarão! Pregamos e ensinamos a Palavra que não volta vazia, que opera o que é do agrado de Deus. Isaías 55.11: “Assim será a palavra que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia; antes, fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a enviei”.
Os livros caem na poeira do esquecimento, as opiniões mudam, as interpretações divergem, mas a Palavra da Verdade permanece imutável.
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias