Buscar no blog

CPAD Adultos – 1 Trimestre 2022 – 02-01-2022 – Lição 1 – A autoridade da Bíblia

05/01/2022

Este post é assinado por Eliel Goulart

TEXTO ÁUREO

“Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do Senhor”. – Salmos 119.1

VERDADE PRÁTICA

A Bíblia Sagrada é a autoridade final da nossa regra de fé e prática.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Salmos 119.1-8 

1 – Bem-aventurados os que trilham caminhos retos e andam na lei do Senhor. 

2 – Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e o buscam de todo o coração. 

3 – E não praticam iniquidade, mas andam em seus caminhos. 

4 – Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos. 

5 – Tomara que os meus caminhos sejam dirigidos de maneira a poder eu observar os teus estatutos. 

6 – Então, não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos. 

7 – Louvar-te-ei com retidão de coração, quando tiver aprendido os teus justos juízos. 

8 – Observarei os teus estatutos, não me desampares totalmente.

INTRODUÇÃO

A paz do Senhor!

Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.

Tendo a Bíblia Sagrada por fundamento de todas as nossas Lições Bíblicas nesta Escola Dominical, neste primeiro trimestre de 2022, estudaremos juntos sobre Bibliologia, e a nossa atitude para com as Escrituras é que determina em grande parte os conceitos e as conclusões que extraímos de sua revelação. Quando a temos como autoridade plena, então a Bíblia constitui para nós o único fundamento da Doutrina Cristã.

O comentarista deste trimestre é o pastor Douglas Roberto de Almeida Baptista, mais conhecido como pastor Douglas Baptista, líder da Assembleia de Deus de Missão do Distrito Federal, com titulação de Doutorado em Teologia Sistemática, Mestrado em Ciências da Religião e Licenciado em Filosofia e outras mais. Presidente do Conselho de Educação e Cultura da CGADB.

I – A ORIGEM DA BÍBLIA E A REVELAÇÃO DIVINA

1 – A origem da Bíblia

II Pedro 1.20 e 21: “Sabendo primeira isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação; porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

Eis a afirmação da origem da Bíblia: de que é a Palavra de Deus, escrita por profetas de Deus, sob inspiração de Deus. 

O próprio Senhor Jesus descreveu as Escrituras como a “palavra que sai da boca de Deus” – Mateus 4.4. O apóstolo Paulo, o maior doutrinador do Cristianismo, declarou: “Toda a Escritura é inspirada por Deus…”. Inspirada significa ´soprada por Deus´ e expressa a origem divina da Bíblia, as Escrituras Sagradas. Strong propõe que talvez seja um termo cunhado por Paulo. 

O Espírito Santo inspirou homens santos a falar e a escrever, portanto, tudo na Bíblia vem de Deus e vemos Suas marcas nas páginas das Escrituras; clareza, simplicidade, poder, autoridade e as expressões únicas, introduzidas e encontradas somente na Bíblia.

2 – Revelação geral

Revelação Geral é a não escrita. A Bíblia, de fato, é a única revelação escrita de Deus, mas não é a única revelação de Deus. Trata principalmente do Poder e da Glória de Deus.

A Teologia propõe cinco fontes da Revelação Geral:

1 – O testemunho da Natureza – Salmos 19.1: “Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Romanos 1.20: “Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se veem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

2 – O testemunho da Providência – alguém bem definiu ´Providência´, como a mão de Deus conduzindo a História. O exemplo extraordinário está na vida de José do Egito e, também, em todo o livro de Ester;

3 – O testemunho da Criação do Homem – como, por exemplo, a sua consciência – Romanos 2.15: “Os quais mostram a obra da lei escrita no seu coração, testificando juntamente a sua consciência e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os;

4 – O testemunho do Universo (Cosmologia) – aqui se argumenta o princípio da causa adequada, ou seja, todo efeito exige uma caus. O mundo é um efeito de algo causado, pois não se causou a si mesmo, não foi autocriado, antes é a sua existência exige uma causa. E esta causa é Deus – Hebreus 3.4: “Porque toda casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus;

5 – O testemunho teleológico – é o princípio da finalidade. O argumento teleológico se baseia no planejamento, ou projeto, para o Planejador ou Projetista. Um dos exemplos mais populares é o chamado ´O relojoeiro de Paley´, fornecido por William Paley (1743-1805), teólogo e filósofo britânico, que fez tal analogia: se alguém encontrar um relógio num campo vazio, concluirá corretamente que o objeto teve um relojoeiro, por causa do seu planejamento óbvio. Do mesmo modo, quando olhamos para o planejamento mais complexo do mundo em que vivemos, concluímos que há um grande Projetista dele. Logo, se a existência de um relógio exige um relojoeiro, a existência do mundo exige um Projetista inteligente ainda maior.

3 – Revelação especial

Revelação Especial é a revelação de Deus nas Escrituras. É a revelação escrita. A Revelação Especial é transmitida pela:

A – Palavra escrita – Êxodo 31.18: “E deu a Moisés (quando acabou de falar com ele no monte Sinai) as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus;

B – Palavra viva – João 1.14: “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

Norman Geisler (1932-2019), teólogo e filósofo norte-americano, propôs a seguinte tabela que resume a relação entre Revelação Especial e Revelação Geral:

Revelação Especial

1 – Deus como Redentor;

2 – Norma de conduta para a Igreja;

3 – Meio de Salvação.

Revelação Geral

1 – Deus como Criador;

2 – Norma de conduta para a Sociedade;

3 – Meio de Condenação.

II – EVIDÊNCIAS DA AUTENTICIDADE DA BÍBLIA

Pastor Eliel Goulart

Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:

  • SENAMI (Secretária Nacional de Missões) – Através de parceria auxiliamos o pastor/missionário Osvair Braga, família e sua equipe de missionários na Venezuela;

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada