Buscar no blog
26/03/2021
Este post é assinado por Eliel Goulart
“Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo”. – Tt 2.13
A nossa esperança é algo vívido e real, não se baseia em utopia e nem em imaginação humana, mas em fatos revelados na Palavra de Deus e confirmados pela História.
Atos 1.6-11
6 – Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
7 – E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
8 – Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.
9 – E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos.
10 – E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois varões vestidos de branco,
11 – os quais lhes disseram: Varões galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
O verdadeiro pentecostalismo conserva viva a esperança da vinda do Senhor Jesus.
Neste trimestre que se finda, estudamos sobre a atuação do Espírito Santo nesta Dispensação da Graça. E esta Dispensação, na condução do Espírito Santo, será encerrada pelo cumprimento da bendita promessa da segunda vinda de Cristo, esperança das esperanças!
Pregar e ensinar sobre a vinda de Jesus é parte essencial da nossa convicção bíblica pentecostal. Em todo o Novo Testamento, nenhuma outra mensagem foi mais pregada e ensinada do que a da segunda vinda do Senhor Jesus. O Novo Testamento tem 260 capítulos. E nestes todos, o tema desta bendita esperança da vinda do Senhor Jesus, está mencionado por 318 vezes!
Duas palavras básicas de advertência estão vívidas nas páginas do Novo Testamento com respeito à nossa participação nesse evento singular: Vigiar e fidelidade.
Marcos 13.33 – “Olhai, vigiai e orai, porque não sabeis quando chegará o tempo”.
Tito 2.13 – “Aguardando a (1ª) bem-aventurada esperança e o (2ª) aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo”.
A segunda vinda do Senhor Jesus terá duas fases:
1ª – A primeira fase trata-se da chamada ´a bem-aventurada esperança´ – o arrebatamento da Igreja. Nesta primeira fase, o Senhor Jesus volta para a Igreja. De maneira repentina, num instante e em segredo diante do mundo. I Coríntios 15.52: “Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.”
É o Senhor Jesus manifestando-se como a Resplandecente Estrela da Manhã – Apocalipse 22.16. A estrela da manhã precede o nascer do sol e lidera o dia. Poucos são os que a veem, pois poucos são os despertados neste horário do dia. Ela se distingue radiante e brilhante no fim da madrugada tão escura. A primeira fase da vinda do Senhor Jesus será secreta, oculta à vista do mundo.
Nesta primeira fase Ele virá até as nuvens. I Tessalonicenses 4.16 e 17: “Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.”
2ª – Na segunda fase trata-se do ´aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo´, quando o Senhor Jesus virá com todos os santos e anjos, descendo sobre o monte das Oliveiras publicamente, repleto de glória e de poder.
Zacarias 14.4: “E, naquele dia, estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o Oriente…”
Mateus 24.30: “Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; e todas as tribos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória”.
Nesta segunda fase o Senhor Jesus se manifesta como o Sol da Justiça – Malaquias 4.2: “Mas para vós que temeis o meu nome nascerá o sol da justiça e salvação trará debaixo das suas asas.” Todo o mundo vê o sol quando brilha no zênite, ou seja, no seu apogeu, no grau mais elevado do meio-dia. Assim também, na segunda vinda do Senhor Jesus, todo olho o verá – Apocalipse 1.7: “Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá…”
No arrebatamento da Igreja, o Senhor Jesus virá para os seus santos.
Na sua manifestação em glória, o Senhor Jesus virá com os seus santos.
Colossenses 3.4: “E quando Cristo, que é sua vida, for revelado ao mundo inteiro, vocês participarão de sua glória” – Nova Versão Transformadora.
João 14.1 a 3: “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também”.
Esta promessa é uma esperança viva – O apóstolo Pedro afirma em Iª Pedro 1.3 que fomos gerados de novo, segundo a presciência do Pai, que é nosso bendito Deus, para uma viva esperança. A promessa da volta do Senhor Jesus está envolvida numa vitalidade divina e inconfundível, ou seja, “o mesmo Senhor descerá do céu.” Não outro, senão o mesmo Senhor que assim o prometeu.
Esta promessa é uma esperança bem-aventurada. Escrevendo carta a Tito, Paulo chama a promessa da volta do Senhor Jesus de ´bendita esperança´ – Tito 2.13. Muitos vivem numa esperança triste, outros mais vivem numa esperança duvidosa e muitos outros ainda vivem sem esperança. Porém, o crente no Senhor Jesus, vive na certeza da promessa e quando espera o Senhor Jesus, está ele possuído de uma esperança bem-aventurada, feliz! Por quê? Porque o Senhor Jesus prometeu por Seus próprios lábios santos: “Voltarei e vos receberei para mim mesmo.” E isto torna extremamente feliz tal promessa, pela graça de Deus que se há manifestado na nossa vida!
Ilustração – Conta-se que havia um crente que, na sua fraqueza, perturba-se em seu coração, pois se via como um pecado indigno do céu, como de fato era. E assim sobrecarregado em sua mente e no seu espírito, ele dormiu e sonhou que chegou até às portas do céu, mas não entrou, pois dizia a si mesmo: Não posso entrar no céu, pois sou impedido por seu um miserável pecador. Ele viu multidões vindo com confiança para entrar no portal celestial. No sonho, ele distinguiu os profetas do Velho Testamento, os mártires que morreram pela causa de Deus e do Evangelho, e seu coração pesava ainda mais como pensamento de que não poderia entrar com eles. Ainda no seu sonho ele distinguiu os missionários do Senhor que tanto se deram a Cristo e ele pensou consigo: Nem posso estar ao lado deles, pois nada fiz para o meu Senhor… E, ele viu uma multidão que não se podia contar, liderados à frente por um homem que demonstrava muita confiança e certeza de salvação. Perguntou-lhe: Qual o seu nome? Ao que o homem respondeu: Sou Paulo de Tarso. – Que multidão tão imensa é esta? – Somos a multidão dos pecadores arrependidos, salvos pela graça e pelo sangre do Senhor Jesus, derramado a nosso favor. Por certo, que todos os grupos que ele distinguiu poderia ter dito o mesmo. E, no sonho daquela noite, ele disse: Graças a Deus, sou um pecador como vocês, e posso entrar acompanhando todos vocês, e confiando nos méritos que o Senhor Jesus conquistou por todos nós. E juntou-se à multidão que confiava tão somente na graça salvadora do Senhor Jesus.
A promessa da vinda do Senhor Jesus lhe causa medo por desconfiança ou seu coração e espírito se alegram com muita confiança n´Aquele que prometeu que voltará?
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias