Buscar no blog
10/01/2021
Este post é assinado por Eliel Goulart
“Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias”. – Atos 1.5
Ser batizado no Espírito Santo é uma experiência espiritual perfeitamente distinta da nossa conversão, e para nós, essa é uma verdade apresentada nas Escrituras.
Atos 2.1-13
1 – Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
2 – e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
3 – E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
4 – E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
5 – E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
6 – E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
7 – E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando?
8 – Como pois os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
9 – Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judéia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia,
10 – e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos),
11 – e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.
12 – E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer?
13 – E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto.
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
As verdades pentecostais são simples:
1 – Jesus Cristo salva;
2 – Jesus Cristo batiza com o Espírito Santo;
3 – Jesus Cristo cura os enfermos e opera sinais e maravilhas;
4 – Jesus voltará segunda vez e vai arrebatar a Sua Igreja.
O batismo com o Espírito Santo é uma doutrina cristã e neotestamentária.
Todo crente deve buscar a bênção do batismo com o Espírito Santo.
João Batista fez uma comparação entre o seu trabalho de batizar em água e a obra futura do Senhor Jesus, dizendo, em Mateus 3.11 – “Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.” Marcos 1.8 assim registra o que disse João Batista: “Eu, em verdade, tenho-vos batizado com água; ele, porém, vos batizará com o Espírito Santo.” E ainda, o Evangelho de Lucas 3.16 está escrito: “Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem não sou digno de desatar a correia das sandálias; este vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.”
E Lucas repete mais duas vezes em Atos 1.5 – “Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.” e em Atos 11.16 – “E lembrei-me do dito do Senhor, quando disse: João certamente batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo.” Aqui, o apóstolo Pedro relembrou as palavras do Senhor Jesus, quando descreveu a experiência de Cornélio ao falar em línguas. Há outras frases no Novo Testamento que descrevem a experiência incomparável do Espírito Santo: “estar cheio do Espírito Santo”, “receber o Espírito Santo”, “ser derramado o Espírito Santo”, “o Espírito Santo caindo sobre”, “o Espírito Santo vindo sobre” e outras variações semelhantes.
Nós preferimos “batismo com o Espírito Santo” porque esta expressão foi a usada pelo nosso bendito Senhor Jesus.
Aleluia!
Assim como o batismo em água significa literalmente ser imergido na água, colocado debaixo dela, ou até melhor ser mergulhado nela, com efeito comparativo, o batismo com o Espírito Santo é ficar plenamente cheio do Espírito Santo.
Atos 2.2 a 4 – “E, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.
Fenômeno é uma palavra com pelo menos seis acepções no dicionário. A melhor compreensão desta palavra em referência ao dia de Pentecostes de Atos capítulo 2 é a que significa algo extraordinário, surpreendente, maravilhoso.
A primeira festa judaica é a Páscoa. A segunda festa judaica é o Pentecostes, que ocorria cinquenta dias após a celebração da Páscoa.
A Páscoa festejava a saída da escravidão do Egito, isto é, a Páscoa comemora a redenção em Cristo Jesus, que nos libertou deste mundo condenado.
O Pentecostes ocorria cinquenta dias após, pois foi nestes após cinquenta dias que Israel recebeu a Lei de Deus no monte Sinai. Foi dia de entrega da Lei de Deus. Êxodo 12 a 19.
Na entrega da Lei, Deus manifestou-se descendo ao monte, e houve trovões e relâmpagos, fogo, sonido muito forte de trombeta. Algo surpreendente e maravilhoso aconteceu ali.
O dia de Pentecostes o Espírito Santo desceu com o fenômeno de um som do céu, um vento veemente, que significa intenso e ardente, fogo e toda a casa foi cheia do vento impetuoso.
“E todos foram cheios do Espírito Santo”, na expressão do escritor Lucas significa que foram batizados no Espírito Santo.
O Novo Testamento dá-nos dois significados para a frase “cheio do Espírito Santo”:
1º) – Para informar sobre o batismo no Espírito Santo e a capacitação ao serviço no Reino de Deus que se segue. Principalmente nos escritos de Lucas.
2º) – Para informar sobre a transformação do caráter e a busca da santidade. Sobretudo nos escritos de Paulo.
Há diferença entre ser habitado pelo Espírito Santo e ser batizado no Espírito Santo. Nas Santas Escrituras são duas experiências cristãs distintas.
Habitação do Espírito Santo – toda pessoa que se converte a Cristo, o Espírito Santo vem morar nele. João 14.17 – “O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.”
I Coríntios 6.19 – “Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?“
Observemos a experiência dos discípulos do Senhor Jesus. Em João 20.22 está escrito: “E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo.” Eles receberam o Espírito Santo em si. Porém, a experiência do batismo com o Espírito Santo foi distinta, ocorrendo cinquenta dias após a ressurreição do Senhor Jesus, conforme Atos 1.2 a 4.
Portanto, são duas bênçãos distintas: o Espírito Santo é dado para habitar no momento milagrosos da conversão e o batismo no Espírito Santo é resultado de busca em oração com evidências físicas especiais. Uma experiência que resulta em, pelo menos, três bênçãos:
1 – Profunda comunhão;
2 – Capacitação ao serviço;
3 – Fervor espiritual na vida cristã.
Meus amados, todo cristão possui o Espírito Santo habitando em si, até porque quem não tem o Espírito de Cristo, este tal não é dele, conforme Romanos 8.9: “Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.”
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias