Buscar no blog
31/12/2020
Este post é assinado por Eliel Goulart
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção”. – Efésios 4.30
Somente a Bíblia revela a verdadeira identidade e as obras do Espírito Santo; um tema que nós, pentecostais, vivenciamos.
João 14.16-18, 26; 16.14
João 14
16 – E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,
17 – o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.
18 – Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
26 – Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.
João 16
14 – Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu e vo-lo há de anunciar.
Paz seja convosco nobres companheiros(as) do ministério do Ensino.
Findamos o ano de 2020 com experiências jamais imaginadas e o ano e 2021 que se inicia tem sido caracterizado para muitos, como uma incógnita. Porém, para os servos do Senhor há um certeza – Nosso Deus está conosco, seja no vale ou na montanha, no deserto ou no campo; as circunstâncias nunca foram impeditivas para a Sua presença e cuidado ao Seu Povo.
Nesta virada de ano, aproveitamos para informar que a EBD Comentada se moveu e remodelou o seu site. Novas cores, mais enxuto, mais moderno e principalmente, com muito material para que todos possam buscar a sua capacitação em temas teológicos diversos a valores extremamente acessíveis.
Visite o nosso shopping virtual e conheça os materiais que irão alavancar a sua carreira ministerial e especialmente o seu conhecimento bíblico.
https://ebdcomentada.com/shopping
Todos os meses iremos inserir novos conteúdos para que sempre desfrute de explanações sérias, equilibradas e que certamente agregará muito a sua vida espiritual.
Invista em você, invista em missões!
A paz do Senhor!
Todos os versículos citados são da Almeida Revista e Corrigida. Quando de outra versão, a mesma é mencionada.
O tema geral da revista Adultos de Escola Dominical, da CPAD, deste primeiro trimestre de 2021, é “O Verdadeiro Pentecostalismo”. Escolha oportuna e bem-aventurada, sobretudo, ao considerarmos a proximidade da vinda gloriosa do Senhor Jesus, haja vista que o Espírito Santo é quem está ao lado da Igreja, o Paráclito, ensinando-nos, guiando-nos, consolando-nos e preparando-nos para o momento repentino do arrebatamento.
Nós somos pentecostais, e o que nos diferencia dos cessacionistas e dos autodenominados ´tradicionais´, é o valor que damos à Pessoa do Espírito Santo, em termos de experiências de comunhão com Ele.
Vamos juntos aprender e recordar as principais lições sobre a Doutrina do Espírito Santo!
O que significa a divindade do Espírito Santo?
Que Ele é Um com Deus. Que Ele participa da Divindade, sendo co-igual, co-eterno e consubstancial com o Pai e com o Filho.
A Bíblia tem significativos ensinamentos sobre a Divindade do Espírito Santo. É uma crença claríssima e com abundantes fundamentos bíblicos. Porém, sempre existem os que negam a veracidade desta Doutrina. Ainda repercute até nós o arianismo. Ário, presbítero em Alexandria, no quarto século de nossa era, introduziu este ensino de heresia, ao qual resumo assim: que Deus é Uma Eterna Pessoa, que Ele criou a Cristo, o qual por Sua vez criou o Espírito Santo. Este absurdo ensinamento nega a Divindade do Espírito Santo. Todavia, inicialmente teve aceitação nos púlpitos e nas congregações daquela época, vindo a ser corrigida e combatida pelo Credo Niceno, de 325 d.C.
Cremos na Divindade do Espírito Santo por revelações tão numerosas nas Escrituras Sagradas, pois Ele é chamado de Deus e Senhor.
Em Atos 5.3 e 4, Pedro repreende a Ananias, que vendeu uma propriedade e reteve parte do preço, dizendo que este mentira ao Espírito Santo, e termina afirmando que não mentira aos homens, mas a Deus.
II Coríntios 3.18 – “E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. – Almeida Revista e Atualizada.
Observe pela dupla referência bíblica acima, como o Espírito Santo é identificado com Deus, evidenciando de modo cristalino Sua Divindade.
É dificílimo definir Personalidade quando queremos expor tal atributo de Deus, por uma razão simples: Deus nunca jamais pode ser apreciado, avaliado ou aquilatado pelos nossos limitados padrões humanos.
Em termos humanos, consideramos que a personalidade reúne uma combinação única de inteligência, emoção, vontade, autoconsciência e autodeterminação. Quando um ser possui estas qualidades, atribui-se a ele, sem dúvidas, personalidade.
A Bíblia revela a inteligência do Espírito Santo como indicativo de Sua Personalidade:
Romanos 8.27 – “E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos”.
A Almeida Revista e Corrigida traduz phronéma como ´intenção´. Porém, a maioria das principais traduções, transliterou como ´mente´. Vamos ler, exemplificando, na Almeida Revista e Atualizada: “E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito…”
Meus amados, o Espírito Santo não é uma influência, mas uma Pessoa que conhece as profundezas de Deus e dá-nos revelação.
I Coríntios 2.10 – “Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra (sonda, perscruta – anotação nossa) todas as coisas, ainda (ou seja, até mesmo – anotação nossa) as profundezas de Deus”.
Relembremos que o Espírito Santo tem vontade:
I Coríntios 12.11 – “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.” Ou seja, Ele tem volição – uma das características de quem nós atribuímos personalidade. O que é impessoal não tem vontade própria.
Mais ainda, a Bíblia revela-nos que é possível entristecer ao Espírito Santo. Ninguém pode entristecer uma influência!
Efésios 4.30 – “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”.
O Espírito Santo fala, intercede, ensina, guia, chama, comissiona. Podemos tratá-Lo de modo pessoal, rebelando-nos contra Ele, entristecendo-O – como já dissemos – mentindo a Ele, como já nos referimos de Ananias. Podemos blasfemar contra Ele, falando Dele com irreverência e todas estas anotações aqui seriam impossíveis se Ele não fosse uma Pessoa.
Reuben Archer Torrey (1856 – 1928), escritor e pastor, escrevendo sobre a Pessoa bendita do Espírito Santo, disse: “O Espírito Santo veio, aos discípulos e a nós, para ser aquilo que Jesus Cristo foi para aqueles durante os dias de Seu contato pessoal com eles.”
João 14.16 e 17 – “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós”.
Pastor Eliel Goulart
Para continuar lendo esse esboço CLIQUE AQUI e escolha um dos nossos planos!
É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.
Informamos também que apoiamos o seguinte trabalho evangelístico:
CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e continuar estudando a lição conosco…
Deus lhe abençoe ricamente!!!
Equipe EBD Comentada
Postado por ebd-comentada
Acesse os esboços por categorias