Buscar no blog

Central Gospel Jovens e Adultos – 4º Trimestre – 24/12/2017 – Lição 12: O Espírito Santo e o futuro da Igreja

20/12/2017

Este post é assinado por Leonardo Novais de Oliveira

TEXTO BÍBLICO BÁSICO

  • João 14.16-18
    16 – E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,
    17 – O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós
    18 – Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós.
  • João 16.7-13
    7 – (…) se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei.
    8 – E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça, e do juízo:
    9 – do pecado, porque não creem em mim;
    10 – da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
    11 – e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
    12 – Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.
    13 – Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.
  • Mateus 28.20
    20 – Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!

TEXTO ÁUREO

  • “E porei dentro de vós o meu espírito e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis”. (Ez 36.27)

OBJETIVOS

Ao término do estudo bíblico, o aluno deverá:

  • Saber que católicos e protestantes têm entendimentos distintos acerca do modo como o Espírito Santo dá vida à Igreja;
  • Saber que o que mais nitidamente distingue um católico de um protestante é o senso de presença do Espírito Santo no ser;
  • Refletir coerentemente acerca da seguinte questão: o ecumenismo cristão é possível?

PALAVRA INTRODUTÓRIA

Uma questão que precisa ser reforçada é que o Espírito Santo é Deus e, sendo Deus, assim como Jesus Cristo disse, Ele está atuando em nós até o momento em que formos elevados aos céus de glória.

Este Espírito Santo é o responsável por convencer, transformar, aconselhar, interceder, ensinar e outras coisas.

O homem que aceitou a Jesus como Senhor e Salvador, tem o Espírito Santo de Deus habitando dentro dele.

Sem a atuação do Espírito Santo, nem mesmo a conversão é possível.

Leiamos o que João escreveu, que está no texto bíblico básico, mas em outra tradução:

  • “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. Do pecado, porque os homens não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não me verão mais; e do juízo, porque o príncipe deste mundo já está condenado” (Jo 16:8-11 – NVI).

Outro texto deveras importante que também está no Evangelho escrito por João no diz o seguinte:

  • “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês” (Jo 14.16,17 – NVI). (grifo nosso).

Fica claríssimo que somente o crente em Jesus Cristo tem este Espírito Santo em sua vida.

Desde a antiguidade, existiam ensinamentos que diziam que o Espírito Santo não era Deus, o que era somente uma força ativa, ou que até mesmo nunca poderia habitar no homem, pois este é mal, porém a Palavra de Deus responde todas estas questões.

Não podemos aceitar “doutrinas” que ensinem que o Espírito Santo seja nada menos que Deus.

1 – A DOUTRINA DA TRINDADE

CG4T2017L12a

A primeira questão que precisamos abordar neste tópico é que a palavra “Trindade” não consta na Bíblia Sagrada.

Desta forma, o Pai, o Filho e o Espírito Santo são estudados de forma separada, possuindo atribuições específicas.

Algumas denominações “antitrinitarianas” afirmam que o pensamento trinitário foi criado no Concílio de Nicéia, porém existem escritos que mostram que os pais da igreja, que viveram antes do referido concílio já mencionavam a trindade.

Uma verificação no index geral da Ante-Nicene Fathers e da Sources Chrétiennes[1] que formam a coleção de todos os escritores cristãos mais antigos (inclusive os anteriores a Nicéia) nos mostra que muito antes do Concílio, a crença na Trindade já havia sido sistematizada entre os cristãos. Aliás, o próprio termo latino “Trindade” foi usado em 212 d.C. por Tertuliano, 113 anos antes de Nicéia! Falando da Igreja de Deus, ele menciona o Espírito “no qual está a Trindade de uma Divindade: Pai, Filho e Espírito Santo” (in quo est trinitas unius diuinitatis, Pater et Filius et Spiritus sanctus).[2]

Porque este nome, que não está na Bíblia, teve lugar de destaque e perdura hoje como uma das doutrinas mais marcantes da Teologia

Para responder a esta questão é preciso compreender que, a partir do século segundo, o centro missiológico da Igreja transferiu-se em definitivo do ambiente judeu-palestino para o mundo greco-romano. O trabalho iniciado por Paulo entre os gentios vê-se finalmente estabilizado no ambiente gentílico e começa a gravitar em torno de questões que não haviam sido levantadas no ambiente judaico.

A Igreja viu-se, então, obrigada a expressar sua fé de um modo compreensível para aqueles que não vinham de uma cultura vétero-testamentária, mas tinham seu pensamento regido pelos conceitos da filosofia grega. Questões ontológicas antes não sistematizadas começaram a invadir os círculos cristãos e, deste modo, os escritores tiveram de cunhar termos helenísticos para tornar inteligível a fé do Novo Testamento. Contudo, tal exercício não significava de modo nenhum uma apostasia do ensino apostólico. O próprio João usou o conceito filosófico do logos para expressar com continuidades e diferenças a doutrina da encarnação numa linguagem compreensível aos efésios influenciados pela doutrina de Heráclito.

O assunto precisou ser tratado posteriormente em um concílio devido a diversas heresias.

No tocante a ICAR, existem algumas diferenças que serão tratadas a seguir.

1.1 – Teologia reformada versus teologia romana

CG4T2017L12b

O posicionamento da ICAR é muito parecido com o protestantismo, com exceção de poucos detalhes.

Leiamos o que o Catecismo da ICAR fala sobre este assunto:

O Espírito Santo e a Igreja

“A missão de Cristo e do Espírito Santo completa-se na Igreja, corpo de Cristo e templo do Espírito Santo. Esta missão conjunta associa, doravante, os fiéis de Cristo à sua comunhão com o Pai no Espírito Santo: o Espírito prepara os homens e adiantasse-lhes com a sua graça para os atrair a Cristo. Manifesta-lhes o Senhor ressuscitado, lembra-lhes a sua Palavra e abre-lhes o espírito à inteligência da sua morte e da sua ressurreição. Torna-lhes presente o mistério de Cristo, principalmente na Eucaristia, com o fim de os reconciliar, de os pôr em comunhão com Deus, para os fazer dar «muito fruto».

Assim, a missão da Igreja não se acrescenta à de Cristo e do Espírito Santo, mas é o sacramento dela: por todo o seu ser e em todos os seus membros, é enviada para anunciar e testemunhar, atualizar e derramar o mistério da comunhão da Santíssima Trindade”

Conforme o comentarista da lição nos mostra, o grande problema é que os protestantes acreditam que o interior do cristão é transformado pelo Espírito Santo e por este motivo as obras são praticadas e a ICAR acredita nas obras como fatos marcantes para a salvação, ou seja, sem as obras (batismo, crisma, eucaristia, penitência, unção dos enfermos, ordem e matrimônio) —, não há evidência de fé, pois as exterioridades, segundo eles estimulam e fortalecem a esperança.

Por Leonardo Novais de Oliveira

COMUNICADO IMPORTANTE

É com muita alegria que nos dirigimos a você informando que a EBD Comentada já está disponibilizando os planos de assinaturas para que você possa continuar a usufruir dos nossos conteúdos com a qualidade já conhecida e garantida.

CLIQUE AQUI para continuar estudando a lição conosco…

 

vantagens

Informamos também que conquistamos uma parceria missionária com os seguintes trabalhos evangelísticos:

  • Equipe Semear – Localizada na cidade Uberaba – MG e que realiza relevante trabalho de evangelismo na própria Uberaba e região;
  • Equipe Exército da Última Hora – Localizada na cidade de Porto Velho – RO – e que também executa o mesmo trabalho tanto na capital de Rondônia como nos arredores.

CLIQUE AQUI para ser nosso parceiro missionário e ainda continuar estudando a lição conosco…

Decidimos unir o Ensino com Missões e assim, alavancar recursos financeiros para contribuir com esses projetos.

Cada um de nós poderemos contribuir com o site ebdcomentada.com e com as obras de missões citadas, realizando o cadastro como assinante e escolhendo o plano que achar conveniente.

Optamos por oferecer valores acessíveis para que todos continuem a desfrutar dos nossos esboços e ao mesmo tempo AJUDAR a obra missionária, portanto a EBD Comentada, juntamente com você estará ao mesmo tempo ENSINANDO e FAZENDO MISSÕES.

Contamos com a ajuda de todos para mantermos este trabalho que tem auxiliado milhares de professores no Brasil e no mundo.

“Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mt 28.19 – ARC).

Qualquer dúvida referente aos planos ou mesmo depois de adquiri-lo, surgir algum problema, entre em contato conosco (contato@ebdcomentada.com.br)

Deus lhe abençoe ricamente!!!

Equipe EBD Comentada

Postado por ebd-comentada


Acesse os esboços por categorias


Copyright Março 2017 © EBD Comentada